quinta-feira, novembro 01, 2012

Mais empregos para o setor calçadista

Nova indústria será uma oportunidade para alavancar o crescimento econômico da cidade com novos empregos
Crateús Em janeiro do próximo ano, este município receberá uma indústria de calçados. A Sapatoterapia, com sede no polo industrial de Franca, Estado de São Paulo, instalará uma unidade de fabricação no antigo local em que funcionaram anteriormente outras indústrias do setor na cidade.

A nova empresa vai contribuir para o desenvolvimento do comércio de calçados FOTO: SILVANIA CLAUDINO


O escritório local do Sistema Nacional de Emprego (Sine/IDT) já foi acionado pelos representantes do empreendimento a fim de realizar processos de levantamento para mão de obra qualificada. Inicialmente, deverão ser gerados 300 empregos diretos na unidade de fabricação na cidade de Crateús.

"Já estivemos duas vezes com o representante da indústria que nos solicitou um levantamento sobre mão de obra qualificada, já que aqui há pessoas com experiência no ramo. Estamos articulando reuniões e o contato com essas pessoas para as seleções e futuras contratações. Além disso, a indústria vai treinar mais pessoas posteriormente", salienta o gerente do órgão, Antônio Carlos Alves.

Para ele, a nova indústria vai trazer muitos ganhos para a economia local, especialmente, na geração de novos postos de trabalho no município.

"É uma excelente notícia, pois o município carece de indústrias, setor que reflete positivamente em todos os outros setores, como mola propulsora do comércio e da economia. Crateús tem um bom comércio, mas a indústria ainda é incipiente e a geração de 300 novos postos dará um forte impacto na economia local e regional", analisa Antônio Alves.

Articulação
De acordo com o órgão, a vinda da indústria é fruto de uma articulação da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado. A gestão municipal procurou o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará, no sentido de obter apoio para atração e instalação de indústrias no município, com vistas a gerar novos empregos e renda. Com base nesses contatos do prefeito municipal, Carlos Felipe Beserra, e o Conselho, a articulação foi executada. A indústria ocupará a estrutura que já existe em Crateús, no Bairro Fátima I, ocupada anteriormente pela Musa Calçados, que atuou por cerca de dois anos no município em meados de 2000 e, em 2006, a Senador Pompeu Calçados, que também ficou pouco tempo na cidade. O Governo do Estado vai recuperar os galpões existentes no local nos próximos dois meses para abrigar a Sapatoterapia.

Para o prefeito Carlos Felipe, a indústria potencializará a economia local e regional. "É a iniciativa privada investindo e acreditando no potencial econômico da nossa cidade e região. Empresas de porte nacional estão desembarcando no município graças ao ciclo virtuoso de desenvolvimento que estamos vivendo", destacou ele.

Meio Ambiente
Com as atividades iniciadas em 1994, em Franca, a Sapatoterapia atua no segmento de calçados, desenvolvendo sapatos confortáveis em sintonia com a moda, como diz em sua página virtual. Os produtos são muito bem aceitos no mercado por se tratar de sapatos com construção exclusiva, montagem manual e alta qualidade. São comercializados em 58 países e a indústria participa anualmente de tradicionais feiras nacionais e internacionais, onde apresenta as suas coleções ao mercado consumidor.

Além do conforto e qualidade do sapato, a empresa leva em conta a sustentabilidade ambiental na fabricação de seus produtos. Utiliza racionalmente os recursos naturais e gerencia, em toda a sua extensão, os processos produtivos para neutralizar os impactos ambientais. Foi esta indústria que fabricou o primeiro sapato biodegradável do mundo. Realiza trabalho de conscientização ambiental junto aos seus funcionários.

Reflexo
O setor empresarial do município comemora a chegada da indústria de calçados. Acredita que dará um vantajoso impacto na economia local e refletirá diretamente no comércio.

"É mais uma motivação para o comércio, que ganhará com a chegada da nova indústria. O município de Crateús é carente de empregos, de fábricas e indústrias. Precisa desta e da instalação de mais outras empresas, para proporcionar mais oportunidade trabalho para a população e movimentar mais ainda a economia local", analisa o presidente da Associação Comercial e Industrial de Crateús, Valderez Gonçalves.

Mais Informações:
Sine/IDT
Rua Coronel Zezé, 1216
Telefone: (88) 3692.3522 Crateús/CE
Sertão dos Inhamuns

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER 

0 comentários:

Postar um comentário