segunda-feira, janeiro 30, 2012

Crateús a mercê do Crack, basta olhar em volta na cidade


Uma droga devastadora, basta a pessoa iniciar, ela deixa sua marca logo nos primeiros dias de uso.

Iniciamos a mais de um mês, uma busca por pessoas viciadas em crack, andamos pelas ruas de Crateús, vielas, bairros , e ontem a noite terminamos nossa busca, uma busca de saber o que enfrentamos, o que sabemos sobre esta droga, que a cada dia mata em silêncios, filhos dos outros, filhos de Crateús, que não tem apoio em casa e nem das autoridades constituídas.
A realidade que vamos falar agora, não estar nas ruas escuras de São Paulo, ( Cracolândia ) , nos becos estreitos das favelas do Rio de Janeiro, e sim em nossa cidade de aproximadamente 72 mil pessoas, onde esta droga tem entrado com força total, em silencio mais devastadora.
Sempre deparamos  com pessoas nas praças, pedindo um dinheiro, seja a quantia que for, de um real a cinco reais, muitos conseguem apenas algumas moedas, que logo mais serão trocadas pelo vicio, são muitas pessoas , que vivem apenas de comprar drogas na cidade de Crateús, sem uma condição para tratar estes usuários, um CAPS-AD, fica quase impossível conseguir livrá-los do vicio.
É fácil, descobrir usuários desta droga, basta andar pelas madrugadas de Crateús, que deparamos com jovens , adolescentes e até mesmo crianças, que ainda nem saíram da puberdade , mais que usam este tipo de droga, o dólar como é chamado, já foi denunciado , que até nas praças tivemos noticia do comercio ilegal, mesmo assim não temos na cidade de Crateús, uma operação especifica para combater este mal que está roubando e destruindo famílias e vidas.
A verba prevista no Orçamento municipal deste ano para o combate às drogas é de apenas R$ 100 mil. Seria de apenas R$ 20 mil, não fosse uma emenda salvadora da vereadora Betinha Machado, que levantou a voz pra tentar aumentar este recurso, e quantos dinheiros não são jogados fora? Podemos tirar as diárias absurdas de nossos políticos , os gastos com gabinetes que chegam a ser um insulto a sociedade ? são questão complexas, mais que no final das contas , somam contra o desenvolvimento de uma cidade.
Não poderíamos deixar de falar do PROERD, uma grande iniciativa da Policia Militar, que junto com o município de Crateús, junta forças para combater este mal, que é a droga, mostrando aos jovens e dando a ele a oportunidade de seguir em frente sem precisar usar drogas em suas vidas, mesmo assim, é pouco , ainda temos uma obrigação moral e educativa para com os nossos, o Crack não atinge só uma classe pobre, atinge também filhos da classe media e alta de nossa cidade, temos informações que em festas em clubes e praças, não é difícil se conseguir um dólar, informações como estas, talvez todo mundo já deve saber, mais fazer algo é que esta o problema de todos.

1 comentários:

  1. Nilo, gostaria que você fizesse uma pesquisa mais a fundo sobre esse assunto. Tenho amigos que são usuários e gostaria de saber mais.

    ResponderExcluir