quarta-feira, dezembro 28, 2011

Aeroporto de Crateús passará para médio porte


As obras de ampliação, a serem feitas em oito meses, garantirão que o novo terminal receba até aviões Boeing


SILVANIA CLAUDINO Atual aeroporto aguarda obras de expansão. A expectativa do Município é poder contar com voos comerciais
Crateús. O Aeroporto Lúcio Lima, neste Município, receberá obras de reforma e ampliação. O projeto está sendo elaborado pela Prefeitura Municipal. A pista será reformada e ocorrerá a construção de um novo terminal de passageiros. As obras iniciarão dentro de oito meses e o aeroporto passará para o nível de médio porte, podendo receber qualquer tipo de aeronave, inclusive Boeing. A informação é do prefeito Carlos Felipe Saraiva, após receber técnicos do Departamento de Estradas e Rodovias (Der), na última semana.
O Aeroporto foi vistoriado, a partir da pista de pouso e em toda a sua estrutura. Com o projeto em mãos, a Prefeitura Municipal, com o apoio do Governo do Estado, firmará parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o início das obras de ampliação.
De acordo com o prefeito, o Município está entre os cinco aeroportos que o Governo Federal tem interesse de ampliar dentro do Estado. “O serviço de reforma, ampliação e melhoria fazem parte de estratégias de investimento em vários aeroportos do País, por parte da Anac. No Ceará, Crateús chamou a atenção para a necessidade de desenvolvimento nessa área a partir da vinda da Esquadrilha da Fumaça em novembro, por ocasião do centenário do Município”, ressalta. Ele não arrisca informar o valor do investimento na reforma e ampliação, antes da conclusão dos estudos e projetos. Mas será preciso o aporte de recursos federais no projeto.
Segundo ele, até então, os estudos mostram que a pista não sofrerá grandes alterações. Será somente recapeada. “Os técnicos verificaram as condições do solo, no que diz respeito à resistência e a necessidade de nova drenagem e os estudos iniciais mostraram que a pista precisará ser somente recapeada”, declara. Informa também que a área de taxiamento aéreo será ampliada. Já a área do terminal de passageiros constará de ampliação da sala de espera, espaços de embarque e desembarque, restaurantes e área de lazer, bem como banheiros. “Contaremos, então com uma estrutura digna de um aeroporto de médio porte, apto a proporcionar conforto aos passageiros e receber aeronaves de pequeno e grande porte e voos comerciais”, destaca.
Voos comerciais
O anúncio da reforma no aeroporto local já prenuncia a implantação de voos comerciais na região, segundo o prefeito. O Município faz articulações políticas e com empresas aéreas com vistas a concretizar a ação. A rota prevista é Crateús/Picos/Tauá/Fortaleza, em dois voos comerciais, ida e volta. A previsão é de que a nova possibilidade de transporte de passageiros na região inicie já em fevereiro.
Segundo o prefeito, há empresas demonstrando interesse de explorar o transporte aéreo na região. A previsão é de que sejam transportados entre 20 e 40 passageiros por vôo e o bilhete comercializado a R$ 120,00.
“Estamos mantendo contatos com empresas e prefeituras da região para estabelecer a rota em breve, pois muitas vezes a população necessita se deslocar para a capital de forma mais rápida e os voos comerciais supririam essa necessidade”, afirma.
Prefeitura Municipal de Crateús
Centro Administrativo
Rua Coronel Totó, S/N
Bairro São Vicente
Telefone: (88) 3692.3315

Pioneiro
120 reais é o preço estimado para o primeiro voo comercial a ser inaugurado no Aeroporto de Crateús, com destino para Picos, Tauá e Fortaleza
Silvania ClaudinoRepórter

2 comentários:

  1. Farei este comentário como complemento à matéria da jornalista Silvania Claudino. Não quero que a jornalista, nem os críticos e partidários do prefeito levem somente para o lado da crítica negativa. É tão somente para enriquecer a matéria e reparar uma afirmação que a jornalista diz do prefeito: "...o aeroporto passará para o nível de médio porte, podendo receber qualquer tipo de aeronave, inclusive Boeing." Quem lê acha que somente aviões da fabricante BOEING poderá pousar no aeroporto ou todos ou modelos da mesma. Considero que ficaria mais completa a informação que o prefeito passou à jornalista, se citasse que alguns aviões da BOEING, AIRBUS, EMBRAER, BOMBARDIER, etc. poderão pousar no aeroporto. Da BOEING talvez só alguns dos modelos 737 possam pousar e decolar com segurança daquela pista, assim como alguns modelos de AIRBUS A319/A320, EMBRAER 170/175/190/195 e até mesmo os MK28-F100 DA FOCKER. Pode parecer besteira para leigos, mas, para quem gosta de aviação, a informação quando é passada completa torna-se mais prazerosa em ler.

    ResponderExcluir
  2. e o proximo piloto do avião de carlos felipe será o toni da oficina ou o afiro filho do lourinho.

    ResponderExcluir