terça-feira, março 04, 2014

Brasil

Brasil entrega à Itália pedido de extradição de Pizzolato

Veja
O governo brasileiro oficializou nesta segunda-feira o pedido de extradição do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato (foto abaixo), condenado a mais de doze anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão. As informações são da Agência Brasil.
A documentação foi entregue pela embaixada brasileira em Roma ao Ministério das Relações Exteriores da Itália. Como possui cidadania italiana, Pizzolato seguiu para a Europa no ano passado, antes da expedição do mandado de prisão, em uma fuga hollywoodiana descoberta pela Polícia Federal somente em fevereiro. Desde então, está preso em território italiano.




Ruas que dão acesso à Marquês de Sapucaí são tomadas por lixo

Clarissa Thomé, Estadão
As ruas de acesso à Marquês de Sapucaí estão tomadas de lixo, por conta da greve de garis, que interromperam a coleta em pontos da cidade desde a manhã de domingo, 3.
O público que chega ao sambódromo precisa desviar, em muitos pontos, de sacos de lixo colocados na calçada por moradores vizinhos à Passarela do Samba, mas também pelo lixo jogado no chão pelos foliões.


Coronel e PMs participaram de ação para libertar sargento preso no AC

G1
Um coronel da Polícia Militar do Acre disse nesta segunda-feira (3) que se baseou no estado de direito para invadir uma delegacia de polícia no fim de semana, em Rio Branco. Ele e dezenas de PMs participaram da ação para libertar um sargento preso horas antes.
A invasão à delegacia, na noite de sábado (1º), foi rápida e surpreendeu os policiais que estavam de plantão. A confusão começou com um acidente de trânsito. Segundo a Polícia Militar, um dos motoristas se negou a fazer o teste do bafômetro e foi levado à delegacia. Ainda segundo a versão dos militares, o delegado exigiu que o policial militar aplicasse o bafômetro, o que não aconteceu, porque o motorista voltou a se negar.


Forbes: número de bilionários brasileiros mais que dobrou em três anos

Veja
A publicação americana Forbes divulgou nesta segunda-feira a lista das pessoas mais ricas do mundo, que conta com 1.645 nomes. Para o Brasil, não houve muitas surpresas a não ser o próprio número de brasileiros que constam da lista: 65, já contabilizada a saída de Eike Batista.
Em 2013, esse número não passava de 46. Em 2012, era de 36, enquanto no ano precedente, chegou a 30. Isso significa que, em três anos, o número de bilionários avançou 116%.
O maior salto ocorreu em 2014 em relação a 2013: 41,3%. O curioso é que foi justamente neste período que o real se desvalorizou mais ante o dólar. No ano passado, a moeda brasileira perdeu 13,32% de seu valor.


Oposição na Venezuela pressiona OEA

Estadão
Um grupo de dirigentes políticos da oposição, estudantes e jornalistas marcharam ontem até a sede regional da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Caracas, para exigir uma posição mais "firme" da entidade sobre a crise política na Venezuela.
O grupo entregou uma carta pedindo que a OEA se pronuncie sobre o que está ocorrendo no país. Uma das líderes opositoras, a deputada María Corina Machado, disse que a reação tem de partir tanto do secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, quanto dos chefes de Estado dos países integrantes, entre eles o Brasil.


EUA suspendem laços comerciais com a Rússia após ação na Ucrânia

Estadão
No fim da noite de segunda-feira, após o presidente americano se reunir por mais de duas horas com conselheiros, os EUA anunciaram a suspensão dos vínculos militares com Moscou. "Isso inclui exercícios e reuniões bilaterais, convites para visitar embarcações e conferências de planejamento militar", afirmou o porta-voz do Pentágono, John Kirby.
Trocas comerciais e investimentos futuros com a Rússia também foram suspensos, segundo um porta-voz de Michael Froman, representante dos EUA para o Comércio. "Devido aos recentes acontecimentos na Ucrânia, suspendemos as negociações comerciais e de investimento com o governo da Rússia".



Barack Obama, presidente dos EUA


Em Israel, pena maior a marido que nega divórcio

Daniela Kresch, O Globo
Quando um não quer, dois não se divorciam. Mas e se quem decide pela separação oficial é apenas o homem e a mulher fica à mercê de seu veredicto? O fenômeno é conhecido em Israel, já que pela religião judaica, é o marido que concede o chamado guet (documento de divórcio) à mulher.
Alguns homens, no entanto, se recusam a fazê-lo, mantendo as esposas como reféns, numa espécie de limbo jurídico, sem que possam reconstruir a vida com outros companheiros.
Para tentar diminuir a quantidade crescente de maridos recalcitrantes, o Parlamento israelense aprovou em primeira instância uma lei que aumenta a pena máxima de prisão de dez para 20 anos para quem se recusa a conceder o guet.


Pessoas que vivem em áreas de maior diversidade são menos racistas

O Globo
Pessoas que vivem em ruas com maior diversidade étnica são menos racistas do que os indivíduos que moram em áreas mais segregadas. Um novo estudo revelou que o nível de tolerância está diretamente relacionado à experiência de viver numa sociedade mais integrada.
Mesmo quando as pessoas brancas tinham pouca interação com outros grupos étnicos da mesma comunidade, eles se revelaram mais tolerantes apenas pelo fato de testemunhar interações positivas entre membros de diferentes grupos raciais.

0 comentários:

Postar um comentário