terça-feira, novembro 30, 2010

Falta internet nos IFCEs para videoconferências com Lula

Clique para Ampliar

No Ceará, são três novos campi do IFCE, que já funcionam nos Municípios de Crateús, Canindé e Acaraú
Crateús. Ao contrário do que estava previsto pela Presidência da República, a inauguração simultânea de 30 unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCEs) no País, por meio de videoconferências, não aconteceu no Ceará devido à falta de sinal pela internet. No Estado, deveriam ser inaugurados os IFCEs de Crateús, Acaraú e Canindé, porém, sem internet, a solenidade foi inviabilizada.

Em Crateús, houve tentativa para entrar na web, mas não foi possível acompanhar a solenidade simultânea que ocorreu pela manhã em Brasília, conduzida pelo presidente Lula. "Tentamos de todas as formas, mas as condições de internet aqui no Município não possibilitaram a transmissão", lamentou o chefe do departamento de ensino da unidade de Crateús, Marcos Lemos. 

O diretor-geral do campi de Crateús, Francisco Charles Teixeira, participou da solenidade em Brasília, juntamente com a aluna Andresa Gomes Mota, que cursa licenciatura em Matemática. Ela fez o discurso representando todos os alunos dos IFCE que estavam sendo inaugurados. Andresa reside no vizinho Município de Novo Oriente e estuda no IFCE Crateús.

Em seu discurso, a aluna salientou o fato de que, com o equipamento, os jovens da região de Crateús não mais precisam se deslocar para Fortaleza a fim de dar continuidade aos seus estudos. "É uma alegria termos acesso a uma instituição federal em nossa própria região", diz.

Para Marcos Lemos a inauguração oficializa e torna pública uma realidade educacional que irá mudar a região. "É a implantação do que foi planejado, e mais do que isso, é a consolidação de um sonho", declarou.

O campi Crateús está em funcionamento desde o mês de setembro, atendendo a 105 alunos no curso superior de licenciatura em Matemática e Química e Edificações, de nível médio.

De acordo com o diretor de ensino, a instituição está atualmente preparando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que prevê as estratégias de funcionamento do campi de Crateús para os próximos cinco anos. O plano prevê a implantação dos seguintes cursos de nível superior, até 2015: licenciaturas em Física, Química, Biologia, Letras com habilitação português/inglês, Artes Visuais e Tecnólogo em Agroecologia. Cooperativismo, Reciclagem, Apicultura e Técnico em Análises Clínicas são os cursos de nível médio que estão no PDI. A previsão é que a cada semestre 420 novos alunos sejam atendidos pelo campi.

Em Acaraú, também não aconteceu a videoconferência de inauguração do IFCE porque não houve acesso à internet. Nesta cidade, o Instituto Federal ainda funciona em local improvisado, com três cursos, dois deles no CVT e um outro curso no Liceu da cidade. As obras do prédio definitivo da unidade estão com 80% prontos. O funcionamento do novo prédio está previsto para fevereiro de 2011, quando vai iniciar a programação de aulas.

Haverá a implantação dos cursos técnicos em Construção Naval, em Serviço de Restaurante e Bar e o curso superior em Ciências Biológicas, além dos cursos de licenciatura em Física e Ciências Biológicas.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Kézia Dante, para o próximo ano estarão em funcionamento três turmas pela manhã e seis no horário noturno, cada uma das turmas com cerca de 40 alunos. "A maioria dos cursos tem duração de dois anos e é subsequente ao Ensino Médio, ou seja, o candidato já tem que, até a data do concurso, concluída esta etapa de escolaridade", disse Kézia Dante.

Assim como em Crateús e Acaraú, em Canindé a falta de sinal da internet inviabilizou a videoconferência de inauguração. O campus Canindé entrou em funcionamento no dia 15 de março de 2010, utilizando instalações provisórias. Desde outubro está no seu endereço definitivo na BR-020, Km 303, Jubaia. Possui 202 alunos distribuídos em quatro cursos.

Tecnologia
"É a implantação do que foi planejado, a consolidação de um sonho nosso"
Marcos Lemos
Chefe do Departamento de Ensino do IFCE de Crateús

"O candidato precisa da aprovação no Enem para ingressar no Ensino Superior"
Kézia DanteCoordenadora pedagógica do IFCE de Acaraú

MAIS INFORMAÇÕES 
IFCE de crateús, Rua Lopes Vieira, S/N, (88) 3692.3857
IFCE de Acaraú - Sede Provisória Rua Cel. Duca Silveira, (88) 3661.1682/4103

SILVANIA CLAUDINO/WILSON GOMESREPÓRTER/COLABORADOR

0 comentários:

Postar um comentário