segunda-feira, maio 18, 2015

Edison Lobão é suspeito de lavagem de dinheiro

O senador do PMDB e ex-ministro das Minas e Energia seria sócio oculto da holding Diamond Mountain

Image-0-Artigo-1855207-1
A defesa do senador Edison Lobão (PMDB-MA) nega que ele tenha qualquer relação com a empresa sediada nas Ilhas Cayman, um paraíso fiscal
REUTERS
Brasília. O senador Edison Lobão (PMDB-MA), ex-ministro de Minas e Energia de Lula e Dilma, é alvo de investigação do Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de lavagem de dinheiro e ocultação de bens. O processo teve início na Justiça Federal de São Paulo, mas foi encaminhado ao Supremo em fevereiro deste ano, uma vez que o ex-ministro de Minas e Energia tem foro privilegiado.
Lobão é suspeito, de acordo com "O Estado de S. Paulo", que revelou o caso, de ser sócio oculto da holding Diamond Mountain. O grupo, que é sediado nas Ilhas Cayman, é responsável por captar recursos de fundos de pensão, de empresas que recebem dinheiro de bancos públicos, como o BNDES, e de fornecedores da Petrobras.
A defesa de Lobão nega que o ex-ministro tenha qualquer relação com a empresa, mas admite que, no dia 2 de junho de 2011, ele recebeu, no Ministério de Minas e Energia, um executivo da holding, Marcos Henrique da Costa. No encontro, segundo o advogado de Lobão, Antônio Carlos de Almeida Castro, foram tratados apenas assuntos relacionados a investimentos do grupo no País. Também estaria presente o advogado Márcio Coutinho, ex-articulador político da campanha do filho do ex-ministro, Edison Lobão Filho (PMDB), a governador do Maranhão. Segundo o jornal, Lobão seria representado na holding por Coutinho.
Costa é alvo das investigações da Justiça Federal de São Paulo, assim como Luiz Alberto Meiches, oficialmente responsáveis pela holding no Brasil. Diferentemente de Lobão, o processo de ambos não seguiu para o STF.
O advogado Almeida Castro nega que Lobão seja sócio da empresa ou tenha conhecimento detalhado de suas atividades. Também sustenta que Coutinho é amigo pessoal de Lobão, mas não tem conhecimento das acusações. O processo está em fase de pré-inquérito no STF. Caberá ao ministro Luís Roberto Barroso definir se abrirá inquérito para apurar o envolvimento do ministro nas denúncias. A defesa afirma que não foi notificada nem teve acesso aos autos.
CPI da Petrobras
Edison Lobão poderá, ainda, ser convocado para explicar, na CPI da Petrobras, as suspeitas de ser sócio oculto da Diamond Mountain. Diante das suspeitas, além de aprovar um requerimento de convocação na CPI, os partidos da oposição vão insistir na instalação das CPIs dos fundos de pensão e do BNDES.
As investidas, porém, esbarram na resistência do PT e do PMDB, que têm maioria na Câmara. O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), da CPI da Petrobras, disse, ontem, que já há número de assinaturas mínimo para a instalação das CPIs do BNDES e dos fundos de pensão, mas o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), estaria inviabilizando as comissões.

0 comentários:

Postar um comentário