domingo, julho 28, 2013

CRATEÚS Cresce número de jovens que seguem vocação religiosa

Apesar do crescimento nas ordenações, na maioria das Paróquias da Diocese de Crateús ainda faltam padres
Crateús. Cresce o número de ordenações sacerdotais na Diocese de Crateús e o número de jovens que seguem a vocação do sacerdócio. O aumento de 180% foi registrado nos últimos três anos. Anteriormente, cerca de cinco jovens eram encaminhados da Diocese de Crateús para o seminário maior; este ano esse número subiu para 14.

Catedral Senhor do Bonfim, em Crateús, cuja paróquia tem poucos padres FOTO: SILVANIA CLAUDINO
O Censo Anual da Igreja Católica no Brasil, de 2010, indica que, o número de padres ordenados saltou de 16.772, em 2000 para cerca de 22.119 mil, em 2010. Atualmente, o país tem mais de 8 mil seminaristas.

Segundo o pároco da Paróquia Senhor do Bonfim, padre João Batista, responsável pela Pastoral Vocacional, o crescimento ocorre em função de maior empenho da instituição, que abriu a Comunidade Vocacional Imaculada Conceição, em 1999, ao Grupo Mãos Unidas, também fundado nos idos do ano 2000 e à comunidade católica, que contribui com a percepção de que precisa rezar, colaborar e valorizar pelas vocações.

As novas comunidades católicas também exercem influência na aproximação dos jovens com a Igreja. "O trabalho vocacional não é somente da Paróquia, é da comunidade e da família. A Igreja como um todo tem que ver esse aspecto como uma urgência, uma necessidade. E quando a comunidade reza, busca, percebe o valor das novas vocações, os frutos são o aumento, como é o caso daqui atualmente", destaca padre João Batista.

Ajuda
A Pastoral vocacional, existente na maioria das paróquias da Diocese de Crateús, tem como objetivo dar aos jovens a oportunidade de participar de um grupo de discernimento e ter na paróquia, equipe que os ajudem a encontrar a vocação. O Grupo Mãos Unidas pelas Vocações cumpre o papel de rezar e contribuir financeiramente com as vocações, segundo o padre João Batista.

Um grupo de cerca de 200 pessoas compõem o Grupo nas Paróquias, que praticamente mantém todas as despesas dos jovens durante os quase dez anos de formação. A Diocese complementa mensalmente os custos, "mas o Grupo Mãos Unidas é a grande força das vocações", diz o padre.

Formada por uma equipe de religiosos e religiosas, a Pastoral acompanha e orienta os jovens que sentem o "chamado" para a vida sacerdotal e religiosa. Encontros periódicos para dialogar e rezar sobre as vocações religiosas são realizados pelo grupo, que depois encaminha os jovens para o período de preparação e discernimento na Comunidade Vocacional da Diocese, situada no município de Ipueiras.

Orientação
Ali, os jovens passam um ano vivendo a experiência do discernimento, com formação e orientação comunitária, espiritual, religiosa, psicológica e pastoral.

A equipe da Pastoral Vocacional continua acompanhando os jovens, que depois de um ano intensivo de estudos e preparação fazem o vestibular para o seminário maior, em Fortaleza ou Belo Horizonte. Atualmente há quatro jovens vivendo essa experiência na Comunidade Vocacional na Capital cearense.

No seminário maior, os jovens cursam Filosofia e Teologia, geralmente durante oito anos, quando saem já formados para a última experiência antes da ordenação sacerdotal: a vivência comunitária, em uma das Paróquias da Diocese. Após alguns meses, o postulante é ordenado pelo bispo diocesano. Em Crateús há um seminarista nesta fase.

Déficit
Apesar do aumento nas vocações, na maioria das Paróquias da Diocese falta padres. Na Paróquia Senhor do Bonfim, em Crateús, há somente três, insuficientes para assistir 46 comunidades rurais e 14 urbanas. A expectativa da Igreja é que nos próximos anos essa carência seja superada, com o aumento no número das novas ordenações.

Para o padre Francisco Helton, que junto com o padre João Bastista e padre Helênio Oliveira compõem o quadro de sacerdotes da Paróquia Senhor do Bonfim, é necessário também um reforço na equipe paroquial.

"São necessários mais padres, sem dúvidas, mas é importante também um reforço da equipe paroquial, composta por religiosas, diáconos e leigos, que junto com os sacerdotes realizam os trabalhos pastorais nas comunidades", ressalta. Na Paróquia Senhor do Bonfim há um diácono permanente, José Vilmar.

No Município do Crato (a 504 Km de Fortaleza, há também aumento no número de jovens que optam pelo sacerdócio. Segundo Norbayro Londoño, Padre reitor do Seminário Maior São Jose, "os jovens e as moças desde cedo se vinculam a atividades paroquiais ou comunitárias, fazem parte de grupos juvenis e não mostram nenhuma dificuldade para testemunhar sua fé e sua religiosidade na região", diz.

Atualmente, há no Seminário maior, 18 alunos no primeiro ano propedêutico (introdutório) e 50 seminaristas nos cursos de teologia e filosofia. Os jovens são do próprio município do Crato, de Cajazeiras, Iguatu, Petrolina e Salgueiro.

Para a Igreja, Vocação é chamado e resposta. É uma semente divina ligada a um sim humano. Nem a percepção do chamado, nem a resposta a ele são tão fáceis e tão "naturais".

Exigem afinação ao divino e elaboração de si mesmo, sem as quais não há vocação verdadeira e real. O tempo de preparação dos jovens alicerça e afirma essa experiência com Deus.

"A vocação, quer dizer o chamado de Deus, se descobre no intimo da pessoa, no encontro recolhido consigo mesmo; vocação que leva a optar pelos pobres reconhecendo Jesus Cristo neles e a amar a Igreja reconhecendo que formada por homens é conduzida pelo Espírito Santo no caminho que leva a Deus Pai", destaca o padre reitor.

Mais informações:
Paróquia Senhor do Bonfim (Crateús)
Telefone: (88) 3691.2207 Seminário São José (Crato)
Telefone: (88) 3521-1228
SILVÂNIA CLAUDINOREPÓRTER

0 comentários:

Postar um comentário