terça-feira, junho 11, 2013

Estudantes certificam lojas e empresários de Crateús

Alunos do Curso Técnico de Comércio vão a campo e traçam perfil de consumidores e empresas na cidade
Crateús A Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano, deste município, certificou 21 empresas do comércio local após ampla pesquisa realizada pelos alunos do terceiro ano do Curso Técnico de Comércio. A pesquisa objetivou analisar o mercado lojista e traçar o perfil do consumidor crateuense, bem como saber os motivos que os atrai para as compras nas empresas locais.

No evento de divulgação, cada empresa recebeu, além do certificado de reconhecimento, um CD com os dados da pesquisa FOTO: SILVANIA CLAUDINO

Foi realizada por 78 alunos, que, por três dias, pesquisaram junto a 1.087 consumidores nos diversos bairros da cidade.

O evento de divulgação dos resultados ocorreu na própria escola, quando as empresas dos sete segmentos pesquisados foram reveladas e certificadas. A escola, que oferece ainda os cursos técnicos de Administração de Empresas, Informática e Enfermagem, teve o apoio do Sebrae e da Prefeitura Municipal. Supermercados, óticas, farmácias, calçados e confecções, material de construção, salões de beleza e restaurantes foram os segmentos destacados na pesquisa dos estudantes.

Premiação
Em cada setor os alunos destacaram os três primeiros colocados. Além da premiação, a pesquisa revelou dados acerca da influência dos fatores climáticos no volume de compras, a força da mídia, a utilização das novas tecnologias (internet) no comércio, o poder de compra dos consumidores, entre outros fatores.

De acordo com a professora Camila Sales, que coordenou os trabalhos junto com as professoras Bruna Martins, Daiane Sales e Júnior Coelho os alunos foram orientados e motivados na realização da atividade, inclusive com as formas de abordagem aos consumidores, a fim de que prevalecesse a imparcialidade e neutralidade.

O resultado foi um rico trabalho, com importantes informações para os empresários locais, que a partir dos dados da pesquisa, poderão elaborar e renovar suas estratégias de marketing e vendas.

"Motivamos os alunos a fazerem a pesquisa de forma isenta e imparcial para que tivéssemos resultados verdadeiros. É tanto que orientamos que as pesquisas nos bairros fossem feitas porta a porta e, no centro comercial, a abordagem ao consumidor fosse feita na rua e não dentro das lojas para evitar qualquer indução nas repostas", destacou a professora, salientando que os alunos participaram de todo o processo da atividade, desde a aplicação, tabulação e composição dos gráficos.

"Nós auxiliamos, mas tudo foi feito por eles, que participaram de forma entusiasmada, inclusive no evento de divulgação e entrega das premiações", frisou.

Campeãs
No segmento de supermercados, o primeiro lugar ficou com o Supermercado Cosmos, que recebeu 36% de aprovação como o mais procurado pelos consumidores. O Hipernacional ficou em segundo, com 24%, e Mercantil Bem Bom, com 11%. No ramo de óticas, a Ótica Cristalina ficou com 50%, Ótica Bóris com 12% e Casa dos Relojoeiros com 11%. A rede de farmácias Pague Menos foi a campeã do segmento, com 21%, seguida da Farmácia Central com 13% e Farmácia do Trabalhador, com 10%.

No segmento de Calçados e Confecções, a loja que mais vende, de acordo com a pesquisa é a Lojas Ramlive, que obteve 50%, seguida de Pedrosa Confecções com 13%, e Casa Kerandá, com 6%. A empresa DN Construções foi a primeira colocada no seu segmento, com 17% da preferência popular; em segundo veio Nobre Lar, com 13%, e Maguim Construções, que alcançou 11% no levantamento.

A pesquisa apontou que o Salão de Beleza mais frequentado na cidade é o João Paulo Cabeleireiros, com 6%, seguido de Gil Cabeleireiro com 5% e 3% para Rosângela Cabeleireira. Neste segmento, a pesquisa revelou que os consumidores citaram em torno de 500 salões de beleza, destacados em vários bairros da cidade.

O ramo de restaurantes, que indagava ao consumidor crateuense qual o restaurante que ele frequenta ou indica, 23% dos consumidores citaram o Restaurante Paladars, enquanto que 20% escolheram o Restaurante O Wanderley. Em terceiro lugar, ficou Manos da Picanha, com 6% da preferência.

Consultas
No evento de divulgação, cada empresa recebeu, além do certificado de reconhecimento, um CD com os dados da pesquisa. Além disso, os organizadores montaram um espaço reservado para os empresários, em que os próprios alunos do curso repassavam informações detalhadas acerca da pesquisa, inclusive os números por bairro.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Crateús (Acic), Valderez Gonçalves a iniciativa foi louvável. "Muito importante a pesquisa e mostrou que o comércio local é forte e que as empresas investem e colaboram com o desenvolvimento do município", avaliou.

Mais informaçõesEscola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano
Rua Júlio Lima, 2194 - Planalto
Telefones: (88) 3692-3528 / 3691-0174


SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER 

0 comentários:

Postar um comentário