quarta-feira, junho 23, 2010

QUADRILHA DESARTICULADA NO CEARÁ


FEDERAL DESARTICULA QUADRILHA QUE DESVIAVA VERBAS PÚBLICAS NO CEARÁ
Por: Beth Rebouças

Cinco mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão.Este foi o resultado da ação conjunta da Polícia Federal  com a Controladoria Geral da União e Ministério Público do Estado do Ceará, deflagrada nesta manhã, 23, denominada de  Operação Goliath com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada no desvio de verbas públicas de vários municípios do Estado do Ceará e de órgãos da estrutura administrativa do Governo Estadual.
A execução das ordens envolveu um efetivo de 46 policiais federais e oito servidores da CGU. O desvio de recursos públicos rendeu aos envolvidos o valor superior a R$ 30.000.000,00. 
Segundo as investigações, constatou-se a participação de servidores públicos do Estado e membros de comissões de licitações. A quadrilha agia cooptando agentes públicos para a prática de crimes de peculato, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva.
Foram efetivadas três prisões. O empresário do ramo de propaganda, Mirgon de Oliveira Oiteral; O proprietário da Litorânea Rent a Car,  Jânio Falcão do Carmo, e da servidora da 1a. Secretaria  da Assembleia Legislativa, Maria Lúcia Ramos Martins. Ela também é funcionária da Litorânia Rent a Car. Dois outros estão foragidos.
Eloilson Landim, do Ministério Público Estadual, e Elídio Estrela, coordenador de Operações Especiais da Controladoria Geral da União, em Brasília acompanharam a operação e a coletiva concedida pelo superintendente da Polícia Federal no Ceará, Aldair da Rocha.
Em entrevista coletiva, o presidente interino da Assembléia Legislativa, deputado Gony Arruda, informou que não há nenhum envolvimento da Assembléia e de nenhum parlamentar da Casa.

Fonte: Polícia Federal do Ceará

0 comentários:

Postar um comentário