sexta-feira, maio 25, 2012

Sem Teto


 

TESTEMUNHO
Estavam lá
Na linha de frente
Amontoados e acesos
Tições de olhos brasis
Faces tisnadas
Vozes em canções e brados
A disfarçarem as próprias pequenezes ou demências...
Esperavam tiranias
como nas histórias de não-ninar das avós
acalantos de bocas de noite
predizendo sangrentas alvoradas,
Eldorados de horrores, sem prévio aviso
Armados de paus, enxadas, unhas, dentes...
como não soubesse que o medonho da bala trespassa toda carne
Se em verbo diziam guerra
as pequenas mãos trêmulas diziam o medo
do mando voraz
do capanga de farda

Não, não os vi como bárbaros
Eram só meninos e velhos
portando paus, como peões e carrapetas
tentando brincar o jogo
de fazer histórias de libertar...
e voltei para casa
para expiar minhas culpas

Elias de França, Crateús 23 de maior de 2012 –
Sobre ameaça de operação de despejo de acampados sem-teto

    • Geraldo Alves de Souza São comentarios e pensamentos desse tipo meu caro Elias, que ainda nos faz manter a chama da liberdade acesa. Devemos sempre nos observarmos e refletirmos sobre o que nós que nos dizemos cidadãos, estamos fazendo em defesa, em prol do nosso próximo? Parabéns pelo comentario abalizado e como sempre, na linguagem mistica do escritor que você é.

    • Elias de França Obrigado amigo Geraldo. Na verdade eu pensei que tinha escrito um poema rsrssss! Mas fico muito feliz com o elogio ao comentário rsrssss!

    • Tony Silva são pouco que ainda se importão com tais acontecimentos, a vida vem diariamente perdendo o seu valor, se não fosse a alto-estima dos tidos como fracos o mundo ja teria sido degradado e restaria apenas rios de sangue e lagrimas de do renquanto o fertilizante da terra seria as ossadas dos pobres que são soterrados sem ao menos o direito a uma lápide. Tony Silva


    • José Alves Coelho Meu "velho" amigo Elias de França: só mesmo o seu gênio artístico-poético para fazer o que me permito chamar de crônica/poema da realidade dos milhões de irmãos que ainda dormem ao relento porque lhes falta um teto.


    • Frederico Ozanam Martins Parabéns pelo poema companheiro, agora você perdeu a noite, aquele som caloroso do amigo Silvio.

    • Elias de França Amigos Tony Silva José Alves Coelho, seguiremos, ainda que em pouco número, tentando não deixar que este mundo velho piores ainda mais. E é bom saber que não estamos sozinhos, pois que há os amigos conosco. Quanto a noitada, Frederico Ozanam Martins, a gente preprograma a serenata, onde caia sereno sim, mas de cançao e poesia!

    • Tony Silva aplausos ati meu companheiro

    • Marcos Alexandre Melo Barbosa Belas palavras...

    • Edilson Martins Companheiro Elias de França, acompanhei sua aflição com o que se desenhava na tarde de 23 de maio de 2012, por isso consigo compreender a força que te inspirou para tão belo texto. Só memso alguem com sensibilidade poética, com o sede de justiça e bravura de lutador poderia se referir aquele episódio nesses termos.Parabéns!

    • Maria Zulene Melo Barbosa Parabéns, Elias França. Fantástico!

    • Evanilson De Paula AS guerras dos canudos!

0 comentários:

Postar um comentário