segunda-feira, maio 11, 2015

Gasolina volta a ficar mais barata no Brasil

Rio. A gasolina voltou a ficar mais barata no Brasil do que no exterior, nesta semana, devido à recente alta dos preços do barril de petróleo no mercado internacional e à permanência do real mais desvalorizado em relação ao dólar, uma situação negativa para a Petrobras em eventuais novos negócios de importação de combustíveis.

O valor médio da gasolina no Brasil está agora mais de 5% inferior ao praticado no exterior, o que não acontecia desde outubro do ano passado. A volta da defasagem implica em perdas para a Petrobras, que precisa comprar combustível no exterior para completar a produção interna, segundo especialistas.
Cálculos da Tendências Consultoria mostraram que desde o último reajuste dos preços dos combustíveis, em novembro, até a última terça-feira, a gasolina foi vendida, em média, 17% mais cara no Brasil do que no mercado externo, algo que beneficiou a estatal e que favoreceu negócios de importação.
Refinarias
O valor do combustível também pode mudar com o término de projetos de refino. A conclusão de problemáticas refinarias em Pernambuco e Rio de Janeiro estará prevista no Plano de Negócios 2015-2019 da Petrobras a ser divulgado até junho, mas ainda há incertezas sobre quando e como serão efetivados os investimentos para o encerramento das obras nas unidades envolvidas no escândalo de corrupção, de acordo com uma fonte próxima à companhia.
A finalização da Refinaria do Nordeste (Rnest) e do Comperj dependerá do fôlego da estatal para aportes e da disponibilidade de empreiteiras, uma vez que as maiores estão proibidas de fechar novos contratos com a petroleira, em razão dos desvios apontados pela Polícia Federal.

0 comentários:

Postar um comentário