sábado, outubro 23, 2010

Luizianne demonstra desconforto com Salmito

Tin Gomes, 'padrinho' da eleição de Salmito, defende acordo da prefeita com presidente da Câmara (EDIMAR SOARES
)
Prefeita não digeriu bem declaração do correligionário de que não quer ser "candidato da prefeita". "Quem quer ajuda pede ajuda, quem não precisa, diz que não precisa"

Com a possibilidade cada vez mais próxima de divisão no PT – mais uma vez, por causa da disputa pela presidência da Câmara Municipal de Fortaleza – a presidente do partido e prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), dá sinais que de irá mesmo bater de frente com o atual presidente da Câmara, Salmito Filho (PT), que já anunciou ser candidato à reeleição.

Na noite da última quinta-feira, ao fazer referencia indireta a Salmito Filho, que afirmou não querer ser o candidato “da prefeita”, mas sim “dos vereadores”, Luizianne demonstrou ter guardado na mente e no coração a declaração de Salmito. “Quem quer ajuda (para a eleição da Mesa Diretora da Câmara) pede ajuda, quem não precisa, diz que não precisa”, comentou a prefeita, ao deixar o então recém-inaugurado comitê de Dilma Rousseff (PT) na avenida Barão de Studart.

Na ocasião, Luizianne comentou também que, no momento, está focada mesmo é na campanha presidencial e não comentou sobre sua posição na disputa.

Durante a inauguração do comitê, Luizianne foi abordada pelo vereador Carlos Mesquita (PMDB) que pediu, falando em seu ouvido, que agendasse um encontro com ele, para conversar sobre a sucessão na Câmara. Contrariando o pensamento de Salmito, o vereador diz que a prefeita tem, sim, o direito de interferir na eleição, já que se elegerá não apenas próximo presidente da Câmara, mas o primeiro na linha de sucessão da Prefeitura, pois o vice-prefeito Tin Gomes (PHS) foi eleito deputado estadual. Ao O POVO, Mesquita disse que “muito dificilmente” deixará de votar no candidato indicado pela prefeita. “E pode ser o Acrísio (Sena, do PT), ou o Salmito, ou qualquer um dos 41 vereadores”.

Com mais uma queda-de-braço entre Salmito e Luizianne se avizinhando, Mesquita é um dos nomes - de dentro e de fora da Câmara Municipal - que se manifestam a favor de uma unidade entre os petistas. Segundo Mesquita, a união entre eles vai ser necessária para que os próximos dois anos sejam “de paz” na Câmara Municipal.

O vice-prefeito Tin Gomes (PHS) é outro que fala sobre a necessidade de unidade entre Luizianne e Salmito. Uma briga política seria “desgastante”, diz ele. Mas a unificação que defende Tin é em torno do atual presidente, Salmito Filho, que ele próprio ajudou a eleger em 2009. “É muito desgastante o partido estar disputando quando já tem um presidente que tem um trabalho reconhecido. Mesmo que não sejam amigos, eles (Luizianne e Salmito) deviam sentar e conversar sobre uma unanimidade dentro do PT”, afirmou Tin.

Articulações
Segundo Mesquita, em sua avaliação, Luizianne está mais bem articulada que Salmito. Evitou, porém, entrar em detalhes. “Mas ela está em melhores condições de eleger o candidato dela. Isso, hoje. Não sei se assim 
será amanhã”.

Foram as últimas declarações de Salmito que tornaram improvável o entendimento entre os dois petistas. Segundo o líder da prefeita, Ronivaldo Maia (PT). Como a relação entre ambos já não era das melhores, a frase do atual presidente acabou fortalecendo a possibilidade de Luizianne bancar uma candidatura. Nos bastidores, quem está se articulando como candidato da prefeita é Acrísio Sena.

0 comentários:

Postar um comentário