terça-feira, novembro 30, 2010

Polícia vai enviar carta a donos de 350 motos roubadas e recuperadas no Complexo do Alemão para agendar devolução



Motos apreendidas no Complexo do Alemão no Pátio Legal da DRFA em Deodoro (Foto: Marco Antonio Cavalcanti / Agência O Globo)
RIO - Aos donos de motos roubadas nos últimos anos na Região Metropolitana: os proprietários dos veículos recuperados durante a operação no Complexo do Alemão receberão cartas marcando uma data para que reclamem nos veículos. Segundo o delegado Márcio Mendonça Dubugras, da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), as cerca de 350 motocicletas - avaliadas em quase R$ 900 mil - estão sendo levadas para o Pátio Legal da DRFA, na Avenida Duque de Caxias, 334, em Deodoro. Para reaver as motocicletas recuperadas, os donos terão que levar documentos pessoais e do veículo.
- Este número de motos ainda vai subir muito. Vamos chegar a 500 veículos recuperados. Os donos podem ficar tranquilos. Eles receberão, em casa, o dia e a hora que deverão comparecer no pátio. Caso não possam fazê-lo naquela data, terão três dias para apanhar o veículo - disse o delegado.
Mendonça esclareceu ainda que as motocicletas recuperadas estão passando por uma perícia para serem liberadas. Segundo peritos, algumas motos foram adulteradas, o que dificultará a identificação do proprietário.
Uma das vítimas da quadrilha foi o garçom Edson Paulo Torres, 24 anos, que, no início do ano, teve sua Honda CG 125 roubada próximo à Grota:
- Eu saía diariamente, no final da tarde, da Penha para Copacabana, onde trabalho num restaurante. Um dia, quando voltava por volta das 2h, levaram a minha moto. Espero que ela ainda esteja inteira.
Uma das motos apreendidas que mais chamava a atenção era uma Suzuki GSX 1300 R, que pertenceria ao traficante Fabiano Atanásio da Silva, o FB. Avaliada em R$ 60 mil, pode atingir uma velocidade de 300 km/h.
Segundo o presidente da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro, Aloísio César Braz, a entidade receberá da Secretaria de Segurança Pública uma relação das motocicletas recuperadas. A lista será divulgada no site www.amo-rj.com.br. Braz, porém, denunciou que pessoas estão se aproveitando da recuperação das motocicletas:
- Pessoas estão telefonando para oferecer serviços de desembaraços para liberações das motocicletas.
Será necessária uma série de documentos para retirar veículos
Para agendar a retirada do veículo recuperado, o dono ou o seu representante legal deverá entrar em contato telefônico com a central de atendimentos do Pátio Legal. No momento da retirada, o proprietário deve estar de posse dos seguintes documentos: certificado de Registro do Veículo (ou recibo de compra e venda do veículo), carteira de identidade, contrato social (quando o proprietário for pessoa jurídica, além de procuração por instrumento público, outorgada pelo representante legal da empresa), registro de ocorrência do roubo ou da fraude envolvendo o veículo, guia de liberação oficial do Detran-RJ e comprovante de quitação do IPVA.
O Pátio Legal foi inaugurado em julho de 2005, como resultado de um convênio firmado entre o Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro, a Secretaria de Segurança e o Detran. O objetivo do depósito é abrigar os veículos roubados ou furtados que são recuperados pela polícia na Região Metropolitana do Rio.
Três dias úteis para tirar o carro sem pagar taxas
Antes da inauguração do Pátio Legal, a grande maioria dos veículos ficava estacionada nas calçadas próximas às delegacias, o que dificultava a localização dos carros roubados ou furtados pelos proprietários. O dono do veículo tem prazo de três dias úteis para retirar o carro sem pagar qualquer taxa de permanência ou as despesas de reboque. No processo de entrega do veículo, é feita uma nova vistoria do seu estado de conservação, para ser comparado com o laudo do recebimento.
O Globo

0 comentários:

Postar um comentário