segunda-feira, dezembro 09, 2013

Brasil

Laudo diz que Roberto Jefferson não precisa de prisão domiciliar

O Globo
O laudo médico dos três oncologistas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) que examinaram o ex-deputado Roberto Jefferson (foto abaixo) atesta que o delator do mensalão não teria necessidade de permanecer em casa. Com base nesse laudo, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, vai decidir se concede ou não prisão domiciliar a Jefferson.
A assessoria de imprensa do ex-deputado confirmou que os advogados tiveram acesso ao laudo. O documento, de 4 de dezembro, afirma que não foi encontrada “qualquer evidência” do câncer de que Roberto Jefferson se tratou; o delator do mensalão fez uma cirurgia em 2012 para retirar um tumor no pâncreas. “Do ponto de vista oncológico, esta junta não identifica como imprescindível, para o tratamento do sr. Roberto Jefferson Monteiro Francisco, que o mesmo permaneça em sua residência ou internado em unidade hospitalar”, informa o laudo médico, assinado por Carlos José Coelho de Andrade, Rafael Oliveira Albagli e Cristiano Guedes Duque, do Inca.

Foto: Pablo Jacob / O Globo


Dilma quer chegar de trator à reeleição

Gabriel Castro, Veja
O roteiro não varia muito: em menos de dez segundos, o prefeito se aproxima, cumprimenta Dilma Rousseff, recebe uma chave e posa para uma foto ao lado da presidente da República. Alguns puxam uma rápida conversa com a chefe do Executivo. E então o mestre de cerimônias chama o próximo da fila.
A cena já se repetiu centenas de vezes desde que o governo federal começou a montar palanques para distribuir máquinas às pequenas cidades nos grotões do pais. São retroescavadeiras, motoniveladoras, pás-carregadeiras e outros equipamentos do tipo que, entregues a pequenos municípios, têm o potencial de criar uma dívida de gratidão dos prefeitos com a presidente, candidata à reeleição no ano que vem.
Os dois lados saem ganhando: para o chefe do Executivo municipal, a chegada de um equipamento novo é útil para melhorar as condições das rodoviais vicinais e conquistar o apoio de seus conterrâneos. Para a presidente, é uma garantia de proximidade com os líderes políticos de pequenas cidades, onde a influência do prefeito é significativa.



Oposição em busca de 66% que querem mudanças no governo

Paulo Celso Pereira, O Globo
A perspectiva de renascimento das manifestações de rua na Copa do Mundo e o desejo amplamente majoritário por mudanças na condução das ações governamentais, já captado na última pesquisa Datafolha, jogam cada vez mais imprevisibilidade sobre as eleições de 2014.
E é nesse cenário, novo em relação às últimas eleições, que os adversários da até agora favorita Dilma Rousseff tentarão se consolidar como catalizadores desse sentimento de mudança. Se, até os protestos de junho, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) disputavam sobre quem poderia continuar da melhor forma o governo do PT, usando como slogans “fazer mais” ou “fazer melhor”, agora a disputa será pelo papel de melhor representante da mudança desejada por 66% da população, segundo aferiu o Datafolha.
Embora esse dado, associado à preocupação popular com a economia, prejudique o favoritismo de Dilma, por outro lado nenhum dos pré-candidatos de oposição até agora conseguiu consolidar-se como catalisador desse sentimento. Por isso, a tendência é que a própria Dilma também entre nesse embate pela “mudança”, lutando para se consolidar como a opção segura para promover as alterações necessárias.



