quarta-feira, outubro 03, 2012

Carta Eleitoral 2012 - Paróquia Senhor do Bonfim


Aos fieis católicos da Paróquia Senhor do Bonfim e a todas as pessoas de boa vontade de Crateús: Graça e Paz!
Como responsáveis pelo pastoreio do povo de Deus nesta porção da Igreja de Crateús, vimos expressar nosso reconhecimento a todos os órgãos responsáveis pela condução do processo eleitoral na nossa cidade.
Reportamo-nos à  Justiça Eleitoral, à atuação da Comissão Diocesana de Justiça e Paz e aos Comitês 9840. A verdade é que estamos vivendo um processo de campanha eleitoral em Crateús que tem sido destacado como referência para toda a região, no que diz respeito à aplicação das leis eleitorais e no empenho e fiscalização para o cumprimento das mesmas.
Ressaltamos ainda o comportamento das coligações e partidos políticos, que se dispuseram a realizar uma campanha dentro das determinações da justiça.
Neste tempo de campanha, temos constatado e testemunhado um clima de tranquilidade e harmonia na cidade, sem o incômodo de todo tipo de poluição, principalmente visual e sonora, como em outras épocas. Isto traz como consequência melhor qualidade de vida para todos.
Com isso, nós nos alegramos e reiteramos nossa alegria pela forma como tem sido conduzido este processo eleitoral.
Ao mesmo tempo, queremos esclarecer e relembrar a toda a população que a consciência de cada pessoa deve orientá-la na hora de votar. Dizemos que a Igreja Católica está, como sempre esteve, muito empenhada para que a escolha dos representantes do povo nas instâncias de administração pública obedeça a critérios de julgamento marcados pelo desejo de que a política seja o que é sua natureza: a busca pelo bem de todos. Dois exemplos deste empenho: toda a mobilização nacional para a aprovação da lei contra a corrupção eleitoral e a mobilização para a aprovação da lei da ficha limpa.
Por outro lado, temos que dizer que não é prática da Igreja Católica, enquanto instituição, apoiar nenhum partido ou coligação política. Apoiamos, sim, todas as iniciativas que visam o bem, a moralidade, a honestidade, a justiça, a verdade. Cabe aos fieis, no livre e justo uso dos seus direitos e responsabilidades civis, o engajamento político partidário, buscando contribuir para o crescimento e desenvolvimento das sociedades, naturalmente buscando dar testemunho de sua fé pelas ações e posicionamentos em defesa dos interesses coletivos.
Insistimos que cada pessoa vote de acordo com sua consciência, sem recorrer a práticas ilícitas ou que comprometam a seriedade e legitimidade deste direito.
Pela Paróquia Senhor do Bonfim de Crateús:
Pe. João Batista de Carvalho
Pe. Francisco Helton Rodrigues Melo

0 comentários:

Postar um comentário