segunda-feira, junho 23, 2014

Brasil

POLÍTICA

Em favor do ‘Aezão’, Cabral desiste do Senado

O Globo
O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) vai anunciar nesta segunda-feira que abrirá mão da candidatura ao Senado na chapa do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) para o ex-prefeito Cesar Maia (DEM) ocupá-la, dando caráter formal ao movimento “Aezão“.
A informação repercutiu entre os políticos do estado. Em nota oficial, o prefeito do Rio Eduardo Paes chegou a afirmar que, depois da 'suruba' eleitoral - termo utilizado pelo deputado Alfredo Sirkis para definir as alianças no Rio na última semana -, as eleições fluminenses são um "bacanal eleitoral".
A articulação foi selada, na manhã deste domingo, no apartamento de Aécio Neves, em Ipanema, junto com Pezão, Cabral e Cesar Maia, além do presidente estadual do PMDB, Jorge Picciani. Assim, a tendência é que Cabral não dispute qualquer cargo público este ano e assuma formalmente a coordenação da campanha de Pezão.


Sérgio Cabral, então governador do Rio, e Cesar Maia, então prefeito, durante a cerimônia de encerramento dos jogos Pan-americanos no Maracanã, no Rio, em 2007. Foto: Maurício Lima / AFP


POLÍTICA

Conselhos populares em atividade pouco têm de democrático

Daniel Jelin, Veja
Um dos argumentos de quem defende o decreto bolivariano de Dilma Rousseff – o de número 8.243, que estimula todos os órgãos da administração federal a abrigar conselhos de "representantes da sociedade civil" – é que o Brasil já conta com milhares de entidades desse tipo, em todas as camadas de governo. É verdade. Mas a experiência acumulada nesses fóruns não é nada animadora: eles têm muito pouco de "democrático" e um conceito bem particular do que seja "sociedade civil".
O decreto foi assinado por Dilma há um mês. A pretensão de que uma "política nacional de participação social" pudesse ser implementada pelo Executivo numa canetada causou forte reação no Congresso. Oposição e base aliada ameaçaram barrar o decreto, mas o governo promete resistir. Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência, alega questões de princípio, mas é evidente o propósito de cooptar ou recooptar sindicatos, ONGs e outras organizações sociais para o projeto petista.


Ministro Gilberto Carvalho. Foto: Eliária Andrade


POLÍTICA

PSOL lança Luciana Genro com defesa de calote da dívida

João Domingos, Estadão
Com um programa de governo que promete levantar as bandeiras por melhoria dos serviços públicos levadas às ruas em grandes manifestações, em junho do ano passado, além da descriminalização da maconha e do aborto, o PSOL lançou ontem a candidatura da ex-deputada Luciana Genro (RS) à Presidência da República. O professor paulista Jorge Paz, do mesmo partido, será candidato a vice.
Antes de lançar Luciana como candidata, o partido tinha o senador Randolfe Rodrigues como pré-candidato da sigla, enquanto a ex-deputada seria a vice. O parlamentar, no entanto, desistiu de disputar o Planalto na semana passada. Em nota oficial, o presidente nacional do PSOL assinalou que a desistência de Randolfe estava "vinculada à necessidade de construir uma alternativa política contra o retorno de forças conservadoras no Estado do Amapá".



Luciana Genro. Foto: Agência Brasil


POLÍTICA

Cid Gomes desmaia em evento do PDT em Fortaleza

Maria Lima, O Globo
O governador do Ceará, Cid Gomes (PROS), passou mal ontem durante convenção do PDT em Fortaleza. Ele foi atendido no Hospital Escola Hélvio Autodoenças Tropicais (antigo HDT), na capital cearense, e passa bem. Segundo sua assessoria de imprensa, o governador teve uma queda de pressão. Ele estava discursando quando desmaiou e teve que ser carregado até uma ambulância do Samu.
O senador Inácio Arruda (PCdoB) disse por mensagem que Cid Gomes estava tranquilo. Mais cedo, o deputado federal José Guimarães, candidato ao Senado pelo PT na coligação do PROS, chegou a considerar que o estado do governador poderia ser grave.