Selvageria entre torcidas deixa 4 feridos no jogo Atlético-PR x Vasco

Marcos Penido, O Globo
A violência no futebol brasileiro ganhou mais um lamentável capítulo, que envergonha o esporte no país que vai sediar em 2014 a Copa do Mundo. Torcedores de Atlético-PR e Vasco envolveram-se em uma briga na arquibancada, na Arena Joinville (foto abaixo), em Santa Catarina, que deixou quatro feridos, internados no Hospital São José, próximo ao estádio.
A pancadaria provocou a interrupção do jogo por uma hora e doze minutos. O torcedor em estado mais grave, William Batista, de 19 anos, sofreu fratura no crânio. Outros dois - Estevão Vianna, 24 anos, e Gabriel Ferreira, 29 - também sofreram pancadas na cabeça e seguem em observação. Só Diogo Cordeiro da Costa, o quarto a ser levado ao hospital, foi liberado: ele teve alta às 20h35m, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde de Joinville. William e Estevão são paranaenses, e Gabriel e Diogo, cariocas. O jogo terminou 5 a 1 para o Furacão.

Foto: Pedro Kirilos / O Globo


Saúde: consulta a jato na rede pública dura 1 minuto e 4 segundos

G1
A saúde dos brasileiros é motivo de negociação por baixo dos panos. As propinas começam em 10% e são pagas, claro, com o dinheiro de seus impostos. Em 2012, o Governo Federal aplicou quase R$ 38 bilhões na saúde dos municípios brasileiros. Só para o atendimento básico, feito nos postos de saúde da família, serão R$ 16 bilhões até o fim deste ano.
Os valores entram direto nas contas das prefeituras. E a maioria dos municípios prefere usar essa verba na contratação de cooperativas médicas e organizações sociais, para que estas se encarreguem do serviço de saúde. O Fantástico percorreu regiões do interior do Brasil para investigar se esse dinheiro está sendo bem gasto e se a população é atendida como merece.


Casamento coletivo reúne 130 casais homoafetivos no Rio

Terra
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro celebrou neste domingo "o maior casamento mundial coletivo de casais homossexuais", no auditório da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), segundo a organização do evento. A cerimônia contou com 130 casais homoafetivos, conforme os organizadores. A Justiça do Rio já havia promovido três cerimônias coletivas, só que de uniões estáveis e de heterossexuais.
"O sentimento é de que toda a luta valeu a pena. É uma alegria muito grande porque a história é de muita perseguição e muito preconceito, com assassinatos de homossexuais e discriminação de todo tipo. E hoje ver essa cerimônia sendo realizada com esse tamanho mostra que muito se avançou. Ainda há muito a fazer contra o preconceito, mas estamos em um caminho de avanço", comemorou o coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimeto, destacando que o casamento ocorreu no Dia Nacional da Família.


Tumulto em shopping de São Paulo

G1
Imagens divulgadas em redes sociais mostram detalhes do tumulto ocorrido neste sábado (7) no Shopping Metrô Itaquera e que, segundo o centro de compras, reuniu 6 mil jovens que marcaram o encontro pela internet.
Em um vídeo exibido pela edição deste domingo do Fantástico, a multidão aparece na praça de alimentação. Clientes e funcionários se trancam nas lojas para escapar do tumulto. Logo depois, a polícia é chamada e chega ao estabelecimento. A atendente Aline Santos afirmou que os jovens "começaram a querer quebrar as lojas" e agrediram pessoas na praça de alimentação. "Chegaram fazendo um arrastão mesmo". O estudante Marcos Pereira contou que seu par de tênis foi furtado.


Azevêdo comemora sucesso em Bali, mas diz que é preciso repensar Doha

Debora Berlinck, O Globo
Três meses e meio depois de assumir o comando da Organização Mundial de Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azevêdo (foto abaixo) conseguiu na madrugada de sábado arrancar dos 159 países-membros da instituição o primeiro acordo em 20 anos para liberalização do comércio mundial.
Em entrevista por telefone ao GLOBO, de Bali, Indonésia, onde foi fechado o acordo, Azevêdo fala de seu próximo passo: destravar a Rodada de Doha, isto é, a grande negociação para abertura do comércio que está paralisada há anos. Para ele, a saída de Doha pode ser esta: reduzir o nível de ambição das negociações.

0 comentários:

Postar um comentário