sábado, fevereiro 05, 2011

Unimed Crateús realiza programa de saúde

Clique para Ampliar

Pessoas interessadas em ficar em forma, tem opção gratuita de exercícios e atendimento em praça de Crateús
Crateús. Quase todos os dias da semana, na Praça Gentil Cardoso neste Município, no fim da tarde, acontecem o encontro de muitas pessoas em busca de saúde e qualidade de vida. Por meio do Programa Atitude Saudável, realizado pela Unimed de Crateús, cerca de 300 pessoas, especialmente da chamada "melhor idade", vão ao local praticar atividades esportivas todos os dias, com exceção da terça-feira e fim de semana. 
"O nosso objetivo é promover saúde através de práticas esportivas orientada por preparador físico e acompanhada por profissionais de saúde", explica Leiva Oliveira, supervisora da Unimed e coordenadora do Programa na cidade.
O Programa foi implantado há cinco anos. Inicialmente, acontecia na parte da manhã, em outro local da cidade. Com a inauguração da atual praça, no ano passado, ocorreu a transferência de local e também de horário. "As próprias pessoas optaram pelo período da tarde e nós acatamos, percebendo que neste horário há uma maior participação e disponibilidade.
Quanto ao local, vimos que aqui tem uma estrutura bem melhor, além de ser um espaço bonito", diz Agileu Nunes, educador físico que acompanha os participantes desde o início do Programa. Sob a orientação dele, os participantes fazem atividades de dança, caminhada e alongamento três vezes por semana e aeróbica leve, uma vez por semana. "Com o Programa, a Unimed possibilita à comunidade a oportunidade de praticar atividade física com motivação, o que acarreta bem-estar físico e social para todos", pontua.
Segundo o educador físico, há um planejamento das práticas esportivas e o cuidado com os participantes. "Procuramos respeitar a individualidade biológica de cada um deles, mostrando sempre que é necessário que cada um respeite os seus limites, para que a atividade física traga saúde e qualidade de vida", diz. 
E avalia que o resultado tem sido positivo. "Nos comunicamos com todos perguntando se estão bem durante e depois dos exercícios, observamos e percebemos ao longo desses anos o quanto a atividade física é importante para a vida deles, pois melhoram a saúde e fazem novas amizades", avalia.
Acompanhamento
Para acompanhar a evolução e saúde dos participantes, além da prática de atividades físicas, o Programa contempla a assistência de saúde. Mensalmente, uma nutricionista e uma técnica de Enfermagem avaliam o estado geral de saúde de cada participante, no próprio local.
Peso, pressão arterial, altura e hábitos alimentares são anotados na ficha deles, bem como a frequência, além de orientações individuais pelos profissionais de saúde. "Dessa forma acompanhamos de perto cada um deles", diz Leiva Oliveira.
Segundo ela, o participante ganha a camisa e crachá do Programa quando completa um mês de frequência. Os mais assíduos participam de sorteios de brindes ao fim de cada mês. Informa ainda que para fazer parte do grupo basta dirigir-se à praça que todos os dias há uma pessoa fazendo cadastramento. 
Não há limite de idade. "O Programa é aberto a todos que queiram uma vida mais saudável, não importa a idade e não se exige que seja associado da Unimed", explica. Os participantes aprovam a realização do programa, com a vantagem de ser totalmente gratuito.
Enquete 
Resultado positivo

"Melhorou demais a minha saúde e disposição, trabalho o dia todo e venho para cá à tarde com a maior disposição"
Maria Izaura de SousaDona-de-casa
"É muito bom, melhorou a minha saúde e a autoestima. Nós da melhor idade precisamos muito desse acompanhamento"Luís RodriguesAposentado
MAIS INFORMAÇÕES 
Unimed de Crateús
Rua Coronel Zezé, 121, Centro
(88) 3691.0899 - ou na Praça Gentil Cardoso, Centro, a partir das 17h

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER

0 comentários:

Postar um comentário