terça-feira, janeiro 14, 2014

Ceará poderá ter primeiro parque temático de preservação do jumento

Parceria entre Uipa, One Voice e Detran já permitiu reduzir a mortalidade dos animais em 80%
Fortaleza.
 Se depender da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa-Ceará), a Fazenda Paula Rodrigues, administrada pelo Detran, no município de Santa Quitéria, poderá ser transformada no primeiro parque temático do jumento no Brasil. Para o sonho transformar-se em realidade, parcerias precisarão ser feitas com os poderes públicos e também com entidades internacionais, segundo destaca a presidente da Uipa, advogada Geuza Leitão.

Fazenda Paula Rodrigues situa-se em Santa Quitéria e é administrada pelo Detran. Na última semana e hoje está recebendo visita do emissário da One Voice, Ian Shersby, que já conversou com os administradores do local Fotos: Eduardo Aparício

No ano passado, a entidade já conseguiu um avanço, ao contar com o apoio financeiro da ONG francesa, One Voice, na compra de alimentos para os animais da fazenda. Foram destinados cerca de 36 mil euros para compra de 130 toneladas de milho em grãos. O voluntário da Uipa, Eduardo Aparício, ficou à frente deste trabalho, que envolveu a compra e entrega de remessas.

Desde a última quinta-feira, a One Voice enviou ao Ceará o seu emissário Ian Shersby, representando a presidente da ONG, Arnal Muriel. Ele veio conhecer a Fazenda Paula Rodrigues e o trabalho da Uipa. "O objetivo de minha viagem é para ver como está progredindo a parceria e como a One Voice pode ajudar a maximizar os trabalhos", afirmou. Eles já fizeram uma primeira visita à fazenda, na semana passada, e hoje retornam à Santa Quitéria.

"A Uipa está fazendo um trabalho maravilhoso por conhecer todos os meios legais para ajudar na causa. Pretendo voltar outras vezes para novas visitas e acompanhar o trabalho", disse ele, que também parabeniza o Detran pelo gerenciamento da fazenda. "Mesmo estando tudo bem, sempre dá para melhorar", observou.

Eduardo Aparício faz um balanço positivo desta primeira etapa de apoio aos jumentos, realizada ao longo de 2013. "Considero extremamente positivos os resultados obtidos pelo convênio One Voice, Uipa Ceará e Detran. Quando conheci a Fazenda Dr. Paula Rodrigues em 2011, havia cerca de 10.000 jumentos lá reunidos e a estrutura do lugar, embora com alguns cuidados realizados pela equipe do Detran, ainda era muito reduzida e a alimentação fornecida insuficiente para tantos animais", pontuou, acrescentando que, graças à doação de milho adquirido com recursos repassados pela One Voice, foi possível fazer a complementação alimentar para os animais mais debilitados. "Conseguimos, ao longo do ano passado, uma redução de cerca de 80% na mortalidade dos jumentos lá reunidos".

O apoio da ONG francesa, deu visibilidade internacional ao lugar, segundo destacou. "Isto gerou mais atenção e cuidados pelo Detran e, consequentemente, melhorias na estrutura da fazenda. Hoje existe lá uma equipe mais comprometida com o manejo correto e o bem-estar dos jumentos, e a infraestrutura aos poucos vem sendo melhorada", afirmou. Sobre a proposta de transformar a fazenda em um parque temático, ele avalia como a única alternativa para realmente tentar solucionar a situação dos jumentos no Ceará.

Durante a visita da ONG francesa, foram feitas fotos e filmagens do trabalho de apoio realizado pela Uipa

Segundo calcula, cerca de 70% dos jumentos abandonados no Estado se encontram na fazenda de Santa Quitéria. "É extremamente necessária uma ação nesse sentido, para resgatar o respeito e o cuidado a um animal que hoje está em completa situação de abandono".

Geuza Leitão diz que a proposta é transformar a área em um parque temático para visitação turística de interesse nacional e internacional, bem como tornar o lugar em um verdadeiro espaço de preservação dessa espécie animal, própria do Nordeste brasileiro. Ela também projeta que o local pode servir de áreas para estudos veterinários e zootécnicos. "O jumento é um animal muito inteligente, que merece ser valorizado e respeitado. Já serviu muito ao homem e hoje está abandonado, mas ele pode ser aproveitado em trabalho de transporte de pesos leves", defende ela.

O Detran, por meio de sua Assessoria de Comunicação, avalia que, todas as propostas que objetivam o bem-estar dos animais são bem-vindas. O Departamento está aberto para receber a formalização da proposta de transformação da fazenda em parque de preservação, considerando suas implicações legais. Na Fazenda Paula Rodrigues existem cerca de 5 mil jumentos, que foram recolhidos abandonados nas rodovias do Estado.

Articulação
"Precisamos de apoio do poder público para viabilizarmos convênios e recursos que tornem realidade este sonho"
Geuza Leitão
Presidente da Uipa Ceará

"A criação do parque de preservação do jumento é a única alternativa viável para solucionar de vez o abandono dos animais"
Eduardo Aparício
Voluntário da Uipa

Mais informações
União Internacional Protetora dos Animals (Uipa)
Geuza Leitão - (85) 3261.3330
Detran - Fortaleza
(85) 3101.5813/ 5819

VALÉRIA FEITOSAEDITORA 

0 comentários:

Postar um comentário