sexta-feira, outubro 18, 2013

Brasil

POLÍTICA

Aécio retoma tese ‘puro-sangue’, mas Serra rejeita candidatura a vice

João Domingos, Estadão
O senador Aécio Neves (MG), provável candidato do PSDB à Presidência da República em 2014, autorizou seus aliados a intensificarem negociações para a construção de uma chapa tucana puro-sangue com o ex-governador José Serra. A possibilidade, categoricamente descartada por Serra, voltou a ser cogitada no PSDB diante da pressão com a chapa Eduardo Campos e Marina Silva, do PSB.
Serra, que participou de reuniões políticas nesta quinta-feira, 17, em Brasília e deu declarações como se fosse ele o candidato à Presidência, descartou a possibilidade de ser vice de Aécio, como desejado pelo grupo mineiro. Rechaçou, inclusive, ocupar a cabeça da chapa tendo o mineiro, que atualmente preside o PSDB, na vice. "Delirar é livre. A gente pode aqui especular sobre qualquer assunto. Mas não faz sentido", respondeu Serra quando questionado sobre a possibilidade de uma chapa puro-sangue.



POLÍTICA

PT e PMDB não chegam a consenso sobre candidatura no Rio

Juliana Castro, O Globo
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, se reuniu com o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o vice-governador Luiz Fernando Pezão (foto abaixo) na tarde desta quinta-feira, mas não houve consenso sobre a situação dos dois partidos no estado. O PT não abre mão de lançar o senador Lindbergh Farias e o PMDB quer Pezão na disputa. O desentendimento no terceiro maior colégio eleitoral do país deixa uma tensão na candidatura de reeleição da presidente Dilma Rousseff.
— Discutimos um pouco os eventos aqui no Rio e também insisti muito na importância da aliança do PMDB no plano nacional — afirmou Rui Falcão, após o almoço.

Foto: Marcos Tristão / O Globo


POLÍTICA

No Rio, Lula participa de evento ao lado de Cabral, Pezão e Lindbergh

Cássio Bruno, O Globo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio ao Rio na noite desta quinta-feira para participar de um evento no Copacabana Palace, na Zona Sul do Rio, onde se encontrou com o governador Sérgio Cabral, com o vice-governador Luiz Fernando Pezão e com o senador Lindbergh Farias.
Lula não quis falar com a imprensa ao chegar, sentou-se na primeira fila, ao lado de Cabral e Pezão. O ex-presidente, Lindbergh e os peemedebistas se cumprimentaram. Cabral e Lindbergh levaram suas tropas de choque. O governador compareceu ao lado de Pezão, o líder no governo na Assembleia Legislativa, André Corrêa (PSD), e secretários estaduais, entre eles o de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira (PT). Os aliados do governador e do senador disputaram espaço com empresários para chegar ao ex-presidente.

Foto: Pablo Jacob / O Globo


POLÍTICA

Dilma pede e Aldo Rebelo seguirá no Ministério do Esporte em 2014

André de Souza, O Globo
Um dia após anunciar que deixaria o governo em dezembro deste ano, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo (foto abaixo), voltou atrás e decidiu permanecer à frente da pasta em 2014. Ele esteve reunido nesta quinta-feira com a presidente Dilma Rousseff. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, foi a própria Dilma que pediu para Aldo continuar no posto.
A reunião com Dilma durou entre 30 e 40 minutos. A assessoria de imprensa do ministério informou que a presidente queria muito que ele continuasse no governo, por considerar que Aldo está se saindo bem no trabalho de coordenação dos preparativos da Copa do Mundo de 2014. Com o pedido de Dilma, ele abriu mão da candidatura ao governo do estado de São Paulo pelo PCdoB.



GERAL

Justiça manda soltar 22 presos após protesto e quebra-quebra no Rio

Célia Costa, O Globo
Vinte e dois dos 64 acusados de atos de vandalismo, que foram enquadrados na Lei do Crime Organizado, foram liberados nesta quinta-feira pela Justiça por não oferecerem perigo à sociedade. O juízo da 21ª Vara Criminal acolheu os argumentos da Defensoria Pública, também aceitos pelo Ministério Público, de que Renato Tomaz de Aquino e Ciro Oiticica poderiam responder pelas acusações em liberdade porque os dois têm domicílio certo, não têm antecedentes criminais e, além disso, o primeiro acusado trabalha, e o segundo é estudante.
Os dois estão juntos no auto de prisão em flagrante que lista 33 acusados. Também foi libertado Gerd Augusto Dudenhoeffer, mas os fundamentos da soltura não foram informados. À noite, a 35ª Vara Criminal liberou mais 20 pessoas, entre eles, o pesquisador da Fiocruz, Paulo Roberto Abreu Bruno.


GERAL

‘Até tenho amigos e eleitores gays’ diz autor do projeto que veta gays

Evandro Éboli, O Globo
Autor do projeto que veta presença de gays em templos religiosos e que permite pastores e padres se recusarem a celebrar casamentos entre homossexuais sem serem punidos, o deputado Washington Reis (PMDB, foto abaixo), em entrevista ao GLOBO na tarde desta quinta-feira, afirmou que ficou espantado com a repercussão da proposta.
O parlamentar afirmou ter convicção que o projeto irá prosperar no Congresso Nacional e que será sancionado pela presidente Dilma Rousseff. Reis é evangélico, da Igreja Assembleia de Deus. Reis disse que não se trata de um projeto homofóbico e nem preconceituoso com as pessoas do mesmo sexo. Ele diz "até" ter amigos homossexuais.

