quinta-feira, outubro 18, 2012

Datafolha aponta Elmano com 42% e Roberto, com 37%


Primeira pesquisa sobre intenção de votos, publicada pelo Jornal O POVO, ouviu 1.281 eleitores na terça-feira e ontem

Por: Luzenor de Oliveira

A primeira pesquisa de intenção de votos na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, realizada pelo Instituto Datafolha Folha, e publicada, nesta quinta-feira, pelo Jornal O POVO, mostra a liderança do candidato do PT, Elmano de Freitas, com 42% de apoio dos eleitores, contra 37% do candidato do PSB, Roberto Cláudio.
Como a margem de erro da pesquisa é de três poontos para mais ou para menos, o Datafoha considera o quadro de empate técnico. Quanto aos votos válidos - sendo excluídos votos em branco, nulos ou de eleitos indecisos, se as eleições fossem hoje, Elmano ficaria com 53%, e Roberto, com 47%.
O Instituto Datafolha ouviu 1.281 eleitores na terça-feira e nesta quarta-feira. Entre os entrevistados, 9% aparecem como indecisos, e 11% responderam que anulariam o voto ou não votariam em nenhum dos dois candidatos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 00180/2012.
REJEIÇÃO
Os números do Instituto Datafolha apontam que a rejeição entre os dois candidatos segue, também, na margem do empate técnico: 38% dos eleitores declararam não votar de jeito nenhum no candidato do PT, Elmano de Freitas, outros 11% disseram que poderiam votar, e 8% não souberam responder.
O candidato do PSB, Roberto Cláudio, é rejeitado por 41% dos eleitores. Um total de 15% dos eleitores disse que poderia apoiá-lo e outros 7% não souberam responder.
O cenário da disputa pela Prefeitura de Fortaleza, retratado pelos números do Datafolha, foi definido após a entrada no ar da propaganda eleitoral pelo rádio e pela TV.
Nesse cenário, Roberto Cláudio já havia conquistado o apoio dos candidatos a prefeito no primeiro turno Inácio Arruda (PC do B) e André Ramos (PPL) e dos candidatos a vice-prefeito Alexandre Pereira (PPS) e Fernando Hugo (PSDB). Os candidatos Heitor Férrer (PDT), Renato Roseno (PSOL) e Marcos Cals (PSDB) opção pela neutralidade no primeiro turno.
O candidato do DEM, Moroni Torgan, anunciou, nesta quarta-feira, o apoio a Roberto Cláudio e o dia de hoje é marcado com a adesão do candidato do PRTB, Valdeci Cunha.

0 comentários:

Postar um comentário