quarta-feira, agosto 06, 2014

Brasil

POLÍTICA

Dilma terá quase dobro do tempo de TV de Aécio e Campos somados

Mariana Oliveira, G1
O Tribunal Superior Eleitoral aprovou o tempo de rádio e televisão que candidatos à Presidência da República terão na propaganda eleitoral que começa a partir de 19 de agosto. A presidente Dilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição, terá quase o dobro da soma dos principais adversários, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).
Dilma, cuja coligação tem nove partidos, terá 11 minutos e 24 segundos dos 25 minutos das propagandas que serão exibidas terças. quintas e sábados. Aécio, em coligação também com nove partidos, terá 4 minutos e 35 segundos. Campos contará com 2 minutos e 3 segundos.


POLÍTICA

Redução da maioridade penal volta à pauta da campanha brasileira

Afonso Benites, El País
A campanha eleitoral brasileira mal começou e um antigo tema já voltou à pauta dos candidatos: a redução da maioridade penal. O debate envolve boa parte da classe política. Vai dos que sempre foram contra, que agora tendem a mudar de posição, aos que não têm relação direta com as mudanças legais na esfera nacional.
Nas últimas semanas, senadores do PT, partido do atual governo federal, iniciaram um debate interno sobre mudanças legais com relação à maioridade. O senador e candidato à reeleição Eduardo Suplicy, do PT paulista, elaborou um projeto de lei que está sendo analisado por juristas e sugere punições mais duras para jovens com menos de 18 anos de idade que cometerem crimes graves.


POLÍTICA

Relator recomenda cassação do mandato do deputado André Vargas

Gabriel Garcia
O relatório apresentado nesta terça-feira (5) pelo deputado Júlio Delgado (PSB-MG) recomenda a cassação do mandato do deputado André Vargas (sem partido-PR). A votação sobre a cassação ou não de Vargas foi adiada após um pedido de vista, mais prazo para analisar o parecer, dos deputados Izalci (PSDB-DF), Rosane Ferreira (PV-PR) e Sibá Machado (PT-AC).
Hoje, foi a primeira vez que Vargas se defendeu no Conselho de Ética da Câmara no processo que pode resultar na perda do seu mandato. Não poupou críticas ao relator do processo.
Chegou a pedir o afastamento de Delgado, por considerá-lo suspeito. O ex-petista alegou que o relator teria antecipado seu voto pela cassação e não lhe deu o direito de defesa.
O Conselho tentou notificá-lo inúmeras vezes. Nessa busca para encontrá-lo, funcionários da Câmara foram ao apartamento funcional de Vargas na 302 Norte, bairro nobre de Brasília, na casa localizada no luxuoso condomínio Alphaville de Jacarandá, em Londrina, e no escritório do deputado, também em Londrina. Vargas não foi localizado. A notificação se deu pelo Diário Oficial.
Acusado de tratar o assunto com interesse eleitoreiro, Delgado reagiu. Disse que faz justamente o contrário. "Quem está empurrando a decisão sobre a cassação para perto das eleições não sou eu", afirmou, em referência às tentativas do amigo do doleiro de adiar a análise do caso.
Ex-vice-presidente da Câmara, Vargas usou um jatinho pago por Youssef para passar as férias em João Pessoa (PB) com a família. Segundo a Polícia Federal, o ex-petista usava sua influência no governo em negócios de interesse do doleiro, como em um contrato de 30 milhões de reais firmado com o Ministério da Saúde. 
Pressionado, Vargas desfiliou-se do PT em abril e, dessa forma, não pode concorrer às eleições deste ano. Por isso, criticou a “pressa” para a conclusão do processo.
















Deputado André Vargas (PT-PR), se defende na reunião do Conselho de Ética da Câmara - Foto: Jorge William / Agência O Globo


POLÍTICA

Senado aprova projeto que permite criação de 200 municípios

O Globo
Numa maratona de votações, o Senado aprovou ontem o projeto de lei complementar que abre caminho para a criação de, pelo menos, 200 novos municípios. O projeto vai à sanção da presidente Dilma Rousseff, que havia vetado outra lei facilitando a criação de novos municípios.
Os governistas votaram a favor da proposta, alegando que as regras são mais rígidas do que aquelas previstas no texto vetado pela presidente Dilma. O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), encaminhou a favor da aprovação do projeto.


