sábado, outubro 26, 2013

100 Anos de Rosa Moraes

1375879_450151575094596_795369772_nA centenária Rosa é o cibório onde agasalha toda a história de uma família rica de amor a Deus, de espírito religioso e de princípios morais irretocáveis. Nasceu às margens do poty, rio que posteriormente retrataria em tela e versos. Sua historia de vida se confunde com a história da cidade e do estado. Participou ativamente no desenvolvimento cultural, religioso e educacional de toda região. Através dos seus ensinamentos muitos se tornaram médicos, advogados, políticos e até Ministros. Inspirou uma geração de professores a seguir nesta tão nobre profissão. Crateús e o Ceará se orgulham de ter contribuído com a formação brasileiros e brasileiras responsáveis e solidários, através da professora Rosa Ferreira de Morais.
ConviteRosaMoraes_Curvas

O Exmoº Prefeito de Crateús, Carlos Felipe Saraiva Beserra, tem a honra de convidar V.Sa. e família para participar das comemorações alusivas ao centenário da professora e artista plástica crateuense Rosa Ferreira de Moraes.

26/10 – 17:00 – Missa em Ação de Graças ao Centenário de Rosa Moraes, presidida pelo o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito. Igreja Catedral do Senhor do Bonfim.

Às 19:00 Lançamento do Livro “Rosa Moraes – Um Século Educando com Amor”. Teatro Rosa Moraes.

Entrada Franca.

QUEM É ROSA MORAES?
 Crateuense, filha de José Olímpio de Moraes e Maria da Conceição Ferreira Moraes, hoje é a única irmã de cinco outros filhos da sua família.
A professora Rosa Moraes, nasceu no dia 26 de outubro de 1913, tendo o grande privilégio de completar 100 anos EM 2013, com lucidez e sabedoria.
Sua primeira escola foi o Grupo Escolar Municipal, atualmente Escola de Ensino Fundamental e Médio Lourenço Filho.
Iniciou como professora nomeada por concurso, ainda cursando o segundo ano da Escola Normal e permaneceu nessa nobre missão até completar 82 anos de vida. Sacerdotes, ministros, prefeitos, deputados, professores, escritores, médicos, engenheiros, artistas, centenas de profissionais passaram pelas mãos profícuas da professora Rosa Moraes.
D. Rosa iniciou centenas de alunos nas artes plásticas. Pintou mais de 50 quadros com paisagens de Crateús e seus distritos, todos presenteados a quem ela considera, aprecia e admira.
Dona Rosa recebeu, ao longo da sua trajetória diversas medalhas como reconhecimento à sua dedicação na tarefa de bem educar. Medalhas da Secretaria de Educação do Estado, da Prefeitura de Crateús, do Lions Club, entre outras.
O Bloco carnavalesco TIKERÊ, em 1998, prestou-lhe uma homenagem com um samba enredo que exaltava toda a sua vida profissional em diferentes aspectos culturais. E NESTE mesmo ano, O nosso Teatro Municipal recebeu O NOME de Rosa Moraes. muitas FORAM as manifestações artísticas que ESTE ESPAÇO CULTURAL recebeU DURANTE quatorze anos de SUA existência.
Rosa Moraes colhe agora, os frutos do crédito do seu trabalho e dela podemos afirmar que, verdadeiramente completa um século vivido com amor a tanta gente que a conhece.
Enfim, Dona Rosa é a maior lição, de que viver com dignidade faz o ser humano ser melhor, ser feliz e fazer outros felizes.

0 comentários:

Postar um comentário