sábado, janeiro 18, 2014

Brasil

Dilma chama Lula para debater a reforma ministerial

Fernanda Krakovics e Júnia Gama, O Globo
Antes da viagem internacional que a presidente Dilma Rousseff fará à Suíça e a Cuba, a partir do dia 22, ela deve se reunir com o ex-presidente Lula na segunda-feira, em Brasília, para tentar desatar os nós da reforma ministerial, com prioridade especial para acertar os ponteiros com o PMDB, aliado preferencial da campanha à reeleição, que ameaçou com uma rebelião esta semana. Ela embarca na quarta-feira, dia 22, e só retorna ao Brasil dia 29 à noite. A partir do dia 30, ela pretende efetivar a reforma ministerial.
Na mesa de decisões, na reunião de Dilma com Lula, também será tratada a nomeação de Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente da República José Alencar, para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).



Marta Suplicy tem direitos políticos suspensos por 3 anos

O Globo
A Justiça de São Paulo condenou a ex-prefeita Marta Suplicy (foto abaixo) por improbidade administrativa em razão de um contrato sem licitação firmado durante a gestão da petista (2001-2004). Na decisão, o juiz Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho, da 1ª Vara de Fazenda Pública, também suspendeu os direitos políticos da atual ministra da Cultura pelo prazo de três anos e determinou ainda pagamento de multa no valor de cinco vezes a remuneração dela quando prefeita de São Paulo. Cabe recurso.
A decisão data do dia 29 de novembro do ano passado e só foi publicada pela Justiça na quarta-feira da semana passada (9). De acordo com o Ministério Público (MP), autor da denúncia, a contratação, em 2003, da ONG Grupo de Trabalho e Pesquisa de Orientação Sexual (GTPOS) para desenvolvimento de ações referentes ao planejamento familiar e a educação sexual de famílias das regiões das Subprefeituras da Cidade de Ademar (Zona Sul) e da Cidade Tiradentes (Zona Leste de São Paulo) foi irregular, “na medida em que não se fizeram presentes todos os requisitos que possibilitam a dispensa da licitação”.



Polícia Federal pede quebra de sigilo bancário de Pizzolato

Andreza Matais e Felipe Recondo, Estadão
A Polícia Federal pediu a quebra do sigilo bancário e da movimentação do cartão de crédito de Henrique Pizzolato (foto abaixo), ex-diretor do Banco do Brasil condenado a prisão por participação no esquema do mensalão. O pedido foi feito ao Supremo Tribunal Federal após a fuga de Pizzolato para a Itália no último dia 15 de novembro, quando a Corte decretou sua prisão.
A quebra de sigilo abrange apenas movimentações financeiras em território nacional e é mais um passo na busca por informações sobre o paradeiro de Pizzolato. A PF ainda não foi comunicada se o pedido foi acolhido ou não pelo Supremo.



Juízes reagem contra TSE por proibir MP de pedir investigações

Júnia Gama, O Globo
Associações de juízes se somaram à reação da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proíbe o Ministério Público de pedir abertura de inquérito policial por crime eleitoral. Representantes de entidades de magistrados demonstraram preocupação com o que consideram uma restrição à capacidade investigativa do Ministério Público.
O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo dos Santos Costa, afirmou ver com preocupação a restrição à possibilidade do Ministério Público investigar crimes eleitorais. O magistrado afirma que as capacidades de investigação das instituições devem ser ampliadas, e não restringidas. Para João Ricardo, o próprio TSE deve recuar da decisão, evitando, assim, que o MP recorra ao Supremo Tribunal Federal (STF).


Juíza proíbe rolezinho no Rio; em São Paulo MP quer mediar encontros

O Globo
Ao contrário da decisão do juiz Alexandre Eduardo Scsinio, de Niterói, que indeferiu pedido de liminar para impedir o chamado rolezinho no Plaza Shopping neste fim de semana, a juíza Isabela Pessanha Chagas, da 14ª Vara Cível, proibiu nesta sexta-feira o evento marcado no Shopping Leblon, e estabeleceu multa de R$ 10 mil a cada pessoa que desobedeça a liminar.
Em seu despacho, a magistrada faz menção ao artigo 5º da Constituição Federal, que garante o direito à manifestação e o direito de ir e vir, mas salienta que um grupo de 5.000 pessoas — com presença confirmada pelas redes sociais — dentro de um “local privado, de lazer, pode pôr em risco a integridade física de eventuais consumidores que possam estar no local". Ela autorizou os autores da ação a fixarem a decisão em locais visíveis nas entradas do shopping.



