sábado, junho 21, 2014

Brasil

POLÍTICA

PT oficializa candidatura à reeleição de Dilma

Maria Carolina Marcello, Reuters
O PT realiza neste sábado a convenção nacional para lançar oficialmente a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição, dando a largada para uma campanha que deve apostar mais uma vez nas comparações entre os governos petistas e tucanos e recheada de um discurso de maior participação dos aliados. A candidatura de Dilma, que deve ser formalizada por aclamação, não enfrenta o melhor dos mundos.
A popularidade da presidente e de seu governo mantinha-se em altos patamares até sofrer forte queda na época dos protestos que tomaram as ruas do país em junho do ano passado. A presidente chegou a recuperar parte do terreno perdido, mas muito longe do nível pré-manifestações. Pesa ainda o baixo desempenho econômico. A inflação tem se mantido em níveis elevados enquanto a economia brasileira não tem demonstrado reação para crescer.



Presidente Dilma. Foto: Paulo Whitaker / Reuters


POLÍTICA

Barbosa marca para quarta-feira análise de pedidos de mensaleiros

Eduardo Bresciani, O Globo
O ex-ministro José Dirceu pediu ao ministro Luís Roberto Barroso que mude sozinho a decisão do presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, sobre o seu pedido de trabalho externo. A petição foi apresentada no dia seguinte a Barbosa anunciar que deixaria a relatoria de todos os processos relativos ao mensalão acusando advogados de agir “politicamente” no caso.
Apesar do pedido, Barbosa marcou para a próxima quarta-feira, dia 25 de junho, o julgamento de pedidos de condenados no mensalão relativos ao cumprimento de suas penas. Está na pauta a decisão sobre prisão domiciliar para José Genoino e sobre a concessão de autorização para trabalho externo de José Dirceu, Delúbio Soares, Romeu Queiroz e Rogério Tolentino. Barbosa abriu mão de relatar os processos nesta semana e o ministro Luís Roberto Barroso assumiu a função.


José Dirceu pediu ao ministro Luís Roberto Barroso que mude sozinho a decisão do presidente Joaquim Barbosa sobre o seu pedido de trabalho externo. Foto: Givaldo Barbosa / O Globo


POLÍTICA

Campos afirma que aliança com Alckmin em São Paulo uniu o PSB

José Maria Tomazela e Isadora Peron, Estadão
Numa passagem relâmpago pela convenção estadual do PSB - que confirmou o apoio à reeleição do governador Geraldo Alckmin e garantiu a vaga da vice na chapa tucana - o pré-candidato ao Planalto, Eduardo Campos, disse, ontem, que partido está unido para oferecer ao Brasil uma alternativa de mudança. No discurso no evento, na Assembleia Legislativa de São Paulo, ele não citou o nome de Alckmin.
A pré-candidata a vice-presidente na chapa, a ex-ministra Marina Silva, não esteve no encontro, no qual Campos fez apenas referências indiretas ao palanque duplo com o PSDB. Ele disse que é hora de deixar diferenças de lado. "Se tivemos opções que não eram as mesmas, saímos desse congresso unidos para vencer as eleições em São Paulo e no Brasil", afirmou.



Eduardo Campos diz que aliança com Alckmin uniu PSB. Foto: Nilton Fukuda / Estadão


POLÍTICA

Os protestos mudam, mas os brasileiros não pretendem sair das ruas

Pedro Marcondes de Moura Talita Bedinelli, El País
A onda de manifestações que agitou o Brasil desde junho de 2013 ainda está viva nas ruas. Um ano depois de o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito da capital, Fernando Haddad (PT), cederem à pressão das multidões que ocupavam importantes vias de São Paulo, a exemplo do que ocorria no restante do país, exigindo a redução das tarifas do transporte público, o Movimento Passe Livre (MPL), principal protagonista dos atos, reuniu cerca de 1.300 pessoas na avenida Paulista na quinta-feira, número alto em comparação a outros atos ocorridos depois da onda de manifestações de 2013.
Os manifestantes, que querem a gratuidade das tarifas, percorreram a cidade pelas principais avenidas e o ato culminou com a destruição de vidros de bancos, vitrines de lojas e carros de luxo expostos em concessionárias, uma ação dos adeptos da tática Black Bloc, enquanto membros do MPL tentavam frear a violência, e a Polícia Militar, que muitas vezes foi criticada pelo excesso de violência, permaneceu completamente passiva.


Manifestantes do Movimento Passe Livre na quinta. Foto: Carlos Villalba Racines / EFE


ESPORTES

A três dias de jogo decisivo, Felipão ainda não preparou time em campo

Reuters
Um dia de folga, um treino só dos reservas e uma atividade técnica e depois recreativa. A três dias do jogo decisivo contra Camarões, foi isso que a seleção brasileira fez até agora depois do empate sem gols com o México, o que significa que o time que buscará vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo ainda não treinou junto desde a última partida.
O técnico Luiz Felipe Scolari, que poupou os titulares do treino de quinta-feira sob chuva forte na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), apesar da folga na véspera, levou a campo todos os jogadores de linha ontem, mas a atividade foi voltada para aspectos técnicos. Em nenhum momento o treinador colocou o time que pretende escalar contra Camarões para treinar junto.


Técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, dá treinamento em Teresópolis. Foto: Marcelo Regua / Reuters


ESPORTES

Copa tem supremacia latino-americana contra os europeus

Miguel Caballero, O Globo
A vitória da Costa Rica sobre a Itália (1 a 0) foi uma grande zebra, a do Uruguai sobre a Inglaterra (2 a 1) foi numa memorável batalha em São Paulo, e a do Brasil sobre a Croácia (3 a 1), na abertura, teve ajuda da arbitragem. Em comum, o fato de fazerem parte da lista que mostra a superioridade das seleções latino-americanas sobre as europeias nas duas primeiras rodadas de Mundial.
O placar aponta 6 x 2 para os times das Américas do Sul e Central. Além dos já citados, houve o baile da Colômbia com grande festa da torcida no Mineirão lotado (3 a 0 sobre a Grécia); a estreia da Argentina vencendo a Bósnia (2 a 1); e o triunfo do Chile sobre a Espanha (2 a 0) no Maracanã, decretando a eliminação dos campeões mundiais.


Jogadores da Costa Rica comemoraram vitória sobre a Itália como se fosse título. Foto: Ricardo Mazalan / AP


ESPORTES

Brasil x Camarões é um jogo de risco, diz diretor de segurança da Fifa

Jorge Luiz Rodrigues, O Globo
Para o diretor de segurança da Fifa e chefe da entidade para o combate à manipulação de resultados, o jogo da próxima segunda-feira entre Brasil e Camarões, em Brasília, tem mais riscos do que os de abertura, contra a Croácia, e da final da Copa do Mundo. Ralf Mutschke disse, na manhã desta sexta-feira, no Maracanã, que todos os jogos do Mundial são acompanhados pela equipe do Sistema de Detecção Prévia (EWS, da sigla em inglês) e explicou as razões do cuidado.
"Olhamos todos os critérios para apontar um nível de risco maior do que o jogo de abertura e o da final. É um jogo mais vulnerável porque implica em classificação, diferença de gols, envolvendo uma seleção já eliminada", explicou.


Ralf Mutschke, diretor de segurança da Fifa. Foto: AFP


GERAL

Secretário diz que PM falhou na segurança de protesto em São Paulo

Kleber Tomaz, G1
O secretário da Segurança Pública de São Paulo (SSP), Fernando Grella, declarou nesta sexta-feira (20) que a Polícia Militar (PM) falhou por não ter impedido a depredação de agências bancárias, concessionárias, de um carro de emissora de TV e de uma igreja durante ato realizado no dia anterior pelo Movimento Passe Livre (MPL). Sobre o MPL, Grella acompanhou o entendimento da PM e responsabilizou o movimento pela depredação.
As declarações foram dadas em entrevista ao G1. Na conversa, ele ainda afirmou que a PM não seguiu orientação da pasta de como atuar em manifestações e agiu sem seu aval. Ele disse que estuda a possibilidade de punir os policiais militares que deveriam garantir a segurança do protesto de quinta-feira (19). A PM só interveio após a depredação da concessionária.



Mascarado usa extintor de incêndio para quebrar a janela de veículo. Foto: Nacho Doce / Reuters


GERAL

Arsenal reforçado na luta contra as superbactérias

Cesar Baima, O Globo
Desde a descoberta da penicilina por Alexander Fleming, em 1928, os antibióticos se tornaram a principal arma da Humanidade na luta contra infecções bacterianas que até então podiam ser fatais. Mas o uso excessivo e muitas vezes inadequado deste tipo de remédio em humanos e animais nas últimas décadas acelerou o surgimento das chamadas “superbactérias”, micro-organismos resistentes a todos ou à maior parte dos medicamentos hoje disponíveis, cuja última grande classe foi desenvolvida ainda nos anos 80.
Isto fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertar em relatório recente para o crescente risco de enfrentarmos uma “era pós-antibióticos, em que infecções comuns e pequenos ferimentos que têm sido tratáveis há décadas podem mais uma vez serem mortais”.


Bactérias da espécie Escherichia coli (em vermelho) na superfície de uma célula epitelial humana (em verde): micro-organismos da família dos gram-negativos, como a E. Coli, que causa diversos males, poderão ser alvo de uma nova geração de antibióticos. Foto: Latinstock


ECONOMIA

Cristina Kirchner admite ‘negociar’ com credores internacionais

Janaína Figueiredo, O Globo
Em meio à disputa judicial nos tribunais americanos com credores que não participaram das operações de reestruturação da dívida de 2005 e 2010, a presidente Cristina Kirchner pediu ao juiz Thomas Griesa, encarregado do caso, que sejam geradas “condições para chegar a um acordo que seja beneficioso e igualitário para 100% dos credores” do país.
Em discurso transmitido por cadeia nacional, a chefe de Estado confirmou ter dado instruções aos advogados do país para que solicitem ao juiz de Nova York, que em sentença ratificada pela Corte Suprema dos Estados Unidos ordenou o pagamento de US$ 1,5 bilhão aos chamados fundos abutres, condições de negociação justas e de acordo com a Constituição, as leis e os contratos assinados com 92,4%” dos detentores de bônus argentinos que sim aceitaram as ofertas de troca de 2005 e 2010. Cristina mostrou-se mais cautelosa e falou, pela primeira vez, na opção de uma "negociação" com os fundos abutres.


