terça-feira, junho 18, 2013

Crateús também quer ir às ruas

















Sabe aquele dia em que o sujeito enche a cara e o bucho, se entope até mais não puder, então no finalzinho da noite, já completamente estropiado, bota pra dentro uma pipoquinha besta e falta é morrer? Puto da vida, culpa a pipoca, é claro.

O Brasil hoje é esse sujeito. Esquecido que se empanturrou de descaso social, de má administração, de corrupção em todos os níveis, de saúde precária, educação sucateada, superhiperfaturamento dos projetos público, impostos aviltantes etc e etc, procura culpar a tarifa do transporte público pelas manifestações que pululam país adentro e afora. Simplifica-se, orando para que o povo acredite. Tem até prefeito vindo a público e magnanimamente anunciando redução de – vejam só! – R$ 0,10 nas passagens dos ônibus. Ô bicho bom!

Primeiro, como não poderia deixar de ser, tentaram descaracterizar o movimento, vociferando prefeitos e governadores que isso era coisa de vândalos, de opositores querendo desestabilizar o governo. Chegaram a dizer, inclusive, que era gente paga para ir às ruas, provocar o caos, aproveitando-se covardemente da vitrine Copa das Confederações. Imagine você – pagar 100 mil, 300 mil pessoas! Haja dinheiro. (E por falar em Copa das Confederações – sem falar no absurdo de dinheiro que certamente foi desviado/roubado na construção/reforma de estádios –, vem o idiota do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmar que o Brasil tem democracia demais e isso é ruim pra Copa. Queira deus!)

Porém, como ninguém acreditou – e mais, o mundo inteiro se manifestou contra, especialmente depois de assistir bestificado o abuso da competentíssima polícia de choque de São Paulo atirando para todos os lados, principalmente em quem tentava registrar sua violência – o que aconteceu? Ora, sinicamente mudam o discurso, apoiam a manifestação – que agora é de jovens pacíficos reivindicando direitos justos. E até montam reunião para ouvir suas reivindicações – bando de demagogos!

O pão da bolsa família e o circo do futebol parecem não estar surtindo mais os efeitos desejados de apatia e desinteresse social. A anestesia passou o efeito. Até quem se acha no finalzinho do mundo, no meio do sertão, castigado pela seca e pelo descaso, vendo na hora não ter água sequer para beber, mesmo esse quer participar. Os jovens de Crateús estão convocando todos à rua – é o DIA DO BASTA. Quando? Dia 21, sexta-feira próxima, a partir das 17 horas, com concentração inicial em frente ao Romeu Veículos, encerrando na Praça da Matriz.

Sei não, sabe, mas acho que aquela pipoquinha vai finalmente fazer um bem danado.

Lourival Veras

0 comentários:

Postar um comentário