sexta-feira, setembro 16, 2011

Falta de recursos paralisa Operação Carro Pipa em municípios cearenses

De acordo com Coronel Rangel, não houve repasse de recursos referente ao período de maio a agosto deste ano.
Por: Roberta Farias
O repasse feito pelo Comando da 10ª Região Militar (proveniente do Ministério da Integração Nacional) para a Operação Carro Pipa do Comando do Exército tem sofrido descontinuidade, conforme relata o coordenador da Operação Carro Pipa, Coronel Claudemir Rangel dos Santos.
De acordo com ele, não houve repasse de recursos referente ao período de maio a agosto deste ano, o que ocasionou consequências para a população de municípios cearenses que necessitam da distribuição de água feita pelos veículos Carro Pipa.
“Mensalmente nós encaminhamos nossas necessidades para atendimento, necessidades em recursos. O repasse do Comando do Exército para as nossas unidades vem sofrendo uma descontinuidade, e isso acarreta entraves que fazem com que o atendimento na distribuição de água também venha sofrer descontinuidade”, disse.
Nesta semana, a edição do jornal Alerta Geral abordou questionamentos sobre paralisação do abastecimento feito por veículos da Operação Carro Pipa, na região dos Inhamuns, conforme tratou o correspondente Alverne Lacerda. Segundo ele, na cidade de Arneiroz, por exemplo, moradores da localidade da Lagoa dos Rodrigues reclamam que estão sem receber a visita do carro pipa há cerca de 90 dias. Já em Tauá a Operação Carro Pipa foi reativada no mês passado, mas funcionou durante apenas nove dias, e neste mês, o serviço operou por dez dias.
Coronel Rangel esclarece que, atualmente, 31 cidades são atendidas enquanto que 58 encontram-se em fase de estabelecimento de normas para serem incluídos no programa. De acordo com ele, para inserir o município na Operação Carro Pipa é necessário “um manancial que possua um laudo de potabilidade da água, onde deverá ser captada a água que é distribuída; a existência da Comdec (Comissão Municipal de Defesa Civil), estabelecida pela prefeitura e também a realização de um processo licitatório onde são escolhidos motoristas pipeiros para fazerem a distribuição”.

0 comentários:

Postar um comentário