POLÍTICA
Documentos da NSA apontam Dilma Rousseff como alvo de espionagem
G1
Documentos classificados como ultrassecretos, que fazem parte de uma apresentação interna da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, obtidos com exclusividade pelo Fantástico, mostram a presidente Dilma Roussef, e o que seriam seus principais assessores, como alvo direto de espionagem da NSA. Um código indica isso.
O jornalista Glenn Greenwald, coautor desta reportagem, foi quem recebeu os papéis das mãos de Edward Snowden - o ex-analista da NSA que deixou os EUA com documentos da agência com a intenção de divulgar o sistema de espionagem americano no mundo. Glenn afirmou que recebeu o documento na primeira semana de junho, quando esteve com Snowden em Hong Kong. “Ele me deu esses documentos com todos os outros documentos no pacote original.”

POLÍTICA
Saiba como fiscalizar a atividade de parlamentares pela internet
G1
Com a lei de acesso à informação, órgãos públicos são obrigados a divulgar dados de interesse público, como gastos de parlamentares em viagens, despesas com aluguel de carros, combustíveis, segurança.
Essas informações estão disponíveis nos sites dos próprios órgãos.
Essas informações estão disponíveis nos sites dos próprios órgãos.
E o site do Fantástico preparou um passo a passo para que cidadãos comuns possam navegar por esses sites e fiscalizar parlamentares pela internet. Existem muitas informações disponíveis nos sites de transparência da Câmara e do Senado. Abaixo, você vai aprender a fiscalizar as cotas para exercício da atividade parlamentar, a acompanhar a assiduidade dos parlamentares nas duas Casas e o comportamento em votações, bem como as propostas que apresentam.

GERAL
Mais Médicos: brasileiros começam a trabalhar hoje
Isabel Braga, O Globo
Começa nesta segunda-feira oficialmente o Programa Mais Médicos, com a chegada de 1.906 brasileiros nos locais onde deverão trabalhar. Os 383 estrangeiros que vieram ao Brasil participar do programa ainda estão fazendo um curso de adaptação e devem começar a trabalhar no próximo dia 16.
O Ministério da Saúde preparou eventos receptivos em pelo menos seis capitais com participação de representantes das secretarias municipais de Saúde. No Rio, a recepção a 60 brasileiros que vão trabalhar em 14 municípios será em Realengo e as cidades que receberão mais profissionais são a capital (16) e Duque de Caxias (11).
GERAL
Governos estaduais ignoram renda complementar ao Bolsa Família
Roldão Arruda, Breno Pires e Lilian Venturini, Estadão
Em junho de 2011, ao lançar o Brasil Sem Miséria, a presidente Dilma Rousseff fez um apelo aos governadores. Disse que o apoio deles seria "fundamental" para atingir a meta de retirar 16,2 milhões de brasileiros da situação de miséria.
Nos meses seguintes ela visitou cada região do País para reforçar o pedido e formalizar iniciativas conjuntas. Passados dois anos, levantamento feito pelo Estado mostra que essa relação entre o governo federal e as unidades federativas para o combate à miséria ainda patina. A maioria dos governadores declara apoio à iniciativa de Dilma e procura atrair recursos do programa para seus Estados. Mas eles ainda investem pouco de seus cofres.
GERAL
Caso Amarildo: reconstituição deve seguir pela madrugada
Marcio Menasce, O Globo
Após quase quatro horas de atraso, começou por volta das 18h50m a reconstituição (foto abaixo) do sumiço do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza. Os trabalhos se iniciaram na comunidade conhecida como Cachopa, onde Amarildo foi abordado pelos PMs. Muitos moradores estão nas ruas para acompanhar o caso. A previsão da Polícia Civil é que a encenação continue até pelo menos as 2 horas da madrugada.
Depois de ouvir os 13 policiais militares de plantão na noite do desaparecimento, na sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, o delegado Rivaldo Barbosa seguiu para o Centro de Comando e Controle, na Rua Dois, para onde o ajudante de pedreiro foi levado após ser abordado. Após isso, Barbosa desceu com a equipe da Polícia Civil até a casa da família de Amarildo, na localidade conhecida como Roupa Suja.

Foto: Gabriel Paiva / O Globo
GERAL
Torcedores banidos de estádios ignoram proibição e até postam fotos
G1
Dois torcedores com camisas do Palmeiras foram baleados, neste domingo, dentro de uma estação de trem na periferia da Zona Leste de São Paulo. eles vinham de uma festa de uma torcida organizada do clube e, segundo testemunhas, brigaram com torcedores que seriam do São Paulo. Um foi baleado no pé e o outro, de raspão, no rosto.
Domingo passado. Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Corintianos invadem a área da torcida do Vasco. Pacandaria na arquibancada. E eles estavam lá. Leandro Silva de Oliveira, o Soldado, e Cleuter Barreto Barros, o Manaus, ficaram presos mais de cinco meses na Bolívia, suspeitos pela morte do torcedor Kevin Spada.
ECONOMIA
Brasileiro Roberto Azevêdo assume direção-geral da OMC
G1
O brasileiro Roberto Azevêdo (foto abaixo) assumiu neste domingo (1º) a direção-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o órgão máximo do comércio internacional. Ele é o sexto diretor-geral da organização e ficará no cargo por quatro anos. Ele foi escolhido para a função em maio deste ano.
O principal desafio de Azevêdo será desbloquear as negociações da Rodada do Desenvolvimento de Doha para liberalizar o comércio mundial, lançadas em 2001 e estagnadas há anos.
De acordo com comunicado da OMC, o conselho geral da organização fará um encontro especial no dia 9 de setembro para dar as boas-vindas a Azevêdo e ouvir ao seu discurso inaugural.
De acordo com comunicado da OMC, o conselho geral da organização fará um encontro especial no dia 9 de setembro para dar as boas-vindas a Azevêdo e ouvir ao seu discurso inaugural.

0 comentários:
Postar um comentário