 Foto: Cleber Júnior / O Globo


GERAL

Ipea: jovem negro tem 3,7 vezes mais risco de homicídio

Débora Álvares, Estadão
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre racismo no Brasil divulgado nesta quinta-feira, 17, revelou que a possibilidade de um adolescente negro ser vítima de homicídio é 3,7 vezes maior do que um branco. Pelo levantamento, a expectativa de vida de um homem brasileiro negro é menos que a metade a de um branco.
Os dados mostram que, ao nascer no Brasil, o homem negro perde 1,73 ano de expectativa de vida por causa da violência, enquanto para o branco esse número cai para 0,71. As informações são baseadas em um dos textos constantes no boletim.


GERAL

Justiça rejeita recurso do MP para prender suspeitos de integrar PCC

G1
O Tribunal de Justiça de São Paulo negou nesta quinta-feira (17) atendimento a um recurso do Ministério Público Estadual que pedia a prisão de 175 suspeitos de integrar uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas. Os suspeitos foram investigados pelo Ministério Público nos últimos três anos por tráfico de drogas, assassinatos, porte de arma e formação de quadrilha.
"Não vejo presentes os requisitos habituais para a concessão de liminar. Eventuais efeitos suspensivos e ativos só poderão ser decididos pela turma julgadora, quando do julgamento do mérito da impetração e não por este relator em decisão monocrática. Indefiro pois o pedido de liminar e determino que sejam requisitadas as informações de praxe ao juízo apontado como autor de violação de direitos líquidos e certos do Ministério Público", diz no despacho do desembargador Ivan Marques.


GERAL

Reforma agrária de 2013 irá desapropriar terras em 21 estados

Juliana Braga, G1

Os cem decretos de desapropriação de terras que serão publicados até 31 de dezembro irão contemplar 21 estados de todas as regiões do país, informou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A retomada da reforma agrária pelo governo federal foi anunciada nesta quinta-feira (17) pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, durante cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, em Brasília.
Os estados onde irão ocorrer desapropriações de terras são Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.



ECONOMIA

Greve de petroleiros atinge unidades da Petrobras em todo o país

Clarice Spitz, O Globo
A greve dos trabalhadores da Petrobras, iniciada durante a madrugada, atinge todas as refinarias, terminais, plataformas, campos de produção e unidades operacionais da empresa no país, avaliou nesta quinta-feira a Federação Única dos Petroleiros (FUP), que reúne sindicatos.
Em Brasília, um grupo de manifestantes do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) protestava em frente ao Ministério de Minas e Energia (MME). Os servidores são impedidos de entrar no prédio. Mais cedo, houve relatos de que funcionários foram agredidos ao serem impedidos de entrar no prédio. Os trabalhadores pedem o cancelamento do leilão da área petrolífera de Libra, no pré-sal, marcado para segunda-feira, além de melhorias salariais.


ECONOMIA

Mantega intervém para resolver divergências entre BB e Caixa

Gabriela Valente e Martha Beck, O Globo
Além de lidar com os problemas da economia, o ministro da Fazenda, Guido Mantega (foto abaixo), tem de administrar brigas de subalternos. Recentemente, convocou os presidentes do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, e da Caixa, Jorge Hereda, para tentar acabar com o clima de tensão devido à disputa entre as instituições.
Os dois bancos têm traçado estratégias para atacar justamente o mercado dominado pelo outro. Nos bastidores, comenta-se que o clima é tão tenso que os dois dirigentes nem se falam mais. O Banco do Brasil está de olho no mercado de crédito que mais cresce no país: o imobiliário. A Caixa é quem manda no setor. Detém nada menos que 70% de todos os financiamentos de casa própria do país.



ECONOMIA

Quase um terço de usuários de planos recorre ao SUS ou paga consulta

Andrea Freitas, O Globo
Pesquisa encomendada pela Associação Paulista de Medicina (APM) ao Instituto Datafolha indica que 79% dos beneficiários de planos de saúde no estado de São Paulo tiveram algum tipo de problema nos últimos 24 meses. Com isso, 30% dos clientes acabaram recorrendo ao Sistema Único de Saúde (SUS) ou a serviços particulares no mesmo período, uma alta de 50% frente ao registrado na sondagem anterior, realizada no ano passado.
De acordo com o levantamento, 41% da população de São Paulo — 13,2 milhões de pessoas — têm planos de saúde e 32% desse total (10,4 milhões) utilizaram algum serviço credenciado nos últimos dois anos. Com base nesse público-alvo, a sondagem identificou que 80% tiveram problemas em pronto atendimento; 66%, na marcação de consultas; 61%, na liberação de exames; 47%, na marcação de exames; 41%, em internação; e 24%, para a realização de cirurgias,

0 comentários:

Postar um comentário