sexta-feira, agosto 31, 2012

Moroni fica com 24%; Roberto Claúdio chega a 16%, e Elmano a 14%

De acordo com o Ibope, Heitor tem 12%, Inácio 10%, Roseno 7%, e Cals 5%
Por: Luzenor de Oliveira
A primeira pesquisa do Ibope, contratada pela TV Verdes Mares e realizada após uma semana de exposição dos candidatos na propaganda eleitoral pelo rádio e pela TV, mostra a queda dos índices de aceitação popular de Moroni Torgan (DEM) e o crescimento das candidaturas de Roberto Cláudio (PSB) e Elmano Freitas (PT). Os números apresentam, também, queda dos percentuais de Inácio Arruda (PC do B), Heitor Férrer (PDT) e Renato Roseno (PSOL). 
Mesmo com a queda, Moroni mantém a liderança, agora com 24% das intenções de votos, seguido por Roberto Cláudio (16%), Elmano Freitas (14%), Heitor Férrer (12%), Inácio Arruda (10%), Roseno (7%), Marcos Cals (5%) e Gonzaga, do PSTU, com 1%. Os candidatos do PPL, André Ramos, e do PRTB, Valdeci Cunha, não foram citados pelos eleitores. Na pesquisa anterior, como você pode conferir, Moroni tinha 31% das intenções de votos.
O Ibope ouviu, também, os eleitores sobre a rejeição aos candidatos a prefeito. Os números apurados apontam que, se as eleições fossem hoje, 34% disseram não votar em Moroni, ficando, em segundo lugar, com maior rejeição, Inácio Arruda, com 22%. Em seguida aparecem, Elmano (20%), Marcos e Roberto Cláudio (13%). Os números mostram ainda a rejeição de Gonzaga (12%),  Andre e Valdeci (10%), Roseno (9%;) e Férrer (8%). Do total de entrevistados, 9% não souberam ou não quiseram responder, e 10% não votariam em nenhum dos candidatos.
A pesquisa, realizada nos dias 27 e 29 de agosto, ouviu 805 eleitores, tem uma margem de erro de quatro pontos percentuais para mais e para menos, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Entre os entrevistados, 6% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto, e 5% dos eleitores não quiseram ou não souberam responder.
A análise da pesquisa do Ibope você tem, na edição desta sexta-feira, no Jornal Alerta Geral (Rádio FM Canaã 104.3 - Grande Fortaleza), no Bate Papo Político com o jornalista Beto Almeida. O Alerta Geral começa às 7:30 horas.

Pesquisa anterior, do dia 13 de agosto, mostra Moroni com 31%
Moroni mantem liderança. Inácio e Heitor empatam
Quadro se mostra inalterado em relação a última pesquisa
Por: Robson Cruzuer
Uma nova pesquisa do Ibope, divulgada nesta segunda-feira (13) pelo Diário do Nordeste, mostra a liderança do candidato do DEM, Moroni Torgan, na corrida pela Prefeitura de Fortaleza. Moroni tem 31% das intenções de votos. O segundo colocado é o candidato do PC do B, Inácio Arruda, com 13%, empatado tecnicamente com Heitor Férrer, do PDT, que tem 12%. Em quarta posição, com 8% das intenções de votos, estão Renato Roseno (PSOL) e Roberto Cláudio (PSB).
A pesquisa mostra outro empate - entre Marcos Cals (PSDB) e Elmano Freitas (PT) com 6%. Gonzaga, do PSTU, recebeu citação de 1% dos entrevistados, enquanto André Ramos (PPL) e Valdeci Cunha (PRTB) alcançaram menos de 1%. A pesquisa, contratada pelo TV Verdes Mares, ouviu 602 eleitores entre os dias 9 e 11 de agosto, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
O Ibope ouviu os eleitores sobre os índices de rejeição aos candidatos a prefeito. De acordo com os levantamentos, Moroni tem rejeição de 33% dos eleitores, seguido de Inácio Arruda (24%), Elmano (20%), Gonzaga (13%), Marcos Cals (13%), Roberto Cláudio (13%), André Ramos (11%), Professor Valdeci (10%), Roseno (10%) e Heitor (8%).
Em pesquisa anterior, Moroni tinha 32%, Inácio, 15%.
A pesquisa anterior, realizada, também, pelo Ibope, ouviu 602 eleitores entre os dias 27 e 29 de julho, foi contratada pela TV Verdes Mares, apresentava margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, sendo registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 00006/2012.

Moroni Torgan (DEM) - 32%
Inácio Arruda (PC do B) - 15%
Heitor Ferrer (PDT) - 11%
Renato Roseno (PSOL) - 10%
Roberto Cláudio (PSB) - 8%
Marcos Cals (PSDB) - 6%
Elmano de Freitas (PT) - 4%
Francisco Gonzaga (PSTU) - 1%
Valdeci Cunha (PRTB) - 1%
André Ramos (PPL) - não alcançou 1%
O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 27 e 29 de julho. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela TV Verdes Mares e registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 00006/2012

0 comentários:

Postar um comentário