terça-feira, abril 22, 2014

Brasil

POLÍTICA

Datafolha mostra empate entre eleitores que conhecem candidatos

O Globo
Pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo jornal "Folha de S. Paulo", mostra que apenas 17% dos eleitores conhecem "bem" ou "um pouco" os três principais pré-candidatos a presidente da República: Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). A pesquisa foi realizada pelo Datafolha nos dias 2 e 3 de abril.
Considerando apenas os eleitores que afirmaram conhecer os três principais candidatos, Eduardo Campos estaria à frente com 28% das intenções de votos, seguidos por Dilma, com 26%, e Aécio com 24%. 


Pizzolato depõe sobre ‘operador’ de ex-premiê

Jamil Chade e Andreza Matais, Estadão
O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato prestou depoimento à Justiça Italiana sobre suposto envolvimento com o italiano Valter Lavitola, conhecido como operador do ex-premiê italiano Silvio Berlusconi.
Investigações conduzidas pela Justiça italiana apontam que Henrique Pizzolato mantinha uma "relação estreita" com Lavitola, que já morou no Brasil e hoje está preso nas proximidades de Nápoles. Os indícios apontam para a existência de "negócios conjuntos" que envolveria interesses de empresas de telecomunicações italianas no Brasil.


Alckmin anuncia multa para consumo de água acima da média na Grande SP

O Globo
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse nesta segunda-feira que os moradores da Grande São Paulo abastecidos pelo Sistema Cantareira que consumirem mais água do que a média dos últimos meses serão multados a partir de maio.
Para esses consumidores, a conta ficará 30% mais cara. Já os que economizarem 20% recebem desde fevereiro um desconto de 30% na conta. O nível das represas do Sistema Cantareira está em 12% da capacidade, um dos mais baixos da história.
Segundo o governo do estado, 76% dos consumidores da região metropolitana reduziram o consumo de água – desses, 37% conseguiram atingir a meta necessária para a bonificação. 


Rio: Sob vigilância da PM, grupo de invasores permanece na Catedral

Sérgio Ramalho, O Globo
No dia seguinte ao tumulto envolvendo invasores do terreno da Oi e um policial militar, que acompanhava à distância a movimentação do grupo na entrada da Catedral Metropolitana do Rio, não foi registrado nenhum novo conflito.
Pelo menos 80 sem-teto ainda permaneciam nesta segunda-feira acampados no local, sob a vigilância de PMs e guardas municipais. A presença dos invasores em barracas e as faixas fixadas por eles com frases como “Desabrigados da Oi resistem” e “Não temos casa para morar” chamavam a atenção de quem aproveitou o feriado de Tiradentes para conhecer a Catedral, no Centro do Rio.


Montadoras e sindicatos querem seguro-desemprego para pagar salários

Cleide Silva, Estadão
Diante da ameaça de uma crise no setor automobilístico, com vendas no mercado interno e exportações em queda, empresas dando férias coletivas e abrindo programas de demissão voluntária (PDV), empresários e sindicalistas voltam ao governo federal para retomar discussões sobre a criação de um sistema nacional de proteção ao emprego.
A proposta é adotar um programa similar ao da Alemanha. O modelo alemão prevê que, em tempos de crise, os trabalhadores são afastados, mas não são demitidos. Eles continuam vinculados à empresa e recebem seus salários, boa parte paga pelo governo


Putin facilita nacionalidade a quem fala russo em países da ex-URSS

Andrei Neto, Estadão
O presidente russo, Vladimir Putin, assinou ontem uma lei que acelera o processo de concessão de nacionalidade para russos étnicos que a solicitarem em países vizinhos. A condição imposta é que os candidatos falem russo e vivam em territórios que faziam parte da União Soviética (URSS).
Outra lei assinada pelo líder russo favorece minorias que vivem na Crimeia, como tártaros, armênios, gregos, búlgaros e germânicos, perseguidos pela URSS durante o regime de Stalin, acusados de colaboração com o nazismo

0 comentários:

Postar um comentário