quinta-feira, janeiro 14, 2016

Nomeado por Jaques Wagner, ex-diretor da OAS licitou obra que foi concluída pela empresa

O ministro Jaques Wagner
O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner(Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Enquanto secretário da pasta de Desenvolvimento Urbano da Bahia, o ex-diretor da OAS Manuel Ribeiro Filho abriu a licitação de uma obra no valor de 584 milhões de reais que foi vencida pela própria construtora, conforme mostrou o jornal Folha de S. Paulo desta quinta-feira. O empresário foi nomeado ao cargo pelo então governador do Estado Jaques Wagner (PT), cujas ligações com a OAS estão sob investigação da Operação Lava Jato.
Mensagens de texto do ex-presidente da construtora José Aldemário Pinheiro, o Leo Pinheiro, indicam que Wagner tratou de doações da OAS para a campanha do PT em Salvador em 2012. Um dos interlocutores das doações foi justamente Ribeiro Filho, que na época era diretor para o Nordeste da empreiteira.
Segundo a Folha, a licitação da Linha Vermelha - que inclui a construção da Avenida 29 de março e duplicação da avenida Orlando Gomes - foi conduzida pela Conder, estatal ligada à secretaria de Desenvolvimento Urbano e que tinha Ribeiro Filho como presidente do Conselho de Administração. O lance foi concluído em março, dois meses depois que Ribeiro Filho assumiu o cargo na pasta.
Também participaram da concorrência as construtoras Cowan, Camargo Corrêa, Odebrecht e o consórcio formado por Queiroz Galvão, Constran, Axxo e TTC.
Das cinco maiores obras de infraestrutura iniciadas no governo Wagner, três foram ou estão sendo tocadas pela OAS, segundo o jornal: a Arena Fonte Nova (com a Odebrecht), a Linha Vermelha e a Vila Expressa Baía de Todos-os-Santos. Em parceria com a Odebrecht, a OAS conquistou a concessão por 25 anos das estradas que ficam no entorno do Polo Industrial de Camaçari por meio da Invepar, empresa qual é sócia junto com fundos de pensão.
Ao jornal, o ex-secretário Manuel Ribeiro Filho afirmou que não teve qualquer participação na licitação da Linha Vermelha e disse que a Conder, embora seja ligada à pasta de Desenvolvimento Urbano da Bahia, tem autonomia operacional.
A OAS disse que venceu a licitação "com base em suas propostas técnicas e na qualidade dos serviços que executa". Já o ministro Jaques Wagner informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que Manoel Ribeiro foi uma opção técnica para acelerar as obras no Estado, pois tinha experiência na área e na iniciativa privada.

0 comentários:

Postar um comentário