sábado, agosto 16, 2014

Brasil

POLÍTICA

Datafolha no RS: Ana Amélia tem 39% e Tarso Genro, 30%

O Globo
Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, a candidata Ana Amélia Lemos (PP) lidera a disputa pelo governo do Rio Grande do Sul com 39% das intenções de voto. Na sequência está o atual governador, Tarso Genro (PT), com 30%. José Ivo Sartori (PMDB) aparece com 7%, seguido por Vieira da Cunha (PDT), com 3%.
A pesquisa é a primeira do Datafolha após o registro das candidaturas. O Datafolha fez a pesquisa entre os dias 12 e 14 de agosto. O instituto ouviu 1.233 pessoas em 47 municípios.


POLÍTICA

Datafolha: Em São Paulo, Alckmin seria reeleito no primeiro turno

O Globo
Pesquisa Datafolha mostra o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), como líder isolado com 55% das intenções de voto na corrida eleitoral. Ele venceria a disputa pela reeleição no primeiro turno. Em seguida, aparece Paulo Skaf (PMDB), com 16%.
O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT) tem 5%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No pesquisa anterior, realizada pelo instituto nos dias 15 e 16 de julho, Alckmin tinha 54%, seguido por Skaf (16%) e Padilha (4%).


POLÍTICA

Datafolha em PE: Armando Monteiro tem 47% e Paulo Câmara, 13%

O Globo
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta aponta o candidato Armando Monteiro (PTB) com 47% das intenções de voto para governador de Pernambuco. Em seguida, aparecem Paulo Câmara (PSB), candidato de Eduardo Campos, com 13% e Zé Gomes (PSOL) com 2%. Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO) estão empatados com 1%.
Encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de São Paulo, esta é a primeira pesquisa Datafolha após o registro das candidaturas. A pesquisa foi realizada nos dias 13 e 14 de agosto. Foram entrevistados 1.198 eleitores, com 16 anos ou mais, em 42 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.


POLÍTICA

Mesmo cassado, Arruda lidera no DF com 35% das intenções de voto

O Globo
Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra o ex-governador José Roberto Arruda (PR) com 35% das intenções de voto para o governo do Distrito Federal. O candidato, no entanto, teve seu registro cassado pela Justiça Eleitoral enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
Em segundo lugar, aparecem empatados tecnicamente o governador Agnelo Queiroz (PT), com 19%, e o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), com 13%. Também em situação de empate técnico estão Toninho do PSOL (PSOL), com 7%, e o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB), com 4%.


POLÍTICA

Datafolha: Crivella cai, e Garotinho lidera com 25%

O Globo
Segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem, o candidato Anthony Garotinho (PR) lidera a disputa ao governo do Rio com 25% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Marcelo Crivella (PRB) com 18%, tecnicamente empatado com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que teve 16%, por conta da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Crivella caiu seis pontos percentuais em relação à última pesquisa do instituto, enquanto que Pezão subiu dois. Em quarto lugar está o petista Lindbergh, sendo o preferido de 12% dos 1.317 eleitores ouvidos em 31 cidades do Estado do Rio entre os dias 12 e 13 de agosto.


POLÍTICA

PSB define cronograma para a escolha da nova chapa à Presidência

Julianna Granjeia, O Globo
Após reunião com a cúpula do PSB em São Paulo, que terminou na madrugada deste sábado, o presidente nacional do partido, Roberto Amaral, disse que foi estabelecido um cronograma para se chegar quarta-feira à definição sobre a candidatura à Presidência.
Nos bastidores do partido, o nome de Marina Silva já é considerado como certo para substituir Eduardo Campos na cabeça de chapa. Na próxima segunda-feira, Amaral se reunirá com Marina. No dia seguinte, haverá uma missa em homenagem a Campos e, à tarde, ocorrerá uma grande reunião com prefeitos e governadores do PSB, além de candidatos a cargos majoritários nas eleições deste ano, provavelmente no Recife.



Carlos Siqueira, Milton Coelho, Roberto Amaral, Luiz Erundina e Walter Feldman, da cúpula do PSB, em frente à casa de Marina, em São Paulo, Após encontro na tarde de sexta-feira - Foto: Felipe Rau / Estadão Conteúdo


POLÍTICA

O nome de Marina é quase consenso como a nova candidata do PSB

Afonso Benites e Beatriz Borges, El País
O nome da ex-senadora Marina Silva já é praticamente consenso dentro do PSB, que agora passa a discutir quem seria seu candidato à vice-presidência. Tanto em Pernambuco, Estado natural do falecido candidato Eduardo Campos, quanto nas demais unidades da federação, os militantes e líderes do partido dizem que seria natural a fundadora do grupo político Rede assumir a cabeça de chapa na disputa pelo Planalto.
"Geralmente as coisas mais tristes unem as pessoas, não é impossível que aconteça", disse o deputado Marcio França (PSB-SP), atual candidato a vice-governador na chapa do tucano Geraldo Alckmin. Caberia a Marina, contudo, aceitar as propostas que já haviam sido colocadas pelo ex-governador pernambucano.



Marina Silva, em outubro de 2013 - Foto: Ueslei Marcelino / Reuters


GERAL

Glauber Rocha era alvo da Ditadura Militar

G1
Um documento que será divulgado neste sábado (16) pela Comissão da Verdade do Rio de Janeiro sustenta que o cineasta Glauber Rocha esteve marcado para morrer durante a ditadura militar.
Em um relatório produzido pela Aeronáutica e obtido com exclusividade pelo Jornal das Dez, da GloboNews, Glauber é descrito como um dos líderes da esquerda brasileira e o que mais agia na Europa fazendo campanha política contra o Brasil. Na primeira página do documento, é possível ver a palavra "morto" escrita à mão.


GERAL

Máfia dos cambistas: Lamine Fofana deixa presídio em Bangu

Waleska Borges, O Globo
O franco-argelino Mohamadou Lamine Fofana, acusado de ser um dos chefes da quadrilha internacional que vendia ingressos para a Copa do Mundo, deixou, ontem, o complexo penitenciário de Gericinó. Ele foi um dos dez presos durante a Operação Jules Rimet, realizada em 1º de julho pela Polícia Civil.
Acompanhado de um advogado, Fofana não deu entrevista ao ser solto. Na quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) estendeu o habeas corpus dado ao inglês Raymond Whelan, executivo da Match, empresa que vendia pacotes para jogos da Copa, a Fofana e outros nove acusados de envolvimento num esquema ilegal de venda de ingressos.



Lamine Fofona deixa Complexo de Gericinó acompanhado de advogado - Foto: Gabriel de Paiva / O Globo

0 comentários:

Postar um comentário