Governador do Ceará desaba na convenção do PDT. Foto: Jarbas Oliveira


ESPORTES

Felipão rebate Van Gaal: ‘É burro ou é mal-intencionado’

O Globo
O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, regiu de forma dura à frase do colega Louis Van Gaal, treinador da Holanda, de que a Fifa teria favorecido o Brasil ao marcar o jogo contra Camarões na tabela para depois da definição do grupo B. Os jogos da chave A (Camarões x Brasil, em Brasília, e Croácia x México, em Recife) serão às 17 horas desta segunda-feira, e Holanda x Chile (definição sobre o primeiro e o segundo colocados) será às 13 horas.
Com isso, segundo o holandês, o Brasil poderia escolher seu adversário nas oitavas, ao entrar em campo já sabendo em que posição ficaram as equipes da outra chave. Para Felipão, que não citou diretamente o nome de Van Gaal, uma suspeita assim só é feita por pessoas ‘burras ou mal-intencionadas’.



Felipão se mostrou irritado durante coletiva de imprensa, no Mané Garrincha. Foto:Jefferson Bernardes


ESPORTES

Seleção desarma muito e ataca mais pelo lado de Oscar e Daniel Alves

Carlos Eduardo Mansur, O Globo
A seleção brasileira que chega à terceira partida da Copa do Mundo decidindo sua classificação, hoje, contra Camarões, em Brasília, ouve cobranças para recuperar o padrão de jogo exibido em 2013, quando venceu a Copa das Confederações. Algumas dicas de como melhorar podem ser encontradas através dos números. As estatísticas oficiais do torneio mostram um Brasil que, embora não seja um fracasso ofensivo, se destaca mesmo nos desarmes, quesito em que lidera.
Mas dois dados chamam atenção: o time joga muito mais pela direita do que pela esquerda e vai mal no índice de passes certos até agora. Os números não incluem os três jogos realizados neste sábado. O Brasil não lidera as estatísticas ofensivas, mas também não se afasta dos melhores. É o sétimo time que mais finaliza na Copa do Mundo até aqui.



Felipão e Neymar. Seleção joga muito mais pela direita do que pela esquerda e vai mal no índice de passes certos até agora. Foto: Marcelo Theobald / O Globo


ESPORTES

As contas de Portugal na Copa do Mundo de 2014

Hugo Daniel Sousa, Público
A seleção portuguesa ainda pode, matematicamente, classificar-se para as oitavas de final da Copa do Mundo de 2014, que está sendo realizada no Brasil, mas as contas são realmente complicadas, até porque a equipe de Paulo não depende de si própria em nenhuma circunstância.
Na quinta-feira, às 17 horas, Portugal, que tem um único ponto no campeonato, enfrenta a seleção de Gana, também com um ponto, em Brasília, e à mesma hora, em Recife, enfrentam-se Alemanha, com quatro pontos, e Estados Unidos, com quatro pontos. Um empate é suficiente para alemães e americanos chegarem à frente do time português.



Em Manaus, Portugal empatou com os Estados Unidos em 2 a 2. Foto: Siphiwe Sibeko / Reuters


GERAL

Estresse pós-traumático em grávidas aumenta risco de parto prematuro

O Globo
Conhecido por estar associado a eventos como ataques terroristas ou guerras, o estresse pós-traumático não se restringe a estes episódios mais radicais. Cerca de 8% das mulheres grávidas possuem a síndrome e isto afeta na gestação, segundo estudo publicado no JAMA Psychiatry.
O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Yale, dos Estados Unidos, e revela um efeito até então desconhecido desse transtorno psiquiátrico: a sua influência sobre a possibilidade de que uma mulher possa dar à luz prematuramente. O risco de nascimento prematuro é aumentada quatro vezes em fêmeas com estresse pós-traumático, de acordo com o estudo.



Pesquisa relaciona estresse e depressão na gravidez com aumento do risco de parto prematuro. Foto: Marcelo Theobald


GERAL

Movimento dos sem teto ameaça fazer uma ocupação por semana

Veja
O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) enviou nota à imprensa na tarde deste domingo em que afirmou realizar uma nova ocupação a cada semana que a Câmara Municipal de São Paulo não submeter o Plano Diretor à votação. Na madrugada de sexta-feira, o movimento invadiu um terreno particular no Morumbi, na zona sul da cidade, como forma de protesto contra a demora da votação do projeto que reordena o crescimento de São Paulo pelos próximos 16 anos.
Em menos de 12 horas, cerca de 600 barracos foram erguidos na área que pertence à construtora Even. Segundo José Afonso, da Secretaria Nacional do MTST, as ocupações não são apenas uma forma de pressão, mas também uma necessidade.


