segunda-feira, novembro 22, 2010

Ronda do Quarteirão – PMs são flagrados com duas jovens em viatura


Três policiais do Ronda do Quarteirão foram recolhidos ao quartel do Batalhão de Polícia Comunitária (BPCOM), na avenida Bezerra de Menezes, acusados de desvio de conduta. Eles teriam sido flagrados transportando duas jovens na viatura, na madrugada do último sábado, na área da 6ª Companhia do 5º Batalhão (Antônio Bezerra). “Foi uma conduta duvidosa. Estamos apurando”, comenta o tenente-coronel Werisleik Matias, comandante do Ronda.
Os policiais ficarão cinco dias no quartel, no chamado recolhimento transitório. Segundo o Código Disciplinar da Polícia Militar no Ceará, trata-se de uma medida preventiva adotada quando há fortes indícios de autoria de crime ou transgressão militar. O policial é recolhido para se garantir “o bom andamento das investigações” e sua “correta apuração”, conforme o artigo 26 do código.
O tenente-coronel Werisleik Matias não informou qual transgressão ou crime teria sido cometido. Disse apenas está sendo apurado “desvio de conduta durante a atividade profissional.” A “conduta duvidosa” teria sido flagrada pelo sistema de videomonitoramento implantado nas viaturas do Ronda. As imagens captadas nas Hilux são transmitidas em tempo real para uma sala na sede do BPCOM.
O POVO entrou em contato com a Associação de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Ceará (Aspramece), que está acompanhando o caso envolvendo os três soldados do Ronda. Segundo o presidente da entidade, subtenente Pedro Queiroz, as jovens que estavam na viatura tinham sido assaltadas.
“Os policiais estavam transportando as vítimas do roubo para que elas identificassem os meliantes, ajudassem nas buscas. Não houve nenhum desvio de conduta. É papel da polícia comunitária interagir com as pessoas. Tem que acontecer essa proximidade entre policial e cidadão”, diz Pedro Queiroz. Segundo o subtenente, uma advogada da associação foi até o quartel para se inteirar do caso. “Vamos analisar e ver com qual instrumento jurídico a gente pode tentar liberar os policiais.”
De acordo com o Código Disciplinar Militar, é transgressão disciplinar leve transportar pessoas na viatura sem autorização da autoridade competente. No último dia 19, O POVO mostrou que há 307 policiais respondendo a processo por crimes como formação de quadrilha, extorsão, sequestro, apropriação de bens alheios, furto, roubo, apoio a assaltante, homicídios e até estupro. Se forem considerados culpados, os soldados podem ser expulsos da corporação.”
(O POVO)

0 comentários:

Postar um comentário