quarta-feira, janeiro 15, 2014

Até 2017 serão implantados 34 novos cursos de Medicina nas universidades federais

Até 2017 serão implantados 34 novos cursos de Medicina nas universidades federais de 17 estados, segundo informou o vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry Campos. Ele também atua como presidente do Comitê Especial do Ministério da Saúde para Formação em Saúde. Desta terça-feira, 14, até a próxima quinta-feira, 16, em Brasília, acontecem reuniões para avaliação do Programa de Expansão dos Cursos de Medicina no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior.

Os encontros serão realizado na Secretaria da Educação Superior e na Secretaria de Regulação do Ministério da Educação (MEC). Na chamada fase I da expansão, que ocorre em 2014 e 2015, serão implantados 21 novos cursos, dos quais dois na região Norte, nove na região Nordeste, cinco no Centro-Oeste, quatro no Sudeste e um no Sul. Na fase II da expansão, os 13 novos cursos estarão assim distribuídos: Norte (2), Nordeste (6), Sudeste (2), Sul (3). 
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), sediada em Redenção (CE) deve receber um curso de Medicina na fase II da expansão. "Estamos fazendo um trabalho que se diferencia profundamente. A justificativa para essa expansão é preencher os vazios em comunidades rurais. Algumas comunidades brasileiras não têm nenhum médico", pontua Henry. 

Ele ainda diz que os novos cursos serão desenvolvidos com as comunidades e voltados para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). "A ideia é promover a estratégia de fixação dos graduados na região dos novos cursos.Para isso, tem que ser curso com novos paradigmas, um curso desenvolvido com e para a comunidade", reafirma.

De acordo com o vice-reitor, os outros estados nordestinos que receberão cursos novos são Pernambuco, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Bahia - as ampliações podem ocorrer na primeira ou na segunda fase da expansão.



Redação O POVO Online com informações da UFC

0 comentários:

Postar um comentário