Área ocupada no Morumbi pelos sem teto. Foto: Tiago Queiroz / Estadão


GERAL

Passe livre diz que quebra-quebra ‘faz parte’ da luta popular

O Globo
O Movimento Passe Livre (MPL) divulgou nota neste fim de semana afirmando que não cabe ao grupo legitimar a violência ocorrida na última quinta-feira, durante o protesto “Não vai ter tarifa”, que marcou um ano da revogação do aumento da passagem de ônibus em São Paulo.
Segundo o MPL, embora os atos de violência não estivessem entre os objetivos da manifestação, historicamente, os quebra-quebras fizeram parte das lutas populares. Durante o ato do MPL, black blocs mascarados promoveram a depredação de agências bancárias e de uma concessionária de carros de luxo, deixando prejuízo estimado em R$ 2 milhões.


Black blocs fazem quebra-quebra em concessionária em São Paulo após manifestação da última quinta-feira. Foto: Marcos Alves / O Globo


ECONOMIA

Com atraso, Belo Monte entra na fase final

Renée Pereira, Estadão
As seis carretas que deixaram Taubaté, no interior de São Paulo, com as primeiras peças para montagem eletromecânica da Hidrelétrica de Belo Monte demoraram quase três meses para chegar ao destino final, em Vitória do Xingu, no Pará. Foram quase 3 mil quilômetros de estrada e rio carregando partes do pré distribuidor, que montado tem 11 metros de diâmetro, quatro metros de altura e 261 toneladas.
A peça foi instalada na casa de força n.º 1, de Belo Monte, no dia 10 de junho, em evento com a presença de engenheiros, operários e do diretor presidente da Norte Energia, Duílio Diniz Figueiredo. O cronograma está um ano atrasado devido à série de paralisações causada por manifestações e invasões de ribeirinhos, índios, integrantes dos atingidos por barragens e ambientalistas, além de greves e decisões judiciais.


Foto: Estadão


ECONOMIA

Governo francês acerta a compra de 20% da Alstom

O Globo
Após uma maratona de negociações, o governo francês chegou a um acordo neste domingo com o acionista majoritário da Alstom, o grupo Bouygues, sobre a opção de compra de 20% da empresa. A informação foi publicada no site do jornal americano “Wall Street Journal”, que cita o ministro da Economia da França, Arnaud Montebourg.
Com isso, fica livre o caminho para que a americana General Electric (GE) adquira a companhia francesa. Não foi revelado o preço da compra dos papeis. Se considerado o atual valor de mercado da Alstom, uma participação de 20% estaria avaliada em € 1,7 bilhão.


MUNDO

Poroshenko diz aos EUA que separatistas continuam ataques

O Globo
Os separatistas do leste da Ucrânia continuam lançando ataques, apoiados pela Rússia, apesar da declaração de cessar-fogo unilateral feita por Kiev, disse neste domingo o chefe de Estado ucraniano Peter Poroshenko ao vice-presidente dos EUA Joe Biden.
Poroshenko ordenou na sexta-feira que suas forças para cessassem os combates por uma semana como parte de um plano mais amplo de paz destinado a por fim ao pior enfrentamento Leste-Oeste desde a Guerra Fria centrado na antiga república da ex-União Soviética, disse a Casa Blanca.


Um separatista pró-Rússia mostra um rifle anti-tanque em Seversk, na região de Donetsk. Foto: Shamil Zhumatov / Reuters


MUNDO

Israel bombardeia nove alvos no lado sírio das Colinas de Golã

O Globo
Uma das fronteiras mais estáveis do Oriente Médio estremeceu ontem, levando ainda mais tensão à região. Depois de um ataque sírio que matou um menino israelense de 13 anos e feriu outras quatro pessoas, a Força Aérea de Israel bombardeou durante a madrugada pelo menos nove alvos militares no lado sírio das Colinas de Golã, próximo à cidade de Quneitra.
O bombardeio noturno se seguiu a disparos de artilharia feitos durante a tarde — numa forte contraofensiva israelense ao que o governo de Benjamin Netanyahu viu como um ataque deliberado a seu país.



Soldados israelenses perto do checkpoint Quneitra, na fronteira com a Síria. Foto:Menahem Kahana / AFP


MUNDO

Rebeldes iraquianos tomam posições na fronteira com Síria e Jordânia

Estadão
Os insurgentes sunitas que avançam no Iraque capturaram durante o fim de semana dois importantes postos de controle na região da fronteira iraquiana com a Síria e com a Jordânia, além de quatro cidades no entorno das instalações fronteiriças.
Ontem, ao informar a perda de posições para o grupo radical Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isil, na sigla em inglês), as autoridades de Bagdá tentaram dar uma interpretação positiva para as derrotas, declarando que tomaram uma “decisão tática” de se retirar das localidades.



Membros das Forças Especiais iraquianas patrulharam Ramadi ontem. Foto: Stringer / Reuters

0 comentários:

Postar um comentário