terça-feira, outubro 16, 2012

Fala Patriota


FALA PATRIOTA


Junto com andarilhos, espertos, engraçados... Se analisarmos direito veremos que uma outra característica (nada nobre), também marca o povo do Ceará. No caso, os doidos: paranoico-religiosos.

Repercute, inclusive na imprensa mundial, o caso do Profeta do Piauí - que na verdade é um cearense: Luis pereira da Silva – Segundo o qual, o mesmo, já munido de uma seita com mais de uma centena de fieis, 
 defendia que o mundo se acabaria no dia 12 de outubro passado. Preso, com as autoridades daquele estado já tomando as providencias no sentido de desfazer a paranoia coletiva introduzida por ele... O certo, no entanto, é que não é a primeira vez que um doido aqui do Ceara sai pelo Brasil iludindo e levando pessoas à morte (com Luis, até o momento não se sabe se alguém já perdeu a vida em função da sua loucura; contudo, se não é a intervenção da policia, essa hipótese estaria a um passo de se concretizar).
Luis Pereira nos arremete a um outro maluco, também aqui do Ceará - Antonio Vicente Mendes Maciel, vulgo Antonio conselheiro (natural de Quixeramobim) - que no final do penúltimo século passado, também em outro Estado (Canudos – Bahia), foi o co-resposável pela morte de milhares de pessoas.
Não custa lembrar que aqui mesmo no Ceará, na região do Cariri, no começo desse ultimo século recém findado; um outro sujeito, padre, chamado Cícero Romão Batista, foi e continua ate hoje sendo tratado pelos cearense e nordestinos, como santo. Também no Ceará, mais especificamente em Canindé, milhares de fiéis praticamente todos os dias se deslocam aquele município, em visitas a São Francisco – segundo a Igreja Católica, santo – natural de Assis – Itália; sendo que para os romeiros cearenses e nordestinos, por pura desinformação, o mesmo é visto erradamente como sendo cearense; chamado por eles: São Francisco do Canindé.
Diante dessas maluquices, desse fanatismo religioso temperado a loucura, eu me ponho a perguntar: Será que pelo fato do cearense migrarem muito, o Bispo Macedo, o R. R. Soares, o Malafaia... Também não são cearenses ou filhos de cearense...? Vai ter doido assim em outro canto!!!

0 comentários:

Postar um comentário