sexta-feira, novembro 16, 2012

Crateús apresenta ´O Canto das Írias´

Crateús. Pela primeira vez o Teatro Rosa Moraes, neste município, recebe o espetáculo "O Canto das Írias", produzido pela Comunidade Católica Shalom. A primeira apresentação acontece hoje a partir das 20hs. Amanhã e no domingo ocorrerão as demais apresentações, no mesmo horário e todas essas com entrada franca.

Atualmente, "O Canto das Írias" já foi apresentado em várias cidades do Brasil e do mundo, atingindo cerca de 7 milhões de pessoas FOTO: SILVANIA CLAUDINO

O espetáculo é para todas as idades. Foi apresentado pela primeira vez no ano de 2008 como tema de abertura da "Paixão de Cristo" em Natal, no Rio Grande do Norte.

Atualmente "O Canto das Írias" já foi apresentado em várias cidades do Brasil como: Fortaleza/CE, Aparecida/SP, Aracati,/CE, João Pessoa/PB, Aracaju/SE, Brasília/DF, Campos/SP, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Macapá/AM, Maceió/AL, Mossoró/RN, Patos/PB, Quixadá/CE, Salvador/BA, Recife/PE, Santo Amaro/SP, Rio de Janeiro/RJ, e ainda, em algumas do exterior como: Madrid (durante a Jornada Mundial da Juventude para jovens de todo o mundo, em 2011), Roma, Montevideu, Santiago, entre outras, atingindo um público de aproximadamente 7 milhões de pessoas que assistiram o espetáculo por todo o mundo.

Por meio de um roteiro, música, coreografia e iluminação originais, a peça consegue atingir os corações do público, despertando o desejo de cada vez mais buscar a verdade, que é o próprio Cristo. O texto é de Wilde Fábio, diretor e roteirista do espetáculo. Wilde é consagrado na Comunidade Católica Shalom e trabalha há 15 anos em textos e montagens por todo o Brasil. Seu trabalho tem adquirido espaço no cenário nacional e internacional. Codirigido por Cenildo Costa, Ana Carolina Sachsida e Allan Junior e protagonizado por atores da Comunidade Católica Shalom e do grupo de dança Germinar, a peça tem como principal objetivo a evangelização das pessoas.

Verdade

Na produção do evento um elenco com o número de 20 pessoas, entre elas atores e atrizes, e ainda, 17 pessoas na produção, organização e apoio.

O texto mostra um homem que cresceu na casa da verdade e ao ouvir a proposta de Danko, um cigano asqueroso, vê-se questionado sobre suas decisões mais profundas e enganado resolve deixar a casa da verdade.

Neste dia ele ouve um misterioso canto que provoca nele um misto de medo e desejo, o Canto das Írias, tornando-se em muito pouco tempo uma delas. É quando, novamente, a verdade envia o seu Filho a terra que o quer levar de volta a sua casa, mas este reencontro será exigente e dependerá da coragem para atravessar "O vale da passagem".

"Como todas as ações e atividades da Comunidade o fim é a evangelização. Temos como objetivo oferecer ao público, por meio da experiência emocionante vivenciada durante o espetáculo, a oportunidade de rever o seu modo de vida, optando por uma vida com mais sentido acerca dos valores humanos e morais. Despertando-lhe, ainda, uma nova esperança de um mundo novo e melhor", salienta Rafael Silva, um dos organizadores do evento e coordenador da missão da Comunidade em Crateús.

Significado

De acordo com Silva, "O Canto das Irias" é um show que mescla as três fases da arte (teatro, dança e música). O seu enredo mostra o processo de desfiguração do homem contemporâneo, que perdeu o sentido de sua vida e o significado do outro, tornando-se uma "íria", (desfigurada de sua identidade, abandonando, assim, o uso da razão, de sua capacidade de fazer escolhas livres, conscientes, maduras e responsáveis). O homem (humanidade) é interpelado pelo amor, que o leva de volta à verdade, devolvendo-lhe a beleza da vida.

Componentes
20 pessoas , entre atores e atrizes, fazem parte do elenco. Além disso, mais17 componentes atuam na produção, organização e apoio do evento católico

Mais informações:
Apresentações nos dias 16, 17 e 18 de novembro no Teatro Rosa Moraes, em Crateús
Entrada franca
Telefone: (88) 3691.0579


SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER 

0 comentários:

Postar um comentário