quinta-feira, outubro 27, 2011

PF desarticula quadrilha de traficantes em sete estados

Nesta quinta-feira, duas operações simultâneas tentam prender mais de 60 pessoas. Quatro aviões que faziam o transporte das drogas foram apreendidos

Drogas apreendidas durante as investigações da Operação Semilla, da PF
Operação Semilla: 9,5 toneladas de drogas foram apreendidas durante um ano de investigações (Divulgação/PF)
A Polícia Federal deflargrou nesta quinta-feira a Operação Semilla, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada no tráfico internacional de drogas baseada em São Paulo e com tentáculos que se estendem por sete estados. Os policiais cumprem 54 mandados de prisão e 59 de busca e apreensão em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Paraná, Mato Grosso, Ceará e Goiás. Os mandados foram expedidos pela 4 ª Vara Criminal Federal de São Paulo.
Cerca de 230 agentes federais participam da ação – 150 só em São Paulo. O bando era formado por brasileiros, bolivianos, paraguaios e europeus. Eles traziam maconha e cocaína do Paraguai e da Bolívia, respectivamente, e enviavam os entorpecentes para capitais brasileiras, África e Europa.
Até agora, 35 pessoas foram presas e 68.000 reais apreendidos. Contas bancárias e aplicações financeiras ligadas aos investigados estão bloqueadas pela Justiça a pedido da PF. A polícia também ordenou o sequestro de vinte imóveis, quinze veículos e uma aeronave.
Os presos responderão pelos crimes de tráfico de drogas (pena máxima de 15 anos de prisão), associação para o tráfico de drogas (10 anos) e financiamento da prática do crime de tráfico transnacional de droga (20 anos). Em todos os crimes poderá haver um acréscimo de 1/6 a 2/3 das penas por se tratar de tráfico internacional. A operação recebeu o nome de semilla porque os traficantes envolvidos no esquema costumavam se referir à droga como "sementes", cuja tradução para o espanhol é "semilla".
Divulgação/PF
Avião apreendido durante a Operação Semilla, da PF
Avião apreendido durante a Operação Semilla, da PF
Histórico - As investigações, conduzidas por um delegado identificado pela PF como Dr. Ivo, começaram há cerca de um ano. Além das prisões efetuadas nesta quinta-feira, a polícia deteve 70 pessoas ao longo das apurações, todas envolvidas com o tráfico. Um dos presos é suspeito de integrar a máfia calabresa, da Itália. No período, também foram apreendidos 9,5 toneladas de drogas – 4,3 toneladas de cocaína e 5,2 toneladas de maconha – e mais de 1 milhão de reais em moeda nacional e estrangeira, além de armas, munições, 48 veículos e 1 aeronave. Tudo foi adquirido com dinheiro proveniente do narcotráfico. Um laboratório de refino de cocaína também foi desativado em Barueri, município de São Paulo.
Operação Ouro Branco - Também nesta quinta-feira, a Polícia Federal apreendeu três aviões e dois veículos durante a Operação Ouro Branco, realizada em três estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O objetivo é reprimir o tráfico internacional de drogas. Os aviões, que traziam cocaína da Bolívia para o sudeste do Brasil, foram encontrados em Mato Grosso do Sul. Os policiais cumprem oito mandados de prisão e oito de busca e apreensão.
Sete criminosos estão presos –  um em Campo Grande (MS), um em Pontes e Lacerda (MT), um em Itiquira (MT), dois em São Paulo (SP) e outros dois, flagrados portando armas de fogo, em Rondonópolis (MT). As investigações começaram há um ano, período em que foram apreendidos cerca de 1.200 quilos de pasta-base de cocaína e realizadas três prisões em flagrante.
Segundo a PF, a quadrilha utilizava como base de recebimento, transporte e distribuição da droga, uma fazenda situada na região pantaneira do distrito de Ouro Branco do Sul, município de Itiquira, a 362 quilômetros de Cuiabá, local que batizou a operação. O delegado Rômulo Rodovalho Gomes conduz o inquérito. Às 11 horas, os presos começaram a ser ouvidos pelos policiais em presídios e delegacias federais nos respectivos estados.

1 comentários:

  1. A Justiça da Comarca de Crateús, determinou a gestão do prefeito Carlos, que num prazo de CINCO DIAS, pague aos servidores da Secretaria de Saúde, que no mês de setembro, tiveram redução no valor da INSALUBRIDADE, que fosse pago, o mesmo valor do mês de agosto, caso o gestor municipal não venha cumprir a determinação da Justiça, a prefeitura terá que pagar uma multa diária de R$ 500,00.
    O enfermeiro Fábio e o presidente do Sindicato dos Servidores, Júnior, concederam entrevista a Rádio Poti, informaram a população, a decisão da Justiça de Crateús, comunicaram aos crateuenses, que hoje, as 16:00 horas, o Promotor Dr. José Arteiro, irá mediar mais uma reunião, no Fórum de Crateús, com a presença dos representantes da gestão do prefeito carlos Felipe e do Sindicato dos Servidores Municipais, a população, aguarda com muita expectativa, que o CAOS na saúde pública seja resolvido, milhares de pacientes, sofrem pela falta de médicos, de remédios e exames, no CENTENÁRIO de CRATEÚS, a população não merece este tratamento desumano.

    ResponderExcluir