Justiça proíbe Força Jovem do Vasco de frequentar estádios por um ano

O Globo
A torcida Força Jovem do Vasco foi proibida de frequentar estádios e qualquer evento esportivo por um ano. A punição foi decretada ontem pela 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro devido ao envolvimento da organizada nos episódios de violência na última rodada do Brasileiro, em Joinville, onde o Vasco perdeu de 5 a 1 para o Atlético-PR e foi rebaixado.
Em 10 de dezembro, dois dias após, a torcida Os Fanáticos, do Atlético-PR, já havia sido afastada dos estádios por seis meses. Devido à violência na Arena Joinville, o jogo foi interrompido por 73 minutos. Mais de dez torcedores identificados estão presos e três continuam foragidos.

 Foto: O Globo

Manifestantes fazem ato contra a morte de adolescente em São Paulo

Mônica Reolom e Victor Vieira, Estadão
Cerca de 300 pessoas, de acordo com a Polícia Militar, participaram de protetso contra a homofobia nesta sexta-feira, 17. O ato foi motivado pela morte de Kaique Augusto Batista dos Santos, de 17 anos. O adolescente foi encontrado morto pela Polícia Militar, no sábado, 11, próximo a um viaduto na região da Bela Vista, na Avenida 9 de Julho. A ocorrência foi registrada inicialmente como suicídio.
Os organizadores da manifestação, que partiu do Largo do Arouche, no centro de São Paulo, estimam que 500 pessoas tenham participado do ato. Por volta das 20h, os manifestantes saíram do Largo do Arouche e bloquearam a Avenida Vieira de Carvalho, no sentido da Praça João Mendes, aos gritos de "Kaique, eu vou lutar. A sua morte o estado vai pagar!". O protesto seguiu para a Avenida São Luís. As pessoas sentaram no chão, bloqueando a via. Por volta das 21h, os manifestantes passaram pelo Viaduto do Chá e chegaram à Secretaria de Segurança Pública.


Valorização de imóvel no país foi a maior do mundo nos últimos 5 anos

Fernando Nakagawa, Estadão
Nos últimos cinco anos, nenhum lugar do planeta viveu valorização imobiliária tão grande como a ocorrida no Brasil. Comparação entre 54 países realizada por bancos centrais de todo o mundo mostra que o preço médio dos imóveis brasileiros subiu 121,6% no período pós-crise de 2008.
O fôlego, porém, segue o ritmo da economia e os negócios estão em franca desaceleração. Da liderança nos cinco anos, o Brasil cai para o décimo lugar em valorização no acumulado em dois anos e está em um modesto 22.º lugar no último semestre.
Em 2008, o mundo mergulhou na maior crise econômica em décadas e o setor imobiliário dos Estados Unidos estava na raiz do problema. O diagnóstico fez com que medidas coordenadas fossem tomadas ao redor do mundo.


Taxa de desemprego no Nordeste chega a 10% e a do Sul, a 4,3%

Lucianne Carneiro, O Globo
A taxa média de desemprego nacional de 7,4% no segundo trimestre de 2013 esconde fortes desigualdades regionais. O Nordeste ostenta uma taxa de dois dígitos, a 10%, enquanto o Sul tem apenas 4,3%. O desemprego chega a 7,2% no Sudeste, 8,3% no Norte e 6% no Centro-Oeste.
E essas diferenças vão muito além da taxa de desemprego. O percentual de pessoas em idade de trabalhar sem nenhuma instrução era de 9,4% no Brasil no segundo trimestre de 2013. Quando se olha por regiões, a taxa era de 16,7% no Nordeste, quase o triplo dos 5,8% de Sudeste e Sul. No Norte, o percentual era de 11,1%.


MUNDO

Obama critica Snowden em discurso sobre reformas de espionagem

O Globo
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (foto abaixo), criticou nesta sexta-feira o ex-funcionário de inteligência Edward Swnoden, cujas revelações sobre as práticas de espionagem de Washington danificaram as relações com países aliados e provocaram reformas internas.
No discurso, Obama manifestou o compromisso de aumentar a proteção à privacidade, mas advertiu que os programas de inteligência dos EUA manterão suas atividades. O mandatário não deixou de mencionar o homem que, para o desgosto de seu governo, forçou uma mudança nas práticas de vigilância do país.

0 comentários:

Postar um comentário