quarta-feira, janeiro 15, 2014

Brasil

Ministérios: Temer age para aplacar insatisfação no PMDB

Paulo Celso Pereira, O Globo
O anúncio da presidente Dilma Rousseff de que o PMDB não terá direito a um sexto ministério este ano foi mal recebido no principal aliado. A cúpula da legenda foi chamada a interromper as férias e se reúne nesta quarta-feira à noite, em Brasília, para decidir o que fazer. Nesta terça-feira, no início do dia, setores mais radicais da sigla chegaram a defender antecipação da convenção que discutirá a aliança com o PT, mas, após a intervenção do vice Michel Temer (foto abaixo), o princípio de crise foi aplacado.
A única certeza, até agora, é que a insatisfação pela suposta perda de espaço no governo dará combustível à ala do partido que já ameaça a aliança nacional em função de disputas eleitorais nos estados.



STF paga diárias de Barbosa na Europa

Felipe Recondo, Estadão
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa (foto abaixo), receberá 11 diárias, no valor total de R$ 14.142,60, durante suas férias, para proferir duas palestras - em Paris (França) e Londres (Inglaterra). Dados do tribunal mostram que Barbosa receberá diárias para viajar no período de 20 a 30 de janeiro.
A primeira palestra que Barbosa fará está marcada para o dia 24 em Paris, segundo a assessoria do Supremo. A segunda ocorre cinco dias depois, em Londres. Até esta terça-feira, 14, os eventos não constavam da agenda oficial do presidente do Supremo. Não há, também, informações sobre sua agenda para esta quarta-feira e os demais dias.
O cronograma do evento francês, publicado no site da Agence Nationale de la Recherche - uma agência do governo francês dedicada à pesquisa científica - indica que Barbosa fará uma palestra de 30 minutos sobre a influência da publicidade das sessões do Supremo, transmitidas ao vivo pela TV Justiça, na racionalidade das decisões do tribunal.



Aécio faz alerta ao PSB caso desfaça aliança com PSDB em São Paulo

Maria Lima, O Globo
O senador e pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves (foto abaixo), ainda acredita que o PSB poderá renovar a aliança com o PSDB em São Paulo, apesar de a ex-ministra Marina Silva ter vetado essa estratégia.
Nesta terça-feira, Aécio disse que caso isso aconteça, quem sairá perdendo é o PSB de Eduardo Campos, porque os dois partidos têm uma parceria antiga e natural tanto em Minas Gerais como em São Paulo. Segundo o senador, uma reunião com o governador Geraldo Alckmin na quinta-feira vai ter na pauta as alianças regionais.
— Se houver veto, altera o quadro sim em São Paulo, mas em prejuízo maior do PSB — disse Aécio. — Desfazer agora uma aliança que é natural traz prejuízo maior para quem sai. (A parceria) É boa para os candidatos a deputados deles e até para majoritários.



PT estuda romper com o PMDB no MA e lançar candidato ao governo

Fernanda Krakovics, O Globo
Diante da saia-justa no Maranhão entre o apoio ao PMDB da família Sarney ou à candidatura de Flávio Dino (PCdoB), a direção do PT já estuda a possibilidade de lançar um candidato à sucessão da governadora Roseana. Setores do PT acreditam que uma candidatura própria amenizaria o rompimento com o clã Sarney. Seria mais traumático o PT apoiar Dino, como deseja grande parte dos petistas.
No Maranhão, um dos maiores nós na aliança com o PMDB, o diretório do PT é rachado: uma ala participa do governo Roseana e outra faz oposição. Em 2010, o PT nacional interveio e impôs o apoio à Roseana contra o próprio Dino.


Executivo expulsou 529 servidores em 2013 por irregularidades, diz CGU

G1
Relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) contabiliza 529 servidores públicos expulsos dos quadros do Executivo federal em 2013, informou nesta terça-feira (14) a assessoria do órgão – em 2012, foram expulsos 506 servidores.
De acordo com a CGU, responsável pela fiscalização interna no Executivo, as punições são aplicadas por envolvimento de funcionários em diversos tipos de irregularidades, principalmente relacionadas a corrupção.
Dos servidores expulsos em 2013, 429 concursados foram demitidos, 49 funcionários comissionados foram destituídos dos cargos e 51 tiveram a aposentadoria cassada.


Prefeitura remove barracos da cracolândia no centro de São Paulo

O Globo
A prefeitura de São Paulo se antecipou e começou, na tarde desta terça-feira, a remoção de barracos e itens de moradores de rua da região da Cracolândia, no Centro de São Paulo.
A iniciativa é parte de programa da administração municipal, planejado há seis meses, que prevê o encaminhamento dos moradores para hotéis da região, além da oferta de trabalho como limpeza e zeladoria de praças, com pagamento de R$ 15 por 4 horas de trabalho.



