quarta-feira, novembro 21, 2012

Críticas à miséria dos municípios

O deputado Welington Landim (PSB) voltou a chamar atenção para a seca no Estado do Ceará. Na sua opinião, projetos que deveriam ser prioritários, como os de irrigação, não estão recebendo a devida atenção, citando o caso da Transposição de águas do Rio São Francisco que, se estivesse em obras, poderia minorar alguns efeitos causados pela falta de água no Estado.

Landim argumenta que se as obras da Transposição estivessem em andamento, muitos dos homens desempregados que trabalham no campo teriam possibilidade de sustento. "A gente sai arrasado vendo a terra que ama passar por dificuldades há séculos, e todos dizem que vão resolver, que é prioridade, mas não é tão prioridade quanto imaginávamos que fosse", lamentou.

Fome e sede
Destacando editorial do Diário do Nordeste, o parlamentar alerta que bacias e açudes do Estado estão apresentando evaporação acima da média, em torno de 20%, a cada mês, o que compromete a reserva de água.

Conforme o parlamentar, ainda persiste a insuficiência do milho para alimentar o gado, bem como as dificuldades para atendimento na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ele explica que com a falta do milho o gado não tem como se alimentar no período de seca, e isso vem reduzindo a quantidade do leite fornecido ao programa Leite Fome Zero, que atende crianças de dois a sete anos, de famílias de baixa renda, matriculadas em creche e pré-escola.

O deputado Fernando Hugo (PSDB) fez questão de pontuar que há nove anos reclama da demora na finalização da Transposição do Rio São Francisco. O tucano alega que o Estado pretende ter empreendimentos de primeiro mundo, como o Estádio Castelão, Acquário Ceará e Centro de Eventos, mas ainda tem gente morrendo no Interior devido à seca.

"Sem dúvida alguma é vergonhoso. Uma catástrofe que abate do Estado. É preocupante. Se começar a chover agora, em dezembro, só teremos colheita de milho e feijão a partir de março ou abril", destacou, esperando que os prefeitos eleitos pautem o tema nas reuniões de transição.

O deputado Leonardo Pinheiro (PSD) acredita que será difícil cumprir o prazo de entrega da Transposição em 2015. Para ele, essa é uma das obras mais importantes do Estado, pois resolveria o abastecimento de água, para o consumo humano e para o desenvolvimento da economia sustentável. Leonardo pontua que em algumas cidades o reservatório de água já está no nível zero e a tendência para o próximo ano, conforme previsão de meteorologistas, é que o inverno será abaixo da média.

0 comentários:

Postar um comentário