sexta-feira, novembro 18, 2011

Crateús se despediu de sua filha mais ilustre


CN

Entrada do Cemiterio São Miguel, população acompanha seputamento da educadora
Desde o anuncio da morte da educadora Dona Delite, carinhosamente chamada assim, por quem foi aluno, por quem admirava seu trabalho em educar, a cidade de Crateús parou para se despedir da grande mestra.
A residência que fica na rua José Coriolano , ao lado da praça da igreja, foi pequena para receber a multidão, que se revezava para ver e se despedir da Dona Delite, pessoas ilustres, como Dr. José Arteiro Soares Goiano, Dr. José Almir Claudino Sales, Dr. Carlos Felipe entre outros estiveram presente no velório da educadora , que contribuiu  significativamente para levar a educação aos jovens de Crateús, como também anônimos  admiradores de seu talento nato, para o magistério.
Dona Delite, morreu a duas semanas depois de conceder uma entrevista emocionante ao jornalista Edmar Soares, que fez a cidade e região, lembrar dos feitos desta mestra sem fronteiras, ela relembrou o inicio de sua vida no magistério, suas emoções em formar seus filhos, os alunos que até hoje lembram da sua disciplina, e sua fé, Dona Delite faleceu aos 93 anos, e deixa um legado de sabedoria e dedicação, uma personalidade rica de nossa historia centenária.
No caminho ao sepultamento,  Dona Delite esteve pela ultima vez dentro do externato, onde viveu parte de sua vida, foram momentos memoráveis e inesquecíveis, ex-alunos, como o Promotor Dr. José Arteiro, falou aos presente,  falando da importância eu teve a Dona Delite na educação, Dr. José Almir , emocionou quando lembrou a maneira que a mesma se dedica a causa da educação, as filhas e netas poderão dar adeus, agradecendo tudo que foram ensinadas pela mestra e mãe.
No momento mais doloroso, poucas pessoas conseguiram segurar as lagrimas, e em cada um, sentimentos diversos, como a Dona Amélia, que chorava, pela perda, mais chorava por não ter tido oportunidade de ter sido educada pela mestra Dona Delite, uma multidão acompanhou o sepultamento, regidos pela oração do Bispo Dom Jacinto, que fez uma oração emocionante os presentes.
A Dona Delite, nossa estima gratidão, por tudo que fez pela educação, pela postura de uma mulher guerreira e idealista, sua perseverança servirá para todo o sempre, foi –se apenas a carne, mais o legado e o espirito ficará eternizada, como a maior educadora do Estado do Ceará, Adeus Mestra de todos nós.
Fotos 

2 comentários:

  1. O SR LUPÍ É UMA ESTÁTUA DE BRONZE COM OS PÉS DE BARRO, PODE CAIR A QUALQUER MOMENTO. NÃO IMPORTA SE O PDT É UM PARTIDO DE SUSTENTAÇÃO POLÍTICA DE DILMA, O QUE IMPORTA É QUE A PRESIDENTA TEM QUE PROSSEGUIR NA SUA FAXINA LÁ NA ESPLANADA. O SR LUPÍ TEM QUE SE POR NO SEU LUGAR E PARAR DE BAJULAR A PRESIDENTA. SUA DEMISSÃO SERIA UMA BOA OPÇÃO PARA A TRANSPARÊNCIA E A DEMOCRACIA BRASILEIRA. JÁ SÃO MAIS DE CINCO MINISTÉRIO ENVOLVIDO EM CORRUPÇÃO. QUAL SERÁ O PRÓXIMO? EITA QUE SUJEIRA! ACHAMOS QUE NEM TODA A ÁGUA DO PARANOÁ É CAPAZ DE DEIXAR AQUELES AMBIENTES LIMPOS, A CORRUPÇÃO É CRÔNICA. A PRESIDENTA DO CNJ, HELENA CALMON DISSE QUE NO BRASIL NÃO EXISTE NENHUM CRIMINOSO DO COLARINHO PRESO CUMPRINDO PENA. É MUITO TRISTE UMA DECLARAÇÃO DESSAS, MAIS INFELIZMENTE É A PURA REALIDADE. SE TORNOU UM CÍRCULO VICIOSO SE ROUBAR DINHEIRO PÚBLICO AQUI NO BRASIL. O PIOR QUE O DINHEIRO ROUBADO NÃO É RECUPERADO. ISSO É UMA VERGONHA! MUITO OBRIGADO ,ATÉ A PRÓXIMA! A H A R P I A.

    ResponderExcluir
  2. José Almir,o grande Cícero de Crateús.
    O maior orador de todos os tempos.
    Crateús,nunca terá uma mestre como D. Delite.E nunca terá um advogado e orador como José Almir Claudino Sales.

    ResponderExcluir