quarta-feira, janeiro 15, 2014

Crateús festeja Coluna Prestes pelos 88 anos

Crateús. Há 88 anos, entre os dias 13 e 14 de janeiro, um grupo liderado por Luiz Carlos Prestes chegou neste município, único local do País onde houve confronto entre policiais e o grupo da Coluna Prestes, movimento político de resistência que percorreu o País em 1926. Esse é um dos fatos importantes da memória do povo deste município e será hoje relembrado por meio de uma programação especial. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, em parceria com a Academia de Letras de Crateús (ALC).

A programação inicia com um passeio pelos pontos de Crateús, onde o grupo de Prestes esteve à época da passagem, com destaque para o memorial . Em cada parada, serão lembrados acontecimentos do movimento FOTO: SILVANIA CLAUDINO
A programação inicia às 16h com um passeio de trenzinho pelos pontos da cidade, onde o grupo de Prestes esteve à época da passagem por Crateús. Em cada parada, os acadêmicos padre Geraldo Oliveira Lima e Flávio Machado contarão os acontecimentos históricos referentes a cada local. Será um percurso histórico por seis pontos, começando pela prédio da Estação Ferroviária (RFFSA), na Praça Gentil Cardoso. Ali, segundo o historiador Flávio Machado, é um dos principais pontos. "Alguns desses locais chegaram a ser dominados pelo grupo de Prestes, como o prédio da Estação. Eles se apoderaram e iam tomar outros locais. No passeio visitaremos esses locais e contaremos sobre o combate que houve nesses pontos, já que em Crateús foi a única cidade que houve confronto", destaca Machado.

Ele conta ainda que, em sua infância e juventude, ouviu muitos relatos de familiares, parentes e pessoas que viveram naquele período, conhecido também na cidade como "A Passagem dos revoltosos". O historiador relata que a população da cidade e região temia a chegada do grupo e muitas pessoas se apavoravam e até iam para outros locais. Depois do prédio da RFFSA, o trenzinho levará os visitantes para a Catedral Senhor do Bonfim, seguindo para uma residência na Rua João Tomé, local onde os revoltosos da Caminhada Prestes mantiveram o primeiro contato com o povoado de Crateús. Passará ainda na Rua Padre Macedo, conhecida como "rua da pimenta", onde também houve contato com os revoltosos e por último o cemitério, onde estão sepultados os dois soldados mortos no combate.

Após o passeio, haverá concentração na Praça Gentil Cardoso, local em que está situado o Monumento à Coluna Prestes. Ali haverá exibição do filme "A história de Luiz Carlos Prestes". Em seguida os acadêmicos farão comentários e observações acerca da passagem da intentona comunista pela cidade. Para o historiador, a data merece ser lembrada para registrar junto às novas gerações, principalmente. "É a primeira vez que Crateús s manifesta com respeito à comemoração dessa data", ressaltou. 

0 comentários:

Postar um comentário