Se houver tumulto em 'rolezinhos', será aplicada 'força policial'

Ricardo Brandt, Estadão
O secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, afirmou que se houver tumulto nos shopping centers será aplicada "força policial", ao comentar os "rolezinhos" marcados para São Paulo nos próximos dias. Pelo menos dez encontros estão programados pelas redes sociais até fevereiro deste ano.
"Não é função da polícia fazer a segurança nos shoppings. O papel dela é preservar a ordem. Mas se houver tumulto, ela vai aplicar a força policial.", disse o secretário. Rolezinho' carioca. No Rio de Janeiro, jovens organizam um "rolezinho" em apoio 'à galera de São Paulo' no próximo domingo no Shopping Leblon (zona sul), um dos mais sofisticados da cidade. Ao comentar as ocupações de shoppings por grupos de jovens em São Paulo, o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou que "rolezinho não é crime" e que a polícia não vai atuar de forma preventiva no encontro marcado.


Reitores pedem federalização da Gama Filho e da UniverCidade

Cristina Indio do Brasil, Agência Brasil
Os dirigentes das universidades Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Federal Fluminense (UFF), da Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) propuseram a federalização da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) que foram descredenciados pelo Ministério da Educação (MEC).
Após reunião hoje (14), os reitores dessas instituições divulgaram nota em que defendem a federalização como alternativa para que os mais de 10 mil estudantes das entidades descredenciadas não fiquem sem concluir o curso superior. Eles se dizem preocupados com a qualidade da educação e a responsabilidade do governo federal no credenciamento e acompanhamento das instituições da educação superior no país.


Para Banco Mundial, Brasil deve crescer 2,4%, abaixo da média global

Altamiro Silva Júnior, Estadão
O Brasil deve ter uma das menores taxas de crescimento este ano entre os países emergentes, prevê o Banco Mundial. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve se expandir 2,4%, maior apenas que as taxas previstas para o Irã e o Egito, respectivamente de 1% e 2,2%, de acordo com números citados no relatório "Perspectiva Econômica Global 2014", divulgado nesta terça-feira.
O Brasil deve também crescer menos que a economia global, com expansão prevista de 3,2% em 2014, e que os países em desenvolvimento (média de 5,3%), prevê o Banco Mundial. A instituição, porém, está mais otimista com o País que economistas brasileiros. O mercado financeiro, de acordo com o Relatório Focus, do Banco Central, espera crescimento de 1,99% este ano.


Produtividade do Brasil cai pelo terceiro ano consecutivo

Veja
Mesmo com as projeções de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de 2% em 2013, a produtividade do Brasil segue patinando. Pelo terceiro ano consecutivo, houve queda no indicador. O índice recuou 0,9% no ano passado. Em 2012, a perda foi de 1,9% e em 2011, de 0,4%. Os dados foram divulgados pelo Conference Board, renomado instituto de pesquisas sobre produtividade que possui parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) no país.
O estudo mostra que o recuo ocorreu na produtividade total dos fatores, conceito usado para mensurar o quanto a economia produz levando em conta uma mesma quantidade de capital e horas trabalhadas. Tal indicador é considerado o componente mais importante na avaliação das perspectivas de crescimento econômico no longo prazo. "O resultado revela ineficiências no uso dos recursos, incluindo infraestrutura inadequada, alta carga tributária trabalhista e investimentos insuficientes em tecnologia", informa o comunicado do instituto.


Encerramento de contas: cada banco, um procedimento

Bruno Villas Bôas, O Globo
Os motivos e as formas de encerramento de contas de poupança mudam de acordo com a instituição bancária, apesar de a legislação determinar que as contas só podem ser encerradas se tiverem problemas cadastrais, como documentos falsos. O Santander diz que segue normas expedidas pelo Banco Central, mas que leva em consideração também “o contrato firmado com o cliente, a inexistência de saldo e a ausência de movimentação por mais de 365 dias".
O Itaú Unibanco informou que "não encerra contas por tempo de inatividade" e que, em caso de clientes com CPF irregulares, o encerramento ocorre "somente após o envio de comunicação prévia ao cliente, conforme normas do Banco Central". E acrescentou que "caso não haja a regularização do status do CPF, o encerramento da conta é efetivado e o saldo existente fica disponível ao cliente para retirada, sem qualquer impacto no resultado do banco".

0 comentários:

Postar um comentário