POLÍTICA

Senado vai abrir sindicância para apurar fraude em CPI

Ricardo Brito, Estadão
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que determinou a abertura de uma comissão de sindicância para apurar as suspeitas de que houve uma combinação de perguntas e respostas entre integrantes da comissão e a cúpula da estatal. O caso veio à tona no último final de semana, após a revista Veja ter revelado um vídeo no qual depoentes representantes da Petrobras conversam sobre o "gabarito" das apurações.
Renan disse ter determinado a abertura da apuração interna para esclarecer todas as responsabilidades do episódio. A gravação aponta que poderiam estar envolvidos parlamentares e assessores técnicos da CPI - que negam as acusações. O presidente do Senado descartou a suspensão dos trabalhos durante as investigações.



Senador Renan Calheiros. Foto: Pedro Ladeira /AFP


GERAL

STF manda soltar executivo acusado de chefiar cambistas

Carolina Brígido, O Globo
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou , a libertação do inglês Raymond Whelan, preso desde o dia 14 de julho por suspeita de integrar uma máfia de venda ilegal de ingressos para partidas da Copa. Whelan é executivo da Match Services, licenciada da Fifa para a venda de ingressos, e está no Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio.
Na decisão, Marco Aurélio afirmou que, embora respondesse a acusação grave, Whelan não deveria ser preso antes do julgamento. “A regra é apurar para, selada a culpa, prender, executando-se, então, o título judicial condenatório. A inversão não contribui para a segurança jurídica, o avanço cultural”, argumentou.



Ray Whelan. Foto: Fernando Quevedo / O Globo


GERAL

Hackers podem ter feito roubo recorde de dados

Nicole Perlroth e David Gelles, New York Times
Uma gangue de hackers russa acumulou a maior coleção conhecida de identidades digitais roubadas da internet, incluindo 1,2 bilhão de combinações de logins e senhas, e mais de 500 milhões de e-mails, de acordo com especialistas em segurança digital.
Descobertos pela empresa de Milwaukee Hold Security, os registros incluem materiais confidenciais recolhidos de 420 mil sites, que vão de páginas conhecidas a sites pequenos. A companhia tem um histórico de revelar ataques hackers significativos, incluindo o roubo no ano passado de dezenas de milhões de informações da Adobe Systems.


GERAL

OMS pode declarar Ebola ameaça sanitária mundial

Jamil Chade, Estadão
A Organização Mundial da Saúde (OMS) pode declarar o surto do vírus Ebola “ameaça sanitária internacional”, o que implicaria medidas de controle e restrições de viagem, além de verificações em aeroportos. A partir desta quarta-feira, 15 especialistas de todo o mundo se reúnem em caráter de emergência para determinar até que ponto a proliferação no Oeste da África é um risco para a comunidade internacional e vão estudar medidas para freá-la.
Se o grupo de cientistas considerar que existe esse risco, as medidas serão anunciadas na sexta-feira. Mas os governos no Oeste da África já se organizam para tentar impedir que haja uma declaração de restrição de viagens. Para países já fragilizados poderia representar colapso econômico.



Em Freetown, agentes de saúde conscientizam população sobre o contágio do vírus. Foto: AP


ECONOMIA

Mantega indica que haverá reajuste da gasolina neste ano

Luciana Otoni e Alonso Soto, Reuters
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, ontem, que em todos os anos houve correção nos preços da gasolina e que o comportamento do governo é continuar com reajustes normais, mas negou que haverá "tarifaço" após as eleições de outubro.
"Todos os anos tem correção do preço da gasolina, uns mais outros menos, todos os anos tem correção. Não teve nenhum ano que não teve aumento da gasolina, essa é a regra", afirmou o ministro. "Quando ocorrerá o aumento, essa é decisão que mexe com o mercado, com ações, não se comenta. É questão das empresas responsáveis", acrescentou.



O ministro da Fazenda, Guido Mantega. Foto: O Globo

0 comentários:

Postar um comentário