sábado, outubro 22, 2011

Ação no Interior quer tornar Municípios sustentáveis


Clique para Ampliar
Alunos FAZEM fila para treinar normas de trânsito na maquete do Detran, em Crateús, sobre direção defensiva. Eles treinaram e aprenderam sobre a harmonia no trânsito
SILVANIA CLAUDINO

A ação vai passar por vários Municípios do Interior do Estado e é promovida pelo Sistema Verdes Mares
Crateús. "Este é o primeiro Município do Estado a receber o evento ´Sustentabilidade, a primeira mudança é de atitude´". A ação tem como objetivo implantar a cultura da sustentabilidade nas principais cidades do Ceará, contribuindo para que cada macrorregião do Estado ou comunidade se torne sustentável com iniciativas simples que proporcionarão uma melhoria na qualidade de vida dos moradores. Posteriormente Iguatu, Sobral, Aracati, Juazeiro do Norte e Fortaleza também receberão a caravana.

A estrutura do evento foi toda montada na Praça Gentil Cardoso, durante todo o dia de ontem, e contou com a presença de cerca de 500 pessoas, especialmente crianças e adolescentes, público-alvo da ação, promovida pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação (SVM) e apoio do Governo Estadual. A Cagece, Secretaria de Saúde, Prefeitura e Detran são parceiros na ação de sustentabilidade. A TV Verdes Mares transmitiu o evento à noite.

"Conscientizar as pessoas que pequenas mudanças de atitude podem fazer a diferença no futuro e os jovens são o principal alvo da ação porque têm sede de conhecimento, além de estarem em formação ainda", ressalta a coordenadora de eventos do SVM, Ruth Nóbrega, sobre o intuito do evento.

Para ela, voltar as ações para esse público é fundamental porque eles multiplicam o aprendizado e cobram dos pais, familiares e comunidade. "Hoje vimos crianças ensinando os adultos com atitudes simples, como a de não colocar lixo na via pública", destaca a coordenadora. Cita que a referida experiência confirmou para ela a tese de que as atitudes de crianças e adolescentes podem ser formadas a partir de ações dessa natureza.

"A ação vem de encontro ao trabalho que realizamos no Município e com toda essa estrutura e preparo contribui muito para a conscientização ambiental, cidadania, bem-estar, socialização, afinal tudo isso exprime sustentabilidade. E aqui os alunos estão tendo a oportunidade de se inserir em várias atividades", destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Wanderley Marques. Segundo ele, junto com a Semace, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente distribuiu 300 mudas de plantas para estudantes.

Conscientização
Para Lucivânio Lima, chefe da Brigada PrevFogo/Ibama local, a ação mobiliza e promove a conscientização de crianças e adolescentes. "É muito bom ensinar a esse público e aqui estão mobilizados e em condições de aprender ainda mais, por conta da estrutura e planejamento do evento", analisa.

Quem foi conferir o evento encontrou distribuição de mudas de plantas nativas, cadastro de doação de medula óssea, informação sobre educação no trânsito, fantoches, palestras, oficinas de reciclagem, pintura e colagem e atividades em maquetes. Durante todo o dia, a Cagece realizou oficinas de reciclagem com copo descartável, de pintura e colagem, pinturas de camisas com a temática ambiental e teatro de fantoches para educar e divertir as crianças presentes. Monitores do Detran apresentaram palestras e orientações para os jovens.

1 comentários:

  1. O PASSADO RECENTE DE CRATEÚS FOI UMA TRISTEZA AONDE GOVERNANTES ACOMODADOS NÃO DESENVOLVIA POLÍTICAS PARA O FUTURO. COM ESSA NOVA ADMINISTRAÇÃO A SITUAÇÃO É INVERSA, A PESAR DE VÁRIAS CRUCIFICAÇÕES QUE FORAM FEITAS NA ATUAL ADMININTRAÇÃO. SÃO NOVOS PENSAMENTOS E ATITUDES QUE AOS POUCOS ESTÃO DESENVOLVENDO A NOSSA REGIÃO. A AUTO SUSTENTABILIDADE JÁ É CURRÍCULO ESCOLAR EM ALGUMAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES. CRATEÚS É UMA REGIÃO RICA EM MÃO DE OBRA BASTA HAVER UMA CORDENAÇÃO POR PARTE DAS AUTORIDADES EM DESENVOLVER TRABALHOS DENTRO DESTE TEMA DA SUSTENTABILIDADE E OCUPAR BOA PARTE DO PESSOAL QUE SE ENCONTA OCIOSO, TEMOS CERTEZA CADA UM IRIA MOSTRAR O SEU POTENCIAL. O GOVERNO DE CRATEÚS DEVERIA ATRAVÉS DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS MANTER INTERCÂMBIO COM OS AUSTRALIANOS, POIS ELE SÃO OS ÍCONES MUNDIAIS EM SUSTENTABILIDADE. PARABÉNS A REPÓRTER DO DN, POR DIVULGAR O MUNÍCIPIO DE CRATEÚS SEMPRE EM FOCO. MUITO OBRIGADO, ATÉ A PRÓXIMA! A HARPIA.

    ResponderExcluir