segunda-feira, dezembro 16, 2013

Brasil

Aliança entre PSB e Rede tranquila ao menos em 20 estados, diz Campos

Júnia Gama, O Globo
O governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB) e a ex-ministra Marina Silva (foto abaixo) minimizaram neste domingo divergências entre o PSB e a Rede Sustentável que vêm causando desconforto em ambos os lados desde que a aliança entre os dois foi formada. Em entrevista durante o Primeiro Seminário Programático da Rede Sustentabilidade, em Brasília, Campos afirmou que, em ao menos 20 estados, a situação entre os militantes da Rede e do seu partido estaria “tranquila”.
- Até 90 dias atrás, estávamos vivendo outra realidade. Demos conta de superar o revés do não reconhecimento da Rede como partido e construímos um entendimento programático e deixamos que nossos companheiros nos estados se conheçam e encontrem convergências. Dos 27 estados, temos mais de 20 com um caminho muito aplainado e tranquilo entre a militância da Rede e do PSB - afirmou o governador, que vai se reunir nesta segunda-feira com o presidente do PPS, Roberto Freire, em Recife, para formalizar a aliança entre as duas siglas e debater o mapa eleitoral nos estados.



Sem-teto acampam em frente à Prefeitura de São Paulo

Fabiana Cambricoli, Estadão
Um grupo de integrantes do Movimento dos Sem-Teto do Sacomã (MSTS) ocupa, desde a manhã deste domingo, 15, o Viaduto do Chá, em frente à sede da Prefeitura de São Paulo, em protesto contra o corte de energia do prédio do antigo Cine Marrocos, no centro da Capital, ocupado pelo grupo há pouco mais de um mês.
Segundo a Secretaria Municipal da Habitação (Sehab), cerca de 50 barracas foram montadas em frente à Prefeitura e lá permaneciam por volta das 23h. O ato era acompanhado pela Guarda Civil Metropolitana (GCM).
Ainda de acordo com a pasta, o edifício do extinto Cine Marrocos pertence à Secretaria Municipal da Educação e tem decreto de utilidade pública para a construção de alguma instituição de ensino ou outro serviço público. Os manifestantes, segundo a Prefeitura, já haviam sido informados de que o imóvel não poderia ser usado para a construção de moradias sociais. A administração diz que sempre esteve aberta ao diálogo com o grupo.


PM retira indígenas de prédio ao lado do Maracanã

Adriano Barcelos, Estadão
Um grupo de cerca de 40 índios e manifestantes ligados à preservação da memória do povo indígena tomou um terreno em que se localizava o laboratório nacional de agropecuária, prédio desativado próximo ao estádio do Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro.
A ocupação ocorreu na madrugada deste domingo, 15. Mais tarde, por volta das 16h30 deste domingo, 20 policiais do Batalhão de Choque retiraram os manifestantes. Segundo os policiais, a saída foi pacífica, mas manifestantes apontam truculência na retirada. Quatro indígenas permanecem no local e Wadih Damous, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Nacional, está intermediando as negociações para o desfecho do confronto.


Videogame, de vilão a mocinho da sala de aula

Sérgio Matsuura, O Globo
Visto muitas vezes como vilão, ocupando o tempo das crianças que poderia ser dedicado ao estudo ou a outras atividades, aos poucos o videogame está perdendo a conotação negativa e entrando nas salas de aula. No Rio, o programa Sesi Matemática ajuda 32 mil estudantes da rede pública estadual a superarem dificuldades no aprendizado da disciplina. Nos EUA, o projeto Quest to Learn mudou a realidade de uma escola pública em Nova York, aplicando a lógica dos jogos até mesmo na estrutura curricular.
— O nosso objetivo é engajar as crianças ao aprendizado. Procurando o que é de interesse delas nos dias de hoje, chegamos ao jogo, que está presente na vida de praticamente todos os estudantes — explica Brian Waniewski, diretor do Institute of Play, organização responsável pelo Quest to Learn.
O projeto começou em 2009, apenas com os alunos da 6ª série, e avança uma série a cada ano para em 2015 estar implementado em todo o middle school e high school. Apesar do pouco tempo de vida, o Quest to Learn começa a mostrar resultados com três prêmios nas olimpíadas de matemática de Nova York em 2011 e 2012.


Michelle Bachelet vence eleição e reassume Presidência do Chile

O Globo
A ex-presidente chilena Michelle Bachelet ganhou na noite deste domingo o segundo turno das eleições presidenciais chilenas, por uma coalizão de socialistas, democratas-cristãos e comunistas. Ela obteve 63% dos votos ante 37% de Evelyn Matthei, a ex-ministra do Trabalho que era apoiada pelo presidente Sebastián Piñera. Bachelet reassumirá o cargo, que já exerceu entre 2006 e 2010, no próximo dia 11 de março.
Foi a primeira vez que o Chile fez uma eleição nacional com presença facultativa. O comparecimento às urnas foi de apenas 5,1 milhões de eleitores, ou cerca de 40% do total, no segundo turno. No primeiro turno, houve um comparecimento de 6,7 milhões de eleitores.

0 comentários:

Postar um comentário