quarta-feira, maio 29, 2013

´Hora do Conto´ vai atender 4.800 estudantes de Crateús

Projeto tem por objetivo despertar o gosto pela leitura entre alunos do Ensino Fundamental

Crateús. Com o objetivo de despertar o gosto e interesse pela leitura por meio de atividades lúdicas, a Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Cultura desta cidade, está realizando o projeto "A Hora do Conto" para alunos da rede pública e privada. A estimativa é que até o final deste ano o projeto atenda 4.800 estudantes das escolas existentes no município. Todas as quartas-feiras o teatro e a biblioteca municipais lotam de crianças e adolescentes, que são surpreendidos com um mundo de imaginação e fantasia a partir de livros infantis.

O projeto consiste em oferecer uma vez por semana, manhã e tarde com duração de duas horas em cada turno, sessões de contação de histórias e atividades de promoção da leitura e interpretação de texto voltado ao público infantil e adolescente. As aulas ocorrem no Núcleo Municipal de Artes, composto pela biblioteca Norberto Ferreira Filho e teatro Rosa Moraes.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Rogéria Evangelista, o projeto incentiva o interesse pela leitura por parte das crianças e adolescentes. "Estamos assim proporcionando aos alunos do Ensino Fundamental momentos de leitura com o intuito de enriquecer o aprendizado de forma significativa, estimulando hábitos e o gosto pela leitura. Compreendemos que desde cedo a prática da leitura ajuda a formar cidadãos mais consciente e críticos", explica a coordenadora.

Evangelista ressalta ainda que através do projeto os estudantes têm a oportunidade de conhecer o teatro e biblioteca municipais, equipamentos importantes na arte e cultura locais e na formação cultural dos cidadãos crateuenses.

Papel
"A biblioteca e o teatro têm um papel educativo e cultural junto à comunidade e na formação do cidadão. Ao saírem do seu ambiente escolar, os alunos terão oportunidade de conhecer dois espaços de aprendizagem, onde a imaginação, a fantasia e a arte irão aguçar a sensibilidade literária, despertando interesse pelo mundo da leitura de forma lúdica e prazerosa. Conhecem também o funcionamento desses dois espaços", destaca.

Outros benefícios do projeto, segundo a coordenação diz respeito ao acesso ao livro, fato que contribuiu para despertar o gosto pela leitura. Na Biblioteca os estudantes têm acesso às várias obras catalogadas e podem dispor desse material para a leitura e realização de pesquisas no local ou em casa.

Na primeira fase, os estudantes assistidos com "A hora do conto" são dirigidos ao Núcleo por professor responsável e recepcionados por um funcionário, que conta sobre o funcionamento e história da Biblioteca. Em seguida a turma é guiada até o Teatro Rosa Moraes, onde é apresentada a história do teatro e realizadas atividades de contação de história, jogos, brincadeiras e cantigas de roda. Já na segunda fase a turma irá desenvolver suas habilidades de interpretação das histórias ouvidas, através de desenhos, textos e conversas sobre os temas. Conforme a coordenação, os temas serão sempre em relação à preservação de valores, de sociabilidade, patrimônio histórico e arquitetônico, da cultura de paz e do meio ambiente.

Além de despertar o gosto e interesse pela leitura utilizando atividades lúdicas como estratégias de socialização e aprendizagem e o desejo de preservar o patrimônio arquitetônico do município de Crateús, o projeto contempla outros objetivos, como promover momentos de leitura e entretenimento; estimular as artes como forma aglutinadora para familiarizar o público com a biblioteca e Teatro ampliando o público leitor; integrar as atividades culturais nas ações do ensino formal.

Mais informações
Projeto "A hora do Conto"
Secretaria Municipal de Educação Rua Cel. Totó, S/N
Centro - Crateús
Telefone: (88) 3692.3311

SILVÂNIA CLAUDINOREPÓRTER 

0 comentários:

Postar um comentário