quarta-feira, abril 02, 2014

Fábrica de cisternas abre em Tauá


Image-0-Artigo-1579821-1
A maioria da mão de obra será contratada no próprio município. Os equipamentos da empresa começaram a chegar à cidade no dia 21 passado e, desde então, foi iniciado o processo de instalação. Dentro de 40 dias, a unidade produtiva deverá estar operando de forma plena
Tauá Com a previsão inicial de gerar entre 60 e 70 empregos diretos e outros 150 a 200 empregos indiretos, se instalou neste município uma fábrica de cisternas de polietileno, da empresa gaúcha Bakof Tec. A fábrica terá capacidade de produzir entre 120 e 130 cisternas de polietileno diariamente, e funcionará 24h/dia com quatro turnos de 6 horas. A cada 60 minutos, seis cisternas serão confeccionadas. É a primeira do Nordeste instalada pelo grupo, segundo a Prefeitura Municipal.
As primeiras cisternas de polietileno deverão ser produzidas nas próximas duas semanas. Nesta semana, parte da mão de obra está em processo de seleção e logo será treinada para iniciar a operação e produção da unidade fabril.
O peso unitário da cisterna é de 270kg e a capacidade de armazenamento de 16 mil litros de água, o que equivale a água transportada por pouco mais de dois carros-pipas.
Segundo o órgão, 99% da mão de obra será contratada em Tauá. Os equipamentos da empresa começaram a chegar à cidade no último dia 21 e, desde então, começou o processo de instalação. Dentro de 40 dias a fábrica deverá estar operando de forma plena.
A empresa venceu um processo de licitação realizado pelo Ministério da Integração Nacional para fornecer em torno de 10 mil cisternas em diversos municípios do Ceará, Piauí e Pernambuco. Após contatos com a prefeita Patrícia Aguiar e o vice-governador Domingos Filho, ficou decidido que seria Tauá o município escolhido para a instalação e fabricação dos equipamentos utilizados para armazenar água.
"A articulação política foi fundamental, além da boa localização de Tauá, que faz fronteira com os três Estados", ressalta a secretária da Agência de Desenvolvimento Econômico de Tauá (Adecont), Márcia Noronha.
De acordo com a secretária, a fábrica proporcionará impacto positivo na economia local e regional, a partir dos novos postos de trabalho gerados e a renda advinda da atividade fabril.
"A implantação de fábricas é muito bem vinda em todos os períodos e traz grandes impactos positivos, dando novo impulso à economia local, ainda mais agora com esse período longo de seca", destaca Noronha.
Através da atuação de uma equipe de mais de 51 escritórios de representação comercial e uma centena de profissionais, a Bakof atua diretamente em Estados como Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins São Paulo e Pará. Produz qualquer produto que envolva fibra de vidro, polietileno ou metal, além da estrutura técnica e de engenharia.
A secretária destaca ainda que a abertura de indústrias na cidade é uma ação constante e que dois outros projetos se encontram em andamento. A projeção é que até o final do ano estejam concretizados, fortalecendo assim o setor e a economia. "Um desses projetos é o Polo Calçadista, no qual será implantada a Fábrica Melbros, também gaúcha. O gerente já esteve na cidade e os entraves com a documentação relativos ao terreno, que estavam retardando o processo de implantação, já foram resolvidos. A escritura pública foi emitida e está tudo regular", salienta.
O investimento é uma parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura Municipal e Fábrica Melbros Indústria e Comércio de Calçados Ltda. Está sendo construído numa área de 123.100 metros quadrados, às margens da CE-176, entre Tauá e Arneiroz. Ao todo serão edificados cinco galpões. O investimento é na ordem de R$ 40 milhões e gerará em torno de 3 mil novos postos de trabalho na região, quando estiver funcionando em plena capacidade.
Seleção de pessoal
O maquinário da Melbros também começará a ser instalado nas próximas semanas e, no início do segundo semestre, acontecerá o processo de seleção inicial, cuja previsão é de 700 a 1000 empregos diretos na primeira fase. A unidade fabril deverá iniciar as operações no final deste ano.
O Distrito Industrial Local é outro projeto desenvolvido pelo município com vistas a fortalecer o setor e a geração de emprego e renda. A construção ocorre em uma área de cinco hectares próximo à sede. Abrigará em torno de 60 microempresários locais, distribuídos em várias áreas da indústria.
Silvania Claudino
Repórter

0 comentários:

Postar um comentário