quinta-feira, outubro 03, 2013

TSE define nesta 5ª o futuro da “Rede Sustentabilidade” de Marina Silva

O futuro do partido Rede Sustentabilidade deverá ser definido nesta quinta-feira (3), pelos sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mesmo sendo um fenômeno nas pesquisas de intenção de votos, a ex-senadora Marina Silva luta contra o tempo na tentativa de garantir a criação do novo partido.
Na última terça-feira, o Ministério Público Eleitoral (MPE) enviou parecer ao TSE contra a concessão de registro da sigla. Segundo o vice-procurador eleitoral Eugênio Aragão, o partido não obteve o número mínimo de 492 mil assinaturas necessário para a obtenção do registro. De acordo com Aragão, a legenda conseguiu validar 442.500 assinaturas.
O julgamento marcado para a noite de hoje é decisivo para Marina e deve ter impacto direto no quadro da eleição presidencial do ano que vem, pois o Tribunal irá decidir se, mesmo com parecer contrário do MPE, o partido está autorizado a disputar as eleições de 2014.
Para obter registro, o partido precisa validar 0,5% dos votos registrados na última eleição para a Câmara dos Deputados. Segundo Marina Silva, o partido coletou 868 mil assinaturas e tem 550 mil validadas, número superior ao mínimo solicitado pela Lei Eleitoral.
De acordo com a ex-senadora, os números são divergentes porque durante o processo de validação de assinaturas de apoiadores nos tribunais regionais eleitorais, os cartórios atrasaram os procedimentos e anularam 95 mil delas sem justificativa. No entanto, ela garante que não vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) no caso de derrota.

0 comentários:

Postar um comentário