quarta-feira, outubro 28, 2015

Governo piora previsão para economia com queda do PIB de 2,8%

A presidente Dilma Rousseff durante cerimônia do Prêmio Jovem Cientista, no Palácio do Planalto, em Brasília
A presidente Dilma Rousseff(Ueslei Marcelino/Reuters)
O governo piorou a leitura que faz do quadro econômico do país para 2015. Nesta terça-feira, a equipe econômica apresentou a projeção de retração de 2,8% do produto interno bruto (PIB). A projeção anterior era de queda de 2,4%
A estimativa aparece no documento "Cenário Fiscal de Outubro de 2015", divulgado pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento. Os dados que aparecem no documento balizam, por exemplo, as projeções de arrecadação, necessárias para a definição do orçamento.
O reconhecimento de piora do quadro econômico já havia ficado claro no início da tarde, quando o deputado Hugo Leal (Pros-RJ), relator do projeto de lei que altera a meta de 2015, informou que o governo admitiria que terá déficit primário de 51,8 bilhões de reais em 2015, valor que não inclui as chamadas "pedaladas fiscais", que serão reconhecidas e deverão deixar o déficit ainda maior.
O governo tem revisado sua projeção para o desempenho da economia brasileira em 2015 desde o primeiro semestre - e sempre para pior. Em abril, a estimativa era de retração de 0,9%. A previsão passou a -1,2% em maio, passou a -1,5% em julho, em agosto, a -1,8%, desceu a 2,4% em setembro até, por fim, chegar aos 2,8% apresentados nesta terça-feira.

0 comentários:

Postar um comentário