Kirchner diz que país demonstrado que paga seus compromissos financeiros. Foto:AFP


ECONOMIA

Aliança do Pacífico inicia a sua expansão para os países asiáticos

Jan Martínez Ahrens, El País
A Aliança do Pacífico amplia seus alvos. Depois de um fulgurante início, que levou esta plataforma de integração econômica formada por México, Colômbia, Chile e Peru, a converter-se em apenas três anos em uma das turbinas comerciais da América Latina, inicia uma etapa de expansão para seus dois polos naturais de atração: as potências asiáticas e o Mercosul.
Este planejamento estratégico foi o assunto da cúpula que reuniu nesta sexta no enclave tropical de Punta Mita (Nayarit, México) os presidentes dos quatro países associados. “Estamos frente à uma integração pragmática e aberta; baseada no livre mercado, o respeito aos direitos humanos e as políticas de redistribuição. Agora se inicia uma segunda etapa de desenvolvimento e aprofundamento, na qual é necessário buscar áreas de colaboração”, afirmou o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, após assumir a chefia da aliança.


Humala, Bachelet, Peña Nieto e Santos, no México. Foto: EFE


ECONOMIA

Brasil é o 2º maior investidor direto estrangeiro na União Europeia

O Globo
O Brasil é o segundo maior investidor estrangeiro direto na União Europeia (UE), com um aporte de € 21 bilhões em 2013, informou nesta sexta-feira a Eurostat, órgão de estatísticas do bloco europeu. O maior investidor direto estrangeiro são os Estados Unidos com um volume muito maior: € 313 bilhões.
No total, a UE recebeu investimentos diretos do exterior (IDEs) num total de € 327 bilhões, volume que inclui desinvestimentos. Atrás de Estados Unidos e Brasil seguem Suíça, com € 18 bilhões; Japão, com € 10 bilhões; Hong Kong e Rússia, cada um com € 8 bilhões em IDEs.


MUNDO

Número de refugiados é o maior desde a Segunda Guerra

O Globo
Até o fim de 2013, 51,2 milhões de pessoas foram forçadas a deixar suas casas em todo o mundo, seis milhões a mais do que no ano anterior, informou nesta sexta-feira a agência de refugiados da ONU. É o maior número de deslocados desde a Segunda Guerra Mundial. O balanço inclui refugiados e requerentes de asilo que fugiram para o exterior, bem como pessoas deslocadas dentro de seus próprios países.
Os dados constam no relatório anual sobre as tendências globais do Acnur, apresentado nesta sexta-feira em Beirute, na ocasião do Dia Mundial dos Refugiados. Os refugiados espalhados pelo mundo são superados em número pelos deslocados internos. A ONU estima que existam atualmente 33,3 milhões de pessoas que fugiram de suas casas, mas permaneceram dentro de seus próprios países.


Uma mulher afegã refugiada carrega seu filho em um acampamento médico organizado pelo Acnur, da ONU, em Islamabad, no Paquistão. Foto: Farooq Naeem / AFP


MUNDO

Presidente ucraniano anuncia cessar-fogo unilateral de sete dias

Estadão
O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, anunciou um cessar-fogo unilateral que durará sete dias. A trégua faz parte de um plano de 14 pontos apresentado pelo presidente e pode ser o primeiro passo para acabar com o conflito entre ucranianos e separatistas pró-Rússia, levando paz à região leste.
"O cessar-fogo começa hoje, 20 de junho, e durará até o dia 27", afirmou Poroshenko em sua primeira visita à Donetsk desde que assumiu a presidência. Segundo o presidente, o tempo é "mais do que suficiente" para o processo de desarme dos separatistas pró-Rússia e a criação de uma zona-tampão na região da fronteira russa.


O presidente ucraniano Poroshenko negocia um plano de paz com a Rússia para acabar com conflitos no leste do país. Foto: AFP


MUNDO

Venezuela proíbe María Corina de sair do país

O Globo
Um tribunal proibiu a saída da ex-deputada da oposição María Corina Machado da Venezuela. Ela é investigada pelos incidentes violentos em Caracas, em fevereiro, e acusada de envolvimento em um plano para matar o atual presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e realizar um golpe de Estado no país.
A decisão do tribunal faz parte das investigações sobre os acontecimentos violentos que ocorreram 12 de fevereiro, disse ontem à noite o deputado Dios Dado Cabello, presidente da Assembleia Nacional, durante o seu programa “Con el Mazo Dando” transmitido pela televisão estatal.


María Corina Machado (ao centro) caminha com Lilian Tintori (à direita), mulher do líder opositor preso Leopoldo López, até uma corte de Caracas. Foto: Carlos Garcia Rawlins / Reuters

0 comentários:

Postar um comentário