sexta-feira, agosto 19, 2011

Amigo de Dilma, Mendes Ribeiro encarou PMDB gaúcho por ela



O novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro - Foto: /Aílton de Freitas

Maria LimaChico de Gois e Cristiane Jungblut, O Globo
O deputado gaúcho Jorge Portanova Mendes Ribeiro Filho, que se transformou no novo ministro da Agricultura menos de sete horas após a queda de seu colega de partido Wagner Rossi , só se aproximou da cúpula peemedebista depois que assumiu sozinho o desgaste no Rio Grande do Sul de fazer campanha para a eleição da presidente Dilma Rousseff e de Michel Temer.
O PMDB local, adversário histórico do PT, apoiava José Serra (PSDB). A relação de amizade com Dilma e o apoio da bancada ruralista, além de currículo considerado dos mais corretos, selaram sua indicação para ministro. 

A amizade de Dilma com o "Mendezinho", como ela e seu ex-marido Carlos Araújo o tratam, ficou um pouco abalada na votação do Código Florestal na Câmara, quando o deputado votou ao lado dos ruralistas, contra o Planalto. Tanto que Dilma demorou quatro meses para aceitar sua indicação para líder do governo no Congresso.
(...) Mendes, 56 anos, é descrito como um homem de bem, que empobreceu na política e que vive hoje em um apartamento de 80 metros quadrados em Porto Alegre. No final da campanha do ano passado, pediu adiantamento do 13º salário. Ele informa ser um homem de poucas posses em sua declaração de bens entregue à Justiça Eleitoral: seu patrimônio resume-se a R$ 382 mil. Ele empobreceu da eleição de 2006 para esta. Naquele ano, o patrimônio declarado era de R$ 569 mil.

0 comentários:

